Interior em alta! Veja os destinos mais buscados e dicas de hospedagem

Quem sonha em viajar e escapar da cidade grande, segundo pesquisa da Booking.com, sonha em passar uns dias no interior

Pelo que foi visto nos últimos feriados, as pessoas estão querendo  colocar o pé na estrada e fugir um pouco das grandes cidades. As  praias ficaram cheias em diversos estados, mas muita gente também sonha com um refúgio no interior, como indica pesquisa da Booking.com.

Foto: Reprodução/ Site oficial
Campos do Jordão está entre as cidades do interior de São Paulo mais buscadas pelos turistas

Segundo os dados da plataforma, entre as cidades que tiveram um aumento mais rápido de buscas na última semana de agosto em relação ao mesmo período de 2019, o destaque vai para o interior de São Paulo, com 5 cidades do top 10. A líder de buscas é São Miguel dos Milagres , em Alagoas. Veja a lista completa:

  1. São Miguel dos Milagres (AL)
  2. Urubici (SC)
  3. Domingos Martins (ES)
  4. Socorro (SP)
  5. Santo Antonio do Pinhal (SP)
  6. São Bento do Sapucaí (SP)
  7. Atibaia (SP)
  8. São Miguel do Gostoso (RN)
  9. Campos do Jordão (SP)
  10. Tamandaré (PE)

Para a Booking.com, a escolha do interior, ou mesmo das praias nos feriados, reflete o momento atual. "De modo geral, há uma tendência de maior interesse, em um primeiro momento de retomada do turismo, por viagens nacionais e de curta distância, dentro de uma região ou estado", comenta Luiz Cegato, Gerente de Comunicação da Booking.com para a América Latina.

"Quando analisamos as 'wish lists (listas desejos de viagem que os usuários criam no site) feitas por viajantes brasileiros em maio e junho, os destinos domésticos estiveram presentes em 83% das listas, enquanto, no mesmo período de 2019, eles estavam em 68% das listas criadas na plataforma. Isso mostra como os brasileiros estão motivados para visitar e conhecer melhor seu próprio país", avalia. 

Além disso, o interior oferece atrativos, como lembra a Booking.com, para diversos tipos de turistas. "São opções de atividades de lazer ou até mesmo turismo sustentável, entre outros aspectos, seguindo diferentes tendências globais de viagem".

O que fazer no interior de São Paulo

Levando em conta as cidades que aparecem no ranking da plataforma, separamos dicas que já fizeram sucesso aqui no iG Turismo sobre o que fazer nesses lugares e algumas atividades marcadas para os próximos meses. Confira:

  • Socorro
Foto: Reprodução/Flickr/Turismo Socorro-sp
Socorro é a mais voltada para aventureiros dentre cidades do Circuito das Águas

A 132 km da capital paulista, Socorro é conhecida como a "cidade da aventura" e é um dos nove municípios que fazem parte do  Circuito das Águas Paulista.  Por lá há opções para quem gosta de natureza e quem se aventurar em esportes radicais e também há locais para aqueles que apreciam a vida rural. 



O site de turismo da cidade reúne  informações sobre as atividades disponíveis na cidade e também traz uma lista de contatos. Vale uma consulta rápida para saber como cada local está trabalhando nesse momento ainda de pandemia. 

Quem pretende visitar Socorro pode aproveitar também, neste mês de outubro, a segunda edição do Festival Gastronômico “Sabores de Socorro”. De acordo com o órgão de turismo local, serão servidos em bares e restaurantes da cidade pratos à base de porco e alguns também feitos com café. Ana Luiza Russo, presidente da ASTUR (Associação de Turismo da Estância de Socorro), ressalta que "todos os participantes estão cientes, colocando em prática e comprometidos com os protocolos de higiene para prevenção da Covid-19". 

  • Santo Antônio do Pinhal
Foto: Divulgação
Pousadas de Santo Antônio do Pinhal contam com muito verde

A cidade fica ao pé da Serra da Mantiqueira e é vizinha de Campos do Jordão. É um local de clima ameno, cara de montanha, mas sem toda a agitação de Campos do Jordão. Mais uma da lista para quem é fã de natureza e quer ficar um pouco perto do verde. 




  • São Bento do Sapucaí
Foto: Divulgação
Pedra do Baú

Também na Serra da Mantiqueia, é mais uma cidade vizinha a Campos do Jordão. É lá que fica, por exemplo, a Pedra do Baú,  área de preservação  de 3.154 hectares. 

O site oficial da cidade tem um  mapa com todos os pontos turísticos, dicas de locais para comer e onde se hospedar para aproveitar mais uma vez o clima de serra. Também vale consultar os locais para saber como estão as regras de funcionamento nesse momento. 

  • Atibaia
Foto: Reprodução
Atibaia também é uma opção para quem gosta de natureza

Se ideia é curtir a natureza sem de afastar de São Paulo, Atibaia é uma opção. A cidade fica apenas a 70 km da capital e conta com parques, lagos, museus e também opções de  hotéis e resorts para quem está viajando com crianças.

Para quem gosta de se aventurar, o principal cartão postal é Pedra Grande que possui aproximadamente 1,4 mil metros de altitude e é ideal para a prática de voo livre, paraglider, rapel e escalada em montanha.

  • Campos do Jordão
Foto: shutterstock
Campos de Jordão é um destino muito buscado no inverno, mas também tem atrações ao longo do ano

Já falamos das suas vizinhas e agora chegou a vez dela. A última cidade do interior de São Paulo no ranking do Bookin.com é Campos do Jordão. Clássico destino de inverno, a cidade também  oferece opções para os meses mais quentes, como trilhas para fazer de bicicleta. Sem contar que o  gastronomia é forte o ano inteiro. 

Como escolher a melhor hospedagem?

Para quem pretende retomar as viagens, vale pensar em qual hospedagem cabe em seu orçamento e está mais ligada ao estilo da sua viagem. O interior de São Paulo conta com pousadas , resorts e também muita opção de casa para alugar.

"O perfil de cada viajante pode influenciar no planejamento da viagem para o feriado. Por exemplo, se o viajante vai aproveitar o feriado em família ou com amigos e precisa de um espaço maior e quer mais privacidade, então, talvez o mais apropriado seja optar por uma casa ou apartamento. Se a viagem é a dois, o viajante pode escolher uma pousada, hotel ou resort que caiba no orçamento", exemplifica o executivo da Booking.com. 

O momento ainda é de cautela, então o cuidado ao programar a viagem deve ser redobrado. "Recomendamos que o viajante esteja atento também a políticas flexíveis de reservas e tarifas canceláveis e à avaliação de outros hóspedes, já que elas trarão as informações mais relevantes e atualizadas para garantir que as experiências dos viajantes correspondam às suas expectativas", aconselha Luiz Cegato.

Não se esqueça também de verificar os  protocolos de segurança seguidos por hoteis, pousadas ou resorts e também verificar como a cidade escolhida está em relação a flexibilização por conta da Covid-19.