Tamanho do texto

Airbnb fez levantamento que revelou destinos mais procurados no Brasil para férias em família; alta do dólar favorece viagens nacionais

O fim de ano está aí e com ele vem as férias escolares e bate aquela vontade de viajar.  Como o dólar segue em alta, muitas famílias estão pensando em passar os dias de descanso por aqui mesmo, colocando os destinos nacionais no topo da lista de preferências. 

Leia também: 6 destinos que estão bombando em 2019 e o que fazer em cada um deles

E alguns desses destinos nacionais têm mesmo a cara de férias com a criançada. É isso que indica um levantamento feito pelo Airbnb, com as cidades que mais estão sendo procuradas no momento para uma viagem em família

Veja quais são essas cidades e o que fazer por lá: 

1. Cabo Frio (RJ)

Cabo Frio, no Rio de Janeiro arrow-options
Divulgação
Cabo Frio, no Rio de Janeiro














Cabo Frio é a cidade mais procurada para o fim de ano, muito provavalmente por conta das suas praias paradisíacas, opções variadas de hospedagem e infraestrutura.

As águas transparentes e a areia branca são marcantes nas praias desse município e a mais famosa delas é a Praia do Forte, onde há também queima de fogos na virada do ano.

Outros pontos interessantes da cidade são a Praça das Águas, o Morro da Guia, o Canal do Itajuru, a Rua dos Biquínis e a Ilha do Japonês, todos passeios tranquilos para levar a  família inteira.  Um ponto histórico é o Bairro da Passagem, que ajuda a entender um pouco mais sobre a história do Brasil.

2. Ubatuba (SP)

Ubatuba, em São Paulo arrow-options
Divulgação
Ubatuba, em São Paulo







A principal atração de Ubatuba com certeza são as suas praias . Com as mais variadas opções, podem encantar tanto as famílias que querem relaxar, quanto surfistas e jovens que estejam procurando por mais adrenalina.

Possui uma beleza natural da Serra do Mar, além de cachoeiras, ilhas e passeios marítimos como opções de diversão.  Embora muitas praias sejam calmíssimas, outras dispõe de trilhas e ondas fortes, o que deve ser um ponto de atenção quando a viagem conta com crianças.

Leia também: Praias para um bate e volta saindo de SP: saiba como curtir Ubatuba ao máximo

3. Guarujá (SP)

Guarujá, em São Paulo arrow-options
Divulgação
Guarujá, em São Paulo




Esse é mais um destino que se destaca pelas praias e passeios . Guarujá é conhecida também como "Pérola do Atlântico" por conta disso.

Entre os principais passeios, está o Acqua Mundo, o maior aquário da América Latina e cheio de animais aquáticos, encantadores para os pequenos . A cidade conta ainda com mirantes e opções de passeios de barco.

Suas praias mais populares são a Praia das Pitangueiras, Praia de Pernambuco, Praia da Enseada, Praia do Guaiuba, Praia das Astúrias, Praia do Sorocotuba ou Praia do Éden, Praia do Pequerê e Praia do Tombo. A vida noturna de Guarujá é animada, repleta de bares e bons restaurantes.     

4. Gramado (RS)

Gramado, no Rio Grande do Sul arrow-options
shutterstock
Gramado, no Rio Grande do Sul


cidade do "Natal Luz" não poderia estar de fora dessa lista. Aconchegante, de clima montanhoso e um charme europeu, Gramado dispõe da melhor infraestrutura do estado, com vários hotéis e pousadas.

Muitos restaurantes da cidade possuem fondue  no seu cardápio, além de queijos, chocolates e vinhos, para combinar com o clima gostoso da Serra Gaúcha.

O município é verdejante e florido e conta também com museus e até um parque de neve artificial, o Snowland, ideal para a criançada se divertir e brincar com uma neve "quase" real. Para quem quer curtir o Natal, é claro, vale checar o Natal Luz de Gramado, cheio de espetáculos dos mais variados.

5. São Sebastião (SP)

São Sebastião, em São Paulo arrow-options
Divulgação
São Sebastião, em São Paulo















São Sebastião é muito requisitada pelas suas praias , belezas naturais, bons hotéis e ótimos restaurantes. Possui muitas paisagens bonitas, como Maresias, Camburi e Juquehy, entre várias outras.

Alguns dos pontos turísticos interessantes são a capela São Benedito e Sant'Anna, a Igreja Matriz e a Praça Pôr do Sol.

No centro, estão os hospitais, bancos e acesso à balsa de Ilhabela. A cidade tem muitos pontos bons para o surfe e está a menos de 200km de São Paulo. Além das opções de lazer para toda a família , a mata atlântica preservada completa a experiência.

6. Florianópolis (SC)

Florianópolis, em Santa Catarina arrow-options
Divulgação
Florianópolis, em Santa Catarina





A famosa "Floripa" combina suas belezas naturais com grande urbanização. As praias dessa cidade são muito diversas e agradam todos os gostos.

Os restaurantes da região contam com peixes, camarões, ostras, lagostas... Tudo isso, muitas vezes, à beira-mar! O local é bom para caminhadas tranquilas, com espaço para trilhas e prática de esportes, sem abrir mão das facilidades dos grandes centros, o que é uma mão na roda quando se viaja com toda a família .

Como praias importantes, podem ser ressaltadas a CanasVieiras, a Praia dos Ingleses e a Praia do Forte. No verão, a vida noturna de Floripa é ainda mais agitada que o normal, principalmente no bairro Lagoa.

7. Fortaleza (CE)

Fortaleza, no Ceará arrow-options
Divulgação
Fortaleza, no Ceará


Representando o Nordeste,  Fortaleza é uma opção incrível para quem quer curtir um pouco mais do que as praias.

As paisagens encontradas nessa cidade são variadas, proporcionando diversas opções de passeio: falésias vermelhas, lagoas e dunas se destacam. Nas dunas, muitos visitantes gostam de fazer passeios de buggy, que podem ser  "com emoção" ou "sem emoção", nesse caso contemplando os que acompanham crianças .

O Beach Park também é interessante para aqueles que estão em grupo e querem um pouco mais de diversão. 

8. Rio de Janeiro (RJ)

Rio de Janeiro (RJ) arrow-options
Divulgação
Rio de Janeiro (RJ)

A cidade maravilhosa sempre aparece nas listas de melhores destinos e não é sem razão.

Além dos percursos tradicionais, como a visita ao Cristo Redentor, não há nada melhor do que uma caminhada na praia de Copacabana, ou mesmo uma agradável visita ao Pão de Açúcar. Por conta dos morros, a família pode andar de bondinho e apreciar uma vista maravilhosa quando chegar lá em cima.

Outro ponto popular é o AquaRio, um aquário repleto de bichos do mar, como peixes, tubarões e águas-vivas, programação que costuma atrair tanto jovens e crianças quanto pessoas mais velhas.

Leia também: 8 dicas para fugir de roubadas no Rio de Janeiro

9. Curitiba (PR)

Curitiba, no Paraná arrow-options
Divulgação
Curitiba, no Paraná

Curitiba é um lugar bastante amigável e nos seus pontos turísticos circulam tanto visitantes quanto moradores. Uma das suas atrações mais famosas é o Jardim Botânico, ilustrado acima, que abriga espécies variadas de plantas e é inspirado no Palácio de Cristal de Londres.

Os parques são marca registrada da capital, e por isso também é uma boa ideia ir até o Parque Baguiri, povoado por capivaras e cheio de exposições, pista de cooper e patinação, ciclovia e churrasqueiras. Esse tipo de ambiente costuma ser interessante para todas as idades.

Para os que querem conhecer melhor a cidade, o Centro histórico é uma ótima opção.

10. São Paulo (SP)

São Paulo (SP) arrow-options
Divulgação
São Paulo (SP)






A metrópole paulistana é o maior centro urbano do país e seu ponto forte é a alta variedade de possibilidades na escolha do que fazer: exposições, centros culturais, peças de teatro, shows e eventos especiais.

Alguns dos passeios clássicos consistem em visitar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na Avenida Paulista, assim como passar no Parque Ibirapuera para um passeio de bicicleta ou uma caminhada com a família.

É tradição da cidade que fecha a lista de destinos nacionais também provar o pastel de bacalhau do Mercado Municipal, conhecido por ser muito gostoso e enorme! (quase um almoço). Para quem quer comprar sem gastar muito, não pode faltar na lista a rua 25 de Março para bugingangas e  a rua José Paulino para roupas.