Tamanho do texto

Saiba o que fazer em cada uma delas para aproveitar ao máximo nas férias

Ubatuba conta com mais de 100 praias e é uma das cidades queridinha dos paulistas que buscam curtir as férias e o verão com muito sol e mar. Dá para aproveitar em um final de semana - já que está a pouco mais de 3 horas de São Paulo - e tem opções para todos os gostos. 

Leia também: Quais destinos turísticos estão em alta no Brasil e que fazer em cada um deles

Se está na dúvida qual dessas praias de Ubatuba quer curtir, a turismóloga e coordenadora do curso de Turismo da Universidade UNG, Claudia Parra, em um papo com o iG Turismo, indica as mais bonitas e dá dicas do que fazer em cada uma delas. 

1. Praia do Cedro

Praia do Cedro arrow-options
Reprodução/Instagram/escuna_marina_ubatuba
Praia do Cedro em Ubatuba

 A praia do Cedro, conhecida também como Cedrinho, é uma das praias mais atraentes de Ubatuba. Para chegar até ela, deve-se ir por meio de uma trilha simples, atravessada facilmente por crianças maiores. Há ainda a opção de pegar um barco para chegar lá. Segundo a turismóloga Claudia Parra, a praia é ótima para quem gosta de praticar snorkeling ou mergulho livre .

2. Puruba

Praia do Puruba arrow-options
Reprodução/Instagram/oslugaresmaisincriveisdomundo
Praia de Puruba

 A praia do Puruba (ou da Puruba) já foi eleita pela TV Vanguarda (afiliada da Rede Globo) como uma das 7 maravilhas do Vale da Paraíba. Antes de chegar até a praia, é preciso que se atravesse o Rio Puruba, de águas verdíssimas, o que pode ser feito caminhando ou de barco.

Ao chegar lá, você vai se deparar com uma areia branca e um clima bem tranquilo. Puruba é uma das praias mais naturais de Ubatuba, e a presença do rio faz com que muitas pessoas optem por tomar banho nele também. 

3. Itamambuca

Praia de Itamambuca arrow-options
Reprodução/Instagram/excursoescorujinha
Praia de Itamambuca


Além de uma orla maravilhosa e areia clara, o  mar  é verde esmeralda e as águas, cristalinas em Itamambuca. A praia é conhecida pela fama das boas ondas e já sediou uma série de competições nacionais e internacionais de surfe. 

Unindo a tranquilidade com a jovialidade, além de ser frequentada por muitos atletas, a praia de Itamambuca costuma ter muitas atividades: corrida, stand up e caiaque são algumas delas. 

Leia também: 55 viagens curtas para fugir da rotina

4. Félix

Praia do Félix arrow-options
Reprodução/TripAdvisor/Djalma S
Praia do Félix

 A praia do Félix é conhecida por ser aquela que agrada a todos. Isso porque tanto famílias quanto surfistas se sentem atraídos por ela: o mar é propício para o esporte, com fortes ondas; mas as árvores que fazem sombra na areia e a piscina natural parecem um bom negócio para as famílias.

Ela tem também vários quisques e em geral, possui fácil acesso. Além disso, há um passeio de banana boat na ilha do Prumirim.

Ainda há uma certa divisão nas águas: surfistas costumam ficar no canto esquerdo e mergulhadores no direito.

5. Santa Rita 

Praia de Santa Rita arrow-options
Reprodução/TripAdvisor/KeilaOlivi
Praia de Santa Rita

 O cartão-postal da praia de Santa Rita são as escadarias. O mar dela é bastante calmo e o ambiente costumava ser também, por conta da vizinhança de casas particulares e da ausência de quiosques. Apesar disso, ultimamente a praia tem tido bastante movimento, principalmente aos fins de semana.

Ela é curta e tem um visual incrível. Para fotos, a indicação é atravessar uma pequena trilha, de onde é mais fácil de contemplar beleza natural do local.

Leia também: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo

6. Prumirim

Praia do Prumirim arrow-options
Reprodução/TripAdvisor/Elisinha
Praia do Prumirim

A praia de Prumirim é linda, com ótima infraestrutura e frequentada por um público jovem. Por conta das suas fortes correntezas e agitação do mar, não é recomendada para crianças.

Tem poucos, mas bons, quiosques espalhados pela sua orla e do seu lado direito, possui a água mais doce, em razão do seu encontro com a Cachoeira do Prumirim. Nesta praia de Ubatuba é possível também fazer passeios de barco e surfar em alguns pontos.