Tamanho do texto

De Nova York a Londres, passando por Tiradentes e Gramado, o espírito natalino não esperou dezembro chegar para trazer espetáculos aos turistas

O espírito natalino não tardou para chegar em alguns lugares do globo. Desde feiras e mercados até musicais e apresentações, o Natal já está a todo vapor em alguns dos principais destinos turísticos nacionais e estrangeiros.

Leia também: 6 destinos internacionais baratos para comemorar o Ano Novo 2020

Árvore de natal decorada arrow-options
shutterstock
Já no mês de novembro, o espírito natalino está cobrindo cidades inteiras ao redor de todo o mundo

Nesta lista, você conhecerá cinco destes destinos que já estão incorporando o espírito natalino antes de dezembro, como Nova York, Tiradentes e Londres.

1. Nova York, EUA

Dançarinas das Rockettes apresentando-se no palco arrow-options
Divulgação/MSG
Espetáculos como o Christmas Spectacular com as Rockettes ajudam a colocar Nova York no espírito natalino em novembro

A metrópole americana já entrou no clima do Natal logo no primeiro dia de novembro, com suas feiras das festas de final de ano ( Holiday Markets ) e ringues de patinação no gelo.

As feiras e festas vão até 5 de janeiro, e os ringues de patinação seguem até 31 de março do ano que vem em alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Mesmo assim, aproveitar para visitá-los ainda em novembro pode ser uma oportunidade única de  ver o Natal em Nova York tomar forma antes que a cidade fique lotada demais.

Outra atração para entrar no clima do Natal durante uma viagem para NY ainda em novembro é o "Christmas Spectacular Starring the Radio City Rockettes", espetáculo que durará de 8 de novembro a 5 de janeiro.

A produção, segundo a NYC & Company, organização oficial de promoção turística da cidade, dará aos espectadores a oportunidade de ver de perto as Rockettes, uma tradicional companhia de dança americana famosa pelos seus passos sincronizados e trajes muito bem elaborados.

2. Gramado, Rio Grande do Sul

Pinheiros decorados na Av. Borges de Medeiros, em Gramado arrow-options
shutterstock
O Tannembaumfest do Natal Luz leva o espírito natalino para Gramado pela decoração dos pinheiros na avenida principal

Em Gramado, o espírito natalino já tomou conta da cidade desde 24 de outubro com o Natal Luz. O festival, que vai até o dia 12 de janeiro de 2020, traz musicais, shows de luz, desfiles e até mesmo uma Vila de Natal para os principais pontos turísticos da cidade.

Um dos destaques das festas de final de ano em Gramado é o Tannenbaumfest, no qual os turistas e cidadãos de Gramado se reúnem, junto às empresas, hotéis e restaurantes para enfeitar os pinheiros na Av. Borges de Medeiros, via que corta a cidade de norte a sul.

Mas nem todos os eventos do Natal Luz são abertos ao público: para os principais espetáculos, como o Show do Lago Illumination, o musical “A Lenda do Bosque de Natal” e o desfile “A Magia do Noel”, é preciso comprar um ingresso no site do evento .

Leia também: Veja o que não fazer em Gramado para ter uma viagem melhor

3. Campos do Jordão, São Paulo

Trenó e árvore de Natal decorada em Campos do Jordão arrow-options
shutterstock
O espírito natalino domina Campos do Jordão oficialmente em 15 de novembro, com o começo do Natal dos Sonhos

Já na parte paulista da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão deve entrar de vez no espírito natalino a partir de meados de novembro com o início do Natal dos Sonhos.

O evento, organizado pela fundação Lia Maria Aguiar em parceria com a prefeitura da cidade, traz a temática natalina para os principais pontos turísticos da Suíça brasileira, como o Portal da Cidade e a Praça do Capivari.

Segundo o site oficial da instituição, para dar o pontapé inicial ao Natal dos Sonhos, a cidade fará a tradicional cerimônia de acender as luzes natalinas no dia 15 de novembro.  A partir daí, cada final de semana até o dia 24 de dezembro trará eventos especiais preparados pela instituição para imergir a cidade e seus visitantes nas festividades de Natal.

Leia também: 7 dicas do que não fazer em Campos do Jordão para evitar estresse na viagem

4. Tiradentes, Minas Gerais

Bola de Natal transparente no chão em frente à Igreja de Santo Antônio em Tiradentes arrow-options
Luiz Cesar
O Natal Iluminado deve levar 50 mil visitantes para as festas de final de ano em Tiradentes, no estado de Minas Gerais

Subindo o Brasil para o sudeste de Minas Gerais, a pequena cidade histórica de Tiradentes deve atrair até 50 mil pessoas (cerca de 6,5 vezes a sua população) com o seu Natal Iluminado, que começou no dia 1 de novembro.

De acordo com Marcus Barbosa, um dos organizadores do evento, a ideia inicial do evento já era fomentar e melhorar a qualidade do turismo na região, já que a cidade é uma das queridinhas dos brasileiros para as festas de final de ano.

Em 2019, o Natal Iluminado traz, até o dia 25 de dezembro, shows, espetáculos teatrais, cantadas natalinas e concertos de bandas e corais visitados para os turistas aproveitarem no Largo das Forras, um dos principais pontos turísticos de Tiradentes.

Leia também: 5 passeios para curtir em Tiradentes na sua próxima ida a Minas Gerais

5. Londres, Reino Unido

Decorações de Natal numa noite de novembro em Londres arrow-options
shutterstock
O espírito natalino já chegou a Londres, com diversas feiras e eventos dando cor à cidade em novembro

Por fim, a capital da Inglaterra também já está com um ar natalino. As ruas, praças e pontos turísticos da cidade já começam a ganhar as primeiras luzes de Natal, a exemplo da Oxford Street e do Covent Garden.

E, assim como Nova York, Londres tem seus próprios Holiday Markets e ringues de patinação no gelo. Um dos destaques da programação londrina, segundo o site do Visit London, é o Christmas in Leicester Square.

A partir do dia 8 de novembro, uma das mais famosas praças de Londres fica completamente enfeitada para as festas de final de ano, com luzes, quiosques e até espetáculos com cuspidores de fogo, malabaristas e engolidores de espadas.

Também neste dia é aberta ao público o "Winter at Southbank Centre", que transforma as margens sul do Tâmisa numa feira com lojinhas, luzes e árvores de natal e eventos para toda a família.

Leia também: Bar em Londres se tornará um hotel temático de uísque com 250 tipos da bebida

E para quem é fã de Harry Potter, o espírito natalino invade Hogwarts no dia 16 de novembro, quando o Warner Bros. Studio London realiza o Hogwarts in the Snow, um tour guiado pelos bastidores dos filmes. Nada mal para quem quer se adiantar e entrar no clima do Natal ainda em novembro.