Tamanho do texto

Opções vão agradar dos amantes de surfe àqueles que buscam calmaria

Durante os meses quentes do ano, as praias mais famosas do litoral brasileiro ficam lotadas de turistas nacionais e estrangeiros. É nessas horas que explorar algumas praias pouco conhecidas  próximas da cidade de São Paulo podem ajudá-lo a unir o útil ao agradável.

Pôr do Sol na Praia de Massaguaçu arrow-options
Reprodução/Twitter/BrunoCotrimS
O litoral de SP está repleto de praias secretas para você descobrir e relaxar durante o final de semana

Assim, você conseguirá descansar ao sol e se refrescar num lugar mais tranquilo sem precisar gastar mais tempo e dinheiro procurando destinos em outros cantos do país ou até mesmo fora dele.

“Durante as férias de dezembro e janeiro, altíssima temporada, quem quer sossego na praia deve procurar as mais afastadas e selvagens, de preferência com menos estrutura de alimentação e acesso por trilhas”, aconselha Eduardo Martins, diretor nacional do buscador de viagens Viajala.com.br.

E para ajudá-lo a escolher as melhores praias secretas do litoral de SP acordo com as suas preferências, sem ter que viajar mais de 220 km, o iG Turismo separou, com as sugestões do Viajala.com.br, cinco destinos que valem a pena ficar de olho.

5 praias secretas no litoral de SP para passar o verão

Para esta lista, as praias estão em ordem de proximidade com a capital paulista, embora todas fiquem perto o suficiente para um bate e volta ou uma viagem num feriado prolongado. As distâncias foram baseadas no trajeto de carro mais curto sugerido pelo Google Maps.

  1. Praia de Itaguaré, Bertioga - 115 km de São Paulo
  2. Praia Preta, Guarujá - 116 km de São Paulo
  3. Praia Brava de Guaecá, São Sebastião - 135 km de São Paulo
  4. Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba - 186 km de São Paulo
  5. Ilha do Cardoso, Cananéia - 215 km de São Paulo

Ao final da lista, você poderá votar numa enquete para eleger qual das praias mais gostou (ou gostaria) de visitar, então não deixe de conferir o que cada uma delas tem a oferecer.

1. Praia de Itaguaré, Bertioga - 115 km de São Paulo

Turistas descansando na areia da Praia de Itaguaré arrow-options
Reprodução/Flickr/BERTIOGA TURISMO
Praias secretas em SP: a Praia de Itaguaré fica a meros 115 km da capital paulista, sendo ideal para praticar surfe

Localizada no litoral norte de São Paulo, a Praia de Itaguaré, em Bertioga, é quase deserta. Segundo o Viajala, suas águas cristalinas e agitadas, ideais pela prática de surfe, são protegidas pelo Parque Estadual Restinga de Bertioga, um dos últimos pontos de Mata Atlântica preservada.

O encontro das águas do Rio Itaguaré também atrai turistas a procura de um retiro litorâneo mais rústico e distante do agito das praias mais movimentadas. De 205 avaliações no TripAdvisor, Itaguaré recebeu excelente de ⅔ (67%) dos usuários.

Para chegar nela, a cerca de 50 metros da Rod. Rio-Santos, basta entrar pela Riviera de São Lourenço e caminhar até o final da praia, pegando uma trilha de 5 minutos.

Leia também: 15 passeios bate e volta saindo de São Paulo

2. Praia Preta, Guarujá - 116 km de São Paulo

Rochas na Praia Preta arrow-options
Reprodução/Twitter/turpaulista
Praias secretas em SP: a Praia Preta, no Guarujá, tem uma areia mais escura e densa, boa para um descanso sob o sol

A Praia Preta do Guarujá pode ser acessada de duas maneiras: por trilha a partir da Praia Branca ou então de barco, passando pelo pontão de Bertioga. Chegando lá, você irá se deparar com 200 metros de areia escura e densa cercados por Mata Atlântica.

Bem como a primeira das praias secretas, a Praia Preta é outro ponto ideal do litoral de São Paulo para a prática de surfe. Mas não se engane com o mar agitado: ela também é perfeita para quem quer um pouco de paz e tranquilidade.

Segundo o Viajala, uma forma de aproveitar um momento de serenidade na Praia Preta durante seu bate e volta ou feriado é caminhando por 30 minutos na trilha do Camburizinho até chegar num rio com cachoeira.

Leia também: Conheça o melhor de Guarujá em 9 dicas

3. Praia Brava de Guaecá, São Sebastião - 135 km de São Paulo

Praia de Guaecá durante o pôr do Sol arrow-options
Reprodução/Flickr/Dani Chagas 2010
Praias secretas em SP: é preciso percorrer uma trilha de 1h de duração para chegar à Praia Brava de Guaecá

Voltando para o litoral norte de São Paulo, a Praia Brava de Guaecá, a 15 minutos do centro de São Sebastião traz um aspecto caribenho para a lista, com águas cristalinas e areia esbranquiçada.

Além das tartarugas que costumam visitar o local, outro atrativo dela é a piscina natural que se forma no final da praia. E, apesar da proximidade geográfica com a cidade, é preciso percorrer uma trilha de 1h para chegar nesta praia, então vá preparado para a aventura, tanto para a chegada como para a partida.

“Ao visitar praias selvagens é ainda mais importante ter em mente a conservação do local, evitando usar canudos e sacos plásticos e levando sempre o seu lixo embora com você”, alerta o diretor do Viajala.

Leia também: Veja o que Maresias tem para você em um bate e volta

4. Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba - 186 km de São Paulo

Coqueiro na Praia de Massaguaçu, em Caraguatatuba arrow-options
Reprodução/Flickr/Beatriz Helena Martins
Praias secretas em SP: a Praia de Massaguaçu é ideal para o surfe e tem trechos rústicos ao longo de sua extensão

De todas as praias paradisíacas da lista, a de Massaguaçu é a mais popular no TripAdvisor, com 527 avaliações e nota 4 de 5 no geral. Segundo o buscador de viagens, ela é voltada para os aventureiros, com uma extensa faixa de areia grossa banhada por mar revolto, ideal para o surfe.

Caso queira apenas descansar sob a luz do sol durante o seu bate e volta, a areia, apesar de grossa, é bastante limpa e ainda preserva o jundu, espécie de vegetação rasteira típica da zona costeira no litoral de SP. Você também poderá, se der sorte, avistar golfinhos e baleias por lá.

Além de suas atrações naturais também conta com uma estrutura um pouco melhor que a das outras praias secretas da lista, oferecendo restaurantes e hotéis em seu trecho inicial. Portanto, para ter uma experiência mais rústica, procure por pontos mais distantes.

Mas como faz para chegar até a Praia de Massaguaçu? Diferentemente das outras praias da lista, ela não irá exigir de você uma caminhada por longas trilhas. Mas você precisará viajar ao menos 8 km saindo do centro de Caraguatatuba rumo a Ubatuba para chegar nela.

Leia também: 6 dicas do que não fazer em Caraguatatuba e Ubatuba

5. Ilha do Cardoso, Cananéia - 215 km de São Paulo

Praia na Ilha do Cardoso arrow-options
Reprodução/Twitter/SamCowie84
Praias secretas em SP: além das praias reclusas, a Praia do Cardoso oferece trilhas, cachoeiras e rios para explorar

Outra sugestão do Viajala para relaxar num lugar isolado do litoral de SP é a Ilha do Cardoso, no município de Cananéia. Devido ao acesso mais complicado - você terá de escolher entre embarcações que levam 1 ou 3 horas para chegar na ilha -, este talvez não seja o destino ideal para um bate e volta, mas sim para uma viagem mais extensa, na qual você também aproveite o que Cananéia tem para oferece .

Segundo o Viajala, o preço varia tanto de acordo com a velocidade e o tipo da embarcação como de acordo com a lotação máxima. Então se for para lá, reserve uma quantia entre R$ 150 e R$ 600 para a contratação do transporte.

Chegando lá, contudo, o gasto com as embarcações é compensado coberta por mata nativa em 90% de seu território e várias dunas, praias, piscinas naturais e cachoeiras para você explorar.

A biodiversidade terrestre e marítima é outro destaque local, sendo que o boto-cinza é um visitante relativamente frequente das águas que margeiam a Ilha do Cardoso.

Qual das praias secretas você mais gostou?

Agora, o iG Turismo gostaria de saber a sua opinião: você já foi a alguma dessas praias? Se sim, qual a melhor delas? Se não, qual mais gostaria de conhecer? Deixe seu voto na enquete abaixo:

Leia também: 10 praias de São Paulo para aproveitar ao máximo seu feriado de 3 dias

E lembre-se que não faltam praias secretas no litoral paulista, então fique de olho no mapa. Vai que você encontra um novo destino para passar o final de semana sem ter de comprometer seu orçamento e seu cronograma com uma viagem para longe.