Durante os meses quentes do ano, as praias mais famosas do litoral brasileiro ficam lotadas de turistas nacionais e estrangeiros. É nessas horas que explorar algumas praias pouco conhecidas próximas da cidade de São Paulo podem ajudá-lo a unir o útil ao agradável.
Assim, você conseguirá descansar ao sol e se refrescar num lugar mais tranquilo sem precisar gastar mais tempo e dinheiro procurando destinos em outros cantos do país ou até mesmo fora dele.
“Durante as férias de dezembro e janeiro, altíssima temporada, quem quer sossego na praia deve procurar as mais afastadas e selvagens, de preferência com menos estrutura de alimentação e acesso por trilhas”, aconselha Eduardo Martins, diretor nacional do buscador de viagens Viajala.com.br.
E para ajudá-lo a escolher as melhores praias secretas do litoral de SP acordo com as suas preferências, sem ter que viajar mais de 220 km, o iG Turismo separou, com as sugestões do Viajala.com.br, cinco destinos que valem a pena ficar de olho.
5 praias secretas no litoral de SP para passar o verão
Para esta lista, as praias estão em ordem de proximidade com a capital paulista, embora todas fiquem perto o suficiente para um bate e volta ou uma viagem num feriado prolongado. As distâncias foram baseadas no trajeto de carro mais curto sugerido pelo Google Maps.
- Praia de Itaguaré, Bertioga - 115 km de São Paulo
- Praia Preta, Guarujá - 116 km de São Paulo
- Praia Brava de Guaecá, São Sebastião - 135 km de São Paulo
- Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba - 186 km de São Paulo
- Ilha do Cardoso, Cananéia - 215 km de São Paulo
Ao final da lista, você poderá votar numa enquete para eleger qual das praias mais gostou (ou gostaria) de visitar, então não deixe de conferir o que cada uma delas tem a oferecer.
1. Praia de Itaguaré, Bertioga - 115 km de São Paulo
Localizada no litoral norte de São Paulo, a Praia de Itaguaré, em Bertioga, é quase deserta. Segundo o Viajala, suas águas cristalinas e agitadas, ideais pela prática de surfe, são protegidas pelo Parque Estadual Restinga de Bertioga, um dos últimos pontos de Mata Atlântica preservada.
O encontro das águas do Rio Itaguaré também atrai turistas a procura de um retiro litorâneo mais rústico e distante do agito das praias mais movimentadas. De 205 avaliações no TripAdvisor, Itaguaré recebeu excelente de ⅔ (67%) dos usuários.
Para chegar nela, a cerca de 50 metros da Rod. Rio-Santos, basta entrar pela Riviera de São Lourenço e caminhar até o final da praia, pegando uma trilha de 5 minutos.
Leia também: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo
2. Praia Preta, Guarujá - 116 km de São Paulo
A Praia Preta do Guarujá pode ser acessada de duas maneiras: por trilha a partir da Praia Branca ou então de barco, passando pelo pontão de Bertioga. Chegando lá, você irá se deparar com 200 metros de areia escura e densa cercados por Mata Atlântica.
Bem como a primeira das praias secretas, a Praia Preta é outro ponto ideal do litoral de São Paulo para a prática de surfe. Mas não se engane com o mar agitado: ela também é perfeita para quem quer um pouco de paz e tranquilidade.
Segundo o Viajala, uma forma de aproveitar um momento de serenidade na Praia Preta durante seu bate e volta ou feriado é caminhando por 30 minutos na trilha do Camburizinho até chegar num rio com cachoeira.
Leia também: Conheça o melhor de Guarujá em 9 dicas
3. Praia Brava de Guaecá, São Sebastião - 135 km de São Paulo
Voltando para o litoral norte de São Paulo, a Praia Brava de Guaecá, a 15 minutos do centro de São Sebastião traz um aspecto caribenho para a lista, com águas cristalinas e areia esbranquiçada.
Além das tartarugas que costumam visitar o local, outro atrativo dela é a piscina natural que se forma no final da praia. E, apesar da proximidade geográfica com a cidade, é preciso percorrer uma trilha de 1h para chegar nesta praia, então vá preparado para a aventura, tanto para a chegada como para a partida.
“Ao visitar praias selvagens é ainda mais importante ter em mente a conservação do local, evitando usar canudos e sacos plásticos e levando sempre o seu lixo embora com você”, alerta o diretor do Viajala.
Leia também: Veja o que Maresias tem para você em um bate e volta
4. Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba - 186 km de São Paulo
De todas as praias paradisíacas da lista, a de Massaguaçu é a mais popular no TripAdvisor, com 527 avaliações e nota 4 de 5 no geral. Segundo o buscador de viagens, ela é voltada para os aventureiros, com uma extensa faixa de areia grossa banhada por mar revolto, ideal para o surfe.
Caso queira apenas descansar sob a luz do sol durante o seu bate e volta, a areia, apesar de grossa, é bastante limpa e ainda preserva o jundu, espécie de vegetação rasteira típica da zona costeira no litoral de SP. Você também poderá, se der sorte, avistar golfinhos e baleias por lá.
Além de suas atrações naturais também conta com uma estrutura um pouco melhor que a das outras praias secretas da lista, oferecendo restaurantes e hotéis em seu trecho inicial. Portanto, para ter uma experiência mais rústica, procure por pontos mais distantes.
Mas como faz para chegar até a Praia de Massaguaçu? Diferentemente das outras praias da lista, ela não irá exigir de você uma caminhada por longas trilhas. Mas você precisará viajar ao menos 8 km saindo do centro de Caraguatatuba rumo a Ubatuba para chegar nela.
Leia também: 6 dicas do que não fazer em Caraguatatuba e Ubatuba
5. Ilha do Cardoso, Cananéia - 215 km de São Paulo
Outra sugestão do Viajala para relaxar num lugar isolado do litoral de SP é a Ilha do Cardoso, no município de Cananéia. Devido ao acesso mais complicado - você terá de escolher entre embarcações que levam 1 ou 3 horas para chegar na ilha -, este talvez não seja o destino ideal para um bate e volta, mas sim para uma viagem mais extensa, na qual você também aproveite o que Cananéia tem para oferece .
Segundo o Viajala, o preço varia tanto de acordo com a velocidade e o tipo da embarcação como de acordo com a lotação máxima. Então se for para lá, reserve uma quantia entre R$ 150 e R$ 600 para a contratação do transporte.
Chegando lá, contudo, o gasto com as embarcações é compensado coberta por mata nativa em 90% de seu território e várias dunas, praias, piscinas naturais e cachoeiras para você explorar.
A biodiversidade terrestre e marítima é outro destaque local, sendo que o boto-cinza é um visitante relativamente frequente das águas que margeiam a Ilha do Cardoso.
Qual das praias secretas você mais gostou?
Agora, o iG Turismo gostaria de saber a sua opinião: você já foi a alguma dessas praias? Se sim, qual a melhor delas? Se não, qual mais gostaria de conhecer? Deixe seu voto na enquete abaixo:
Leia também: 10 praias de São Paulo para aproveitar ao máximo seu feriado de 3 dias
E lembre-se que não faltam praias secretas no litoral paulista, então fique de olho no mapa. Vai que você encontra um novo destino para passar o final de semana sem ter de comprometer seu orçamento e seu cronograma com uma viagem para longe.