Acessibilidade, aventura e mais: veja tudo o que há para fazer em Socorro

Próximo da capital paulista, Socorro é um município preparado para receber turistas com deficiências físicas, idosos, crianças e até jovens mais ousados

Não são poucos os destinos que o Brasil oferece para os turistas corajosos, que gostam de praticar esportes radicais. A cidade de Socorro, localizada a 132 km da capital paulista, no entanto, é uma opção não só para os que procuram se aventurar. Apesar de pequeno, o município oferece diversidade na programação turística, sem deixar a ação de lado.

Leia também: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo

Foto: Divulgação
A 132 quilômetros de São Paulo, Socorro é a cidade que oferece de tudo um pouco e fica lotada durante as férias


De acordo com Deise Formagio, chefe do departamento de turismo de Socorro , além da adrenalina, o visitante pode vivenciar experiências diferentes no meio rural, participar das festas que estão sempre presentes no calendário da estância e se banhar nas cachoeiras, apreciando as belezas da região - um dos maiores atrativos do município.

Quando o assunto é a disputa entre os locais mais procurados da cidade, o Mirante do Cristo e os parques de aventura geralmente geram empate na preferência do público, mas Deise faz questão de defender o lugar que mais gosta de ir com seus familiares.

“O Mirante do Cristo possui uma visão privilegiada da cidade, atendimento turístico às quartas, sábados, domingos e feriados. O núcleo de turismo rural se reúne para fazer exposições, degustação de produtos da roça. É uma programação que não pode faltar na lista de passeios dos turistas”, avisa aos convidados.

A cidade também se destaca na inclusão de portadores de deficiências físicas, já que os moradores da cidade apostaram no potencial da estância, abraçando a ideia de se preparar para ajudar essas pessoas até durante experiências radicais. Centenas de socorrenses foram treinados e, não à toa, o reconhecimento bateu à porta depois de um tempo. Em 2014, o ano da Copa do Mundo no Brasil, a cidade recebeu o prêmio “Rainha Sofia de Acessibilidade Universal de Município”, concedido pelo governo espanhol.

Indicada para todos os estilos, gostos e bolsos, a cidade é um orgulho para quem nasceu por lá. Deise, por exemplo, frisa o quanto foi importante fazer parte de projetos que tiveram o objetivo de receber bem todos os turistas, sem distinção alguma. Ela acredita que o país inteiro deveria se atentar mais ao tema, afinal não temos poucos cadeirantes no território nacional.

Foto: Divulgação
Premiada, cidade recebe pessoas com deficiências físicas de braços abertos e os moradores se orgulham muito disso


“Em 2005, Socorro fez uma parceria com a ONG Aventureiros Especiais, AVAPE e Ministério do Turismo, para adaptar atividades de aventura para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e capacitar as pessoas para atenderem bem”, conta orgulhosa. Em 2007, ainda segundo ela, a estância também implantou o projeto Socorro Acessível, em parceria com o Ministério do Turismo, com o objetivo de adaptar os atrativos turísticos públicos e também conscientizar todos os empreendedores a adaptarem seus negócios.

Leia também: Conheça cinco cidades próximas a São Paulo para aproveitar o frio do inverno

“Outros pontos importantes da implantação do projeto do Socorro Acessível é o grande público que temos para explorar. No último senso do IBGE foi identificado 45 milhões de pessoas com deficiência. Além disso, a cidade acaba atraindo muitas mídias espontâneas, o que é ótimo para a agente”, acrescenta a responsável pelo Turismo da estância.

Opções para o roteiro

1. Mirante do Cristo 

Foto: Divulgação
O Mirante do Cristo é um dos pontos turísticos mais procurados, segundo a secretaria de Turismo, para tirar fotos


Leia também: Saiba quais são os melhores destinos para pessoas da terceira idade

Além de contar com uma linda vista, o local tem playground adaptado para as crianças, sanitários e estacionamento. De acordo com Deise, os turistas sempre procuram o espaço para fotografar e relaxar, já que dá para ter uma conexão especial com a natureza. Lá também é o ponto turístico ideal para conhecer um pouco mais sobre a gastronomia do município:"São vendidos doces, geléias, café, cachaças etc", afirma a socorrense.

2.  Rio do Peixe 

Foto: Divulgação
Os rios de aventura, na cidade de Socorro, são ótimos para praticar rafting, por isso atraem tantos turistas ao local


Amado por quem gosta de esportes radicais, o Rio do Peixe é o lugar onde os turistas e os socorrenses praticam rafting. Pertinho de lá existe uma trilha e quem não curte andar muito a pé pode alugar quadricíclos ou até mesmo fazer um passeio de cavalo na área que dá vista para a cachoeira. "A experiência é incrível", assegura Deise, que indica o passeio para pessoas todas as idades.

3. Compras

Foto: Divulgação
Além da feira noturna, que é um ótimo local para comprar lanches, o centro da cidade é ótimo para comprar roupas


Por incrível que pareça, além de diversão pela cidade, Socorro é um lugar indicado para quem  gosta de comprar roupas. "Os turistas têm a oportunidade de comprar direto do fabricante com preços cerca de 60% mais baratos em relação às lojas dos grandes centros. Socorro é um dos maiores polos de fabricação de malhas de tricô de São Paulo e, em tempos de alta da inflação, é uma boa opção para quem quer estar na moda sem gastar muito", defende.

O Espaço do Artesanato também faz parte deste roteiro de compras indicado pela secretaria de turismo da cidade. E é uma bela dica para quem gosta de apreciar a cultura e a arte local, com obras de mais de 30 artesãos de Socorro, que podem ser adquiridas a qualquer momento.

4. Parque dos Sonhos

Foto: Divulgação
Rapel, arvorismo e tirolesa são atividades que poucos deixam de fazer em Socorro: a cidade dos aventureiros





Leia também: Viagens curtas, destinos nacionais e turismo corporativo são destaques

O parque dos sonhos é apenas um dos tantos parques de aventura que a cidade abriga. Lá, os turistas andam a cavalo, brincam na tirolesa e ainda podem curtir outras atrações, como  as trilhas ecológicas, o circuito de arvorismo, os passeios de trator,rapel, espeleoturismo e boiacrosse. Quem curte fazer um piquenique com os familiares e amigos também adorará o roteiro. Para Deise, ainda que a viagem seja curtinha, não dá para ir até Socorro e não conhecer um desses parques.