O “Trem Turístico da Revolução de 1932” ligará as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG)
Divulgação/ABPF
O “Trem Turístico da Revolução de 1932” ligará as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG)

Um passeio histórico será inaugurado em breve entre São Paulo e Minas Gerais. Trata-se do “Trem Turístico da Revolução de 1932”, que ligará as cidades de Cruzeiro, interior paulista, e Passa Quatro, em Minas.

A ferrovia histórica Minas-Rio, inaugurada por Dom Pedro II em 1884, está sendo restaurada para receber um trem turístico. A rota terá 34,5 km e ligará as cidades de Cruzeiro, em São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais.  Além de ter sido cenário importante da Revolução de 1932 e a revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas.

A obra completa tem previsão para ser concluída até 2024. Porém, em dezembro de 2022, será inaugurada a primeira fase do trajeto, que terá 6 km e ligará a Estação de Cruzeiro, localizada no centro da cidade de mesmo nome, e a Estação Rufino de Almeida, na zona rural de São Paulo.

Desde 2019, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) é quem está comandando o processo de revitalização da Ferrovia Minas-Rio, que recebe esse nome porque antigamente iria de Passa Quatro, em Minas Gerais, a uma estação no estado do Rio de Janeiro. Agora, com a restruturação e restauração dos trilhos, a cidade de Cruzeiro que será o ponto final.

A obra vai recuperar os trilhos abandonados por mais de três décadas e até o momento, já foram restaurados 4,5 km. Além disso, também estão sendo restauradas a locomotiva Maria Fumaça e outra a diesel para transportar os turistas.

No projeto, o "Túnel da Mantiqueira" será uma das atrações do novo passeio. O local ficou marcado por embates importantes entre as forças paulistas e federais da época.

A cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, já tem um passeio de trem que chama “Trem da Serra da Mantiqueira”, que passa bem próximo ao túnel e entre a Estação de Passa Quatro e a Estação Coronel Fulgêncio. Esse trem não tem relação nenhuma com o “Trem Turístico da Revolução de 1932” e continuará funcionando normalmente.

Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram  e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!