2021 foi um ano peculiar para o turismo nacional, principalmente por conta das medidas restritivas que muitas cidades impuseram aos visitantes. Com o início da campanha de vacinação, as regras ficaram menos rígidas e os turistas começaram a planejar viagens novamente.
Segundo dados da plataforma Booking.com, o destino mais reservado pelos viajantes brasileiros em 2021 foi a cidade de São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro. As capitais Curitiba, Belo Horizonte e Salvador aparecem logo depois.
São Paulo
A cidade de São Paulo é a mais populosa do Brasil e, em 2021, foi a mais buscada pelos turistas. Centro cultural e político do país, o município abriga diversas atrações, seja no ramo artístico, gastronômico ou de entretenimento. Passear pelas ruas da capital paulista é uma surpresa a cada esquina, por isso um planejamento prévio é muito importante.
Para os amantes da natureza, o Parque Ibirapuera é o mais indicado para se aproveitar uma tarde. No local, turistas e moradores realizam piqueniques, caminhadas, atividades esportivas, vão a museus, concertos, shows e espetáculos teatrais.
A Avenida Paulista é o coração da cidade : movimentada e frenética, tem opções gratuitas de lazer, apresentações de artistas de rua, restaurantes e bares.
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é o principal destino turístico internacional do Brasil, recebendo cerca de 1,2 milhão de turistas anualmente. As belas praias e cenários montanhosos da cidade encantam visitantes do mundo inteiro, além, é claro, do clima receptivo e de festa que permeia o município. O Cristo Redentor é sem dúvidas o maior símbolo da cidade, mas existem diversas outras atrações que valem a pena.
Na Zona Sul do Rio de Janeiro, estão localizadas as praias mais populares entre os visitantes: Copacabana, Ipanema e Leblon. Deslumbrantes, elas já serviram como inspiração para canções e poesias, e sempre são procuradas para serem cenário de filmes, novelas e seriados. No morro do Corcovado, o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo , recebe milhares de visitantes todos os anos. Já o Bondinho do Pão de Açúcar, que une o morro homônimo ao Morro da Urca, foi o primeiro teleférico do Brasil e oferece uma visão de tirar o fôlego.
Leia Também
Leia Também
(Continue a leitura logo abaixo)
Leia Também
Curitiba
A capital do Paraná é referência em turismo sustentável e em inovações na área urbana. Repleta de parques e praças, a cidade convida o turista a curtir a estadia sem pressa e a aproveitar o clima agradável. Outro destaque de Curitiba é a quantidade de opções gratuitas, o que torna a viagem mais barata.
A principal marca do município é o Jardim Botânico: uma grandiosa estrutura de vidro, inspirada na arquitetura inglesa do século 19. São 245 m² de área, rodeado por jardins floridos e plantas típicas. O Parque Tanguá também é bastante requisitado por moradores e turistas, abrigando jardins, cachoeiras, lagos, túneis e um mirante.
Belo Horizonte
Visitar Minas Gerais para muitos é sinônimo de boa comida, vida cultural agitada e a receptividade dos mineiros. Ainda que as cidades do interior tenham um forte apelo turístico, como as cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto , a capital Belo Horizonte atrai diversos visitantes à procura de experiências únicas.
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é o grande cartão postal de BH, obra projetada por Oscar Niemeyer a mando do presidente Juscelino Kubitschek. O espaço reúne a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitschek, a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube. Já o Circuito Cultural Praça da Liberdade carrega uma gama de variedades, como o Terraço Astronômico, o Planetário e Centro Cultural Banco do Brasil.
Salvador
A capital baiana foi a quinta cidade mais buscada pelos brasileiros em 2021. Salvador é uma cidade alegre e colorida, conhecida pela religiosidade e gastronomia típica. Com inegável valor histórico, foi a primeira capital brasileira e, influenciada principalmente pela cultura africana, é um dos principais centros da cultura afro-brasileira no país.
É impossível visitar Salvador e não se encantar pelo centro histórico, recheado de edifícios coloniais, igrejas, museus e ateliês. Outras atrações como o Pelourinho, considerado patrimônio pela Unesco, o Elevador Lacerda, a Igreja e Convento de São Francisco e o Farol da Barra são igualmente admiráveis.