Tamanho do texto

As sugestões de viagens rápidas partem de diversas capitais como Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Recife e Manaus

Algumas semanas são tão pesadas no trabalho que a proximidade do final de semana dá vontade de fazer uma viagem de bate e volta para renovar as energias, não é mesmo? E quando os destinos são de aventura, opções não faltam.

Leia também: Confira outros 05 destinos para um bate volta saindo das capitais do país

Se você só tem dois ou três dias de descanso é possível fazer um bate e volta aventureiro. Pepe Fiamoncini, influenciador digital, viajante e esportista em tempo integral, separou algumas dicas para turismo de aventura em alguns estados brasileiros, pensando na locomoção de carro, carona ou ônibus partindo das capitais.

Confira as dicas para  turismo de aventura em 2 ou 3 dias abaixo:

Carrancas (MG) – Partindo de Belo Horizonte

carrancas arrow-options
shutterstock
Carrancas é um dos diversos destinos de bate e volta que oferecem muitas cachoeiras

Carrancas fica a cerca de 286 quilômetros de Belo Horizonte, foi fundada em meio ao ciclo do ouro e hoje faz parte da Estrada Real . A cidade é conhecida por suas mais de 70 cachoeiras, muitas delas com fácil acesso e poços ideais para banho, e ainda possibilita passeios de bike ou caminhadas pela área verde.

Em um roteiro de três dias por Carrancas vale apreciar o melhor da culinária mineira e visitar alguns complexos de cachoeiras como Fumaça, Zilda e Vargem Grande. A cidade ainda é muito acolhedora e traz opções de turismo rural e contemplativo.

Prudentópolis (PR) – Partindo de Curitiba

prudentópolis arrow-options
Blog do Centro de Informações Turísticas de Prudentópolis-PR
Prudentópolis está a 204 km de Curitiba e tem as maiores cachoeiras do Brasil

Sabia que o Paraná abriga duas das maiores cachoeiras do Brasil? Prudentópolis é conhecida como a “Terra da Cachoeira Gigante” e entre elas estão a São Francisco e a São Sebastião. Ambas ficam no Parque Municipal São Francisco da Esperança e têm quedas que variam de 80 a quase 200 metros de altura.

Leia também: Veja os 05 melhores pontos de observação de animais marinhos no Brasil

Esse é um destino bem peculiar e pouco falado que fica a apenas 204 km de Curitiba. Nesses três dias de roteiro, vale fazer trilha, visitar cachoeiras e aproveitar o clima de interior da cidade.

Bonito (PE) – Partindo de Recife

ecoparque arrow-options
reprodução/ bonito ecoparque
Em Bonito você tem a oportunidade de visitar o Ecoparque e praticar rapel, tirolesa e arvorismo

E quem acha que Pernambuco só tem praia é porque não conhece a cidade de Bonito, que aposta no ecoturismo. Distante apenas 140 km de Recife, a cidade é famosa pelas cachoeiras e é uma das maravilhas do Estado pernambucano.

Aproveitando a alta temperatura do Estado, vale a pena usar o roteiro rápido para acampar e conhecer o Poço Dantas, ideal para banho, e até mesmo a cachoeira Véu da Noiva, que tem opção de rapel para os mais aventureiros.

Ainda na cidade, tem a opção de fazer tirolesa, caminhada e trilhas. Não deixe de visitar a Cachoeira Barra Azul e Pedra Redonda.

Presidente Figueiredo (AM) – Partindo de Manaus

presidente figueiredo arrow-options
shutterstock
Presidente Figueiredo é pura adrenalina e aventura na Mata Atlântica e é um bate e volta incrível de Manaus

A 128 km de Manaus, o contato com a natureza em Presidente Figueiredo vai garantir uma viagem deliciosa nesses três dias. Um dos principais destinos de ecoturismo próximo a capital amazonense, o local aposta no contato com a selva, já que faz parte da Floresta Amazônica.

Conhecida como "Terra da Cachoeira", o viajante pode aproveitar banhos nas quedas d'água e  visita a grutas e cavernas na cidade. As mais famosas são a caverna Maroaga e a gruta da Judeia.

Os principais atrativos com infraestrutura completa, contemplam, a Cachoeira do Berro D´Água, Cachoeira dos Pássaros, Parque do Urubuí e Complexo Turístico Iracema Falls.

Alto Paraíso (GO) – Partindo de Brasília

alto paraíso arrow-options
shutterstock
Alto Paraíso, em Goiás, é o último dos cinco destinos de bate e volta para aventuras no Brasil

Conhecida por ser a porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso é uma cidade mística e especial, principalmente pela energia e natureza que a cerca. A apenas 240 km de distância de Brasília, a cidade possui opções para aventura e apreciação da natureza.

Leia também: Confira destinos de bate e volta no Nordeste e onde se hospedar

Reserve um tempo para ir às cachoeiras Loquinhas, Almécegas, São Bento, Anjos e Arcanjos, Cristais e Poço Encantado. Talvez o bate e volta de três dias não seja suficiente para conhecer tudo, mas pode aproveitar os principais atrativos. Na região, além de muitas trilhas com paisagens deslumbrantes, a prática de esportes como tirolesa e rapel também são bem-vindas.