10 bons motivos para você visitar a querida Campos do Jordão

Nosso colunista Márcio Masulino fala sobre 10 motivos que fazem de Campos do Jordão um destino imperdível

O interesse pela cidade de Campos do Jordão atravessa gerações. A cidade cresceu por meio do turismo de cura, época em que Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, era procurada pela qualidade do ar e de seu clima, fatores determinantes na busca da cura da tuberculose.

Veja também outros destinos na Mantiqueira

Muitas famílias se formaram a partir desse infortúnio porque os pacientes, ao se curarem em Campos do Jordão e retornarem às suas cidades, sofriam preconceito em função da doença. Assim, muitos deles acabavam voltando para Campos e se estabeleciam de vez na cidade. A qualidade do clima hoje já não é usada para salvar epidemias, mas ainda é muito procurada por esportistas de alta performance que encontram ali condições ideais para suas práticas, além, é claro, de turistas ávidos por ambientes saudáveis.

Hoje, Campos do Jordão é o maior destino turístico da Mantiqueira e referência nos roteiros de inverno. A cidade oferece inúmeros atrativos e, ano a ano, surgem novos. Separamos algumas experiências que tornarão sua estadia na cidade ainda mais prazerosa.

1 – Borboletário Flores que Voam

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
Flores que voam, borboletário em Campos do Jordão


O Borboletário é um dos passeios mais bacanas da cidade. Porém, é importante escolher um dia ensolarado para realmente aproveitá-lo. Guias conduzem os visitantes para uma apresentação sobre a vida das borboletas em uma sala de vídeo e logo após, ao som de música ambiente, para caminhar através de locais fechados onde elas são criadas. A sensação é realmente muito agradável. Elas parecem estar acostumadas à presença de seres humanos e algumas chegam a pousar em você. A quantidade e a variedade de espécies tornam a experiência ainda mais rica. Recomendado para todas as idades.

Onde: Av. Pedro Paulo, 7997 (na Estrada do Horto Florestal).

2 – Parque Tarundu

Foto: Divulgação
Um dia é pouco para tantas atividades...


O Parque Tarundu é um espaço extremamente bem pensado, com inúmeros atrativos que vão desde a patinação no gelo até passeio de balão.  O Parque foi concebido para ser um passeio em família com atividades para ocupar o dia inteiro. A gastronomia também é muito bem planejada e o restaurante do local é um dos mais renomados da região. Para visitar e aproveitar tudo o que o Parque oferece é importante separar um dia todo em sua agenda. 

Onde: Avenida José Antônio Manso, 1.515 – Campos do Jordão.

3 – Parque Amantikir

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
Amantikir, paisagens deslumbrantes.


O Parque Amantikir é um um enorme jardim aberto ao público. Fruto do sonho de um paisagista da cidade, tornou-se em pouco tempo um dos passeios mais procurados pelos turistas. São mais de 700 espécies de plantas espalhadas em jardins com inspiração europeia e asiática. Muito prazeroso e instrutivo. Local bastante visitado por casais românticos e também por estudantes motivados pelo turismo educativo.

Onde: Estrada Campos do Jordão/Eugênio Lefevre, 215 – no Bairro Gavião Gonzaga

4 – Fazendinha Toriba

Foto: Divulgação
Um dos atrativos mais visitados de Campos do Jordão


Ao lado de um dos hotéis mais tradicionais do Brasil, o Toriba, foi construída, em 300 mil m2, uma fazendinha incluindo bosques e mata nativa. Com criação de diversos animais domésticos que podem ser tocados e alimentados, o espaço é um sucesso para crianças e adultos. Muito interessante para conectar as crianças com a vida no campo e favorecer o contato com diferentes espécies de bichos.

Onde: Estrada Municipal Paulo Costa Lenz Cesar, 630 - V Matilde

5 – Parque da Floresta Encantada

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
Um mundo mágico para as crianças em Campos do Jordão.


Imagine se você pudesse voltar no tempo e, junto com seus irmãos e primos, tornar a  brincar em um bosque com várias casas temáticas espalhadas entre as folhagens. A casa da bruxa, a do coelho, a dos duendes...  As crianças correm de um lado para o outro e ficam extasiadas com os detalhes e a quantidade de casas para brincar. Excelente opção para seus filhos.

Onde: R. Arandi, 270 - V Poran

6 – Mãostiqueira

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
Mãostiqueira - Arte e benefício social.

A região da Mantiqueira reúne as condições ideais para a criação de ovelhas. Anualmente, elas são tosadas e sua lã, jogada fora. Era assim! Um projeto, nascido há menos de três anos, mudou essa realidade e hoje a lã, valiosa fibra têxtil, é utilizada em peças de decoração, gerando benefícios ambientais, sociais e financeiros. Você pode conhecer mais sobre a iniciativa, saber quem são suas idealizadoras e ver de perto o resultado do projeto.

Onde: Rua Arthur Ramozzi, 100 - V. Matilde

7 – Horto Florestal

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
A beleza do Horto Florestal atravessa as quatro estações.


Um dos parques mais organizados do país enche os olhos pela beleza e pela diversidade de sua flora. Você pode visitá-lo aproveitando o passeio de trenzinho em que o condutor vai fazendo paradas e explicando diversas características da vegetação local, além da história do parque. Trilhas para se percorrer a pé ou de bicicleta estão espalhadas pelo parque, assim como áreas de piquenique e playgrounds.

Onde: Acesso pela Avenida Pedro Paulo

8 – Palácio Boa Vista

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
Residência oficial do governador.


Residência oficial do governador de São Paulo, o Palácio projetado pelo arquiteto polonês Georg Przyrembel foi construído em 1938, em um terreno de 95 mil m², com 105 cômodos e jardins maravilhosos.  Recebe visitas monitoradas com horários marcados. Passeio muito agradável e fortemente cultural, com tantas formas arquitetônicas, mobílias de época e valiosas obras de arte espalhadas pela residência.

Onde:  Avenida Adhemar de Barro, 3.001 – Alto da Boa Vista

9 – Centro de Compras

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
Capivari, há décadas,o ponto de encontro dos turistas.

Ninguém se imagina visitando a cidade e não andando pelas ruas da Vila de Capivari. Recentemente, a prefeitura ampliou o calçadão principal do bairro, restringindo ainda mais o acesso de carros, o que proporciona uma experiência de passeio mais interessante para quem está a pé. Gente bonita e bem vestida, chocolaterias, lojas de roupas, restaurantes, lanchonetes, bares... O que não falta são atrativos para se passar momentos muito agradáveis.

Onde: Vila de Capivari

10 – Pedra do Baú

Foto: Márcio Masulino/CidadeeCultura
A natureza nos deixa perplexos.


A Pedra do Baú, um dos cartões-postais da cidade, na verdade fica na cidade vizinha de São Bento do Sapucaí. A área de preservação de 3.154 hectares compreende as pedras do Bauzinho, do Baú e a Ana Chata, mas o melhor acesso é mesmo por Campos do Jordão. A visita é obrigatória e a dica é aproveitar para almoçar no Restaurante Pedra do Baú, que fica no caminho de São Bento do Sapucaí, a poucos metros do local e com uma vista de cair o queixo.

Depois de elaborar esta lista de dez motivos, chego à conclusão que nem de longe falei de tudo o que se pode fazer na cidade, já que ainda temos a pista de mountain bike, o teleférico, passeios a cavalo, parques de aventura, museus, o mosteiro, o mercado municipal, o Bar de Gelo, fábricas de chocolates...

Enfim, muita coisa ficou de fora e você vai ter o prazer de descobrir por conta própria. A cidade de Campos do Jordão é muito bem estruturada para receber turistas e você não encontrará dificuldade em se locomover e aproveitar os pontos turísticos. 

Para saber mais dicas de turismo, como essa sobre a Mantiqueira, e conhecer trilhas pelo nosso continente, acompanhe a coluna de Márcio Masulino aqui no iG Turismo