Em Cabuya, na Costa Rica, é possível visitar uma ilha envolta em mistérios
Wikimedia Commons
Em Cabuya, na Costa Rica, é possível visitar uma ilha envolta em mistérios


A península de Nicoya, na Costa Rica , é conhecida por ser uma “zona azul”. São chamados assim lugares com uma quantidade considerável de pessoas centenárias. A empresa Blue Zones cataloga essas áreas desde os anos 2000, divulgando-as em livros, filmes e documentários — o que trouxe certa fama à península.

Em Nicoya, a vida é sentida de maneira diferente, mas há uma ilha na região que se destaca não pela vida, mas pela morte.

Por meio da península é possível visitar Cabuya, uma praia que pode não entrar nos roteiros turísticos de muitos visitantes. Seu maior atrativo é, na verdade, uma ilha que fica em frente à praia, de mesmo nome. A ilha é famosa por abrigar apenas um cemitério, e nada mais.

A história de Cabuya

Conta-se que, desde o século 18, os indígenas que descendem do antigo Reino de Nicoya, nação pré-colombiana que viveu na Costa Rica entre 800 d.C até a chegada dos espanhóis no século 16, usavam a ilha para rituais fúnebres.

Há também uma lenda que diz que pescadores, há cerca de 100 anos, enterraram um corpo que não conseguiram identificar na ilha de Cabuya. Foi a partir daí que, segundo a lenda, a ilha passou a ser usada como cemitério. O pórtico da entrada não deixa dúvidas quanto à natureza da ilha.

A vista panôramica da ilha permite ver a espécie de 'portal' que anuncia o cemitério, e toda a extensão do local
Reprodução/Instagram
A vista panôramica da ilha permite ver a espécie de 'portal' que anuncia o cemitério, e toda a extensão do local

É possível chegar a Cabuya de barco, em passeios de caiaque e também a pé, em períodos de maré baixa, em um caminho incômodo e recheado de cascalhos. Cachorros podem ser vistos na ilha, que também abriga macacos, pelicanos, iguanas e águias, que passeiam sempre por lá.

Durante a noite, é possível ouvir sons misteriosos ao visitar a ilha. As origens desses sons também são contadas em lendas pelos locais. Playa Grande, em Montezuma, que fica ao lado de Nicoya, também é rodeada de mistérios, já que ali também existia um cemitério indígena.


Os túmulos em Cabuya são bastante variados, apesar de simples. Um deles, por exemplo, tem a escultura de um punho junto a uma hélice de avião. Flores, conchas e pedras arranjadas indicam que os habitantes visitam regularmente o cemitério, preservando as sepulturas de seus entes queridos.

Segundo o site local "Q Costa Rica", a península de Cabuya merece atenção dos turistas que passarem pela cidade de Montezuma, e não só daqueles que gostam de visitar lugares excêntricos e envoltos de lendas urbanas. O local recentemente vem ganhando restaurantes focados em frutos do mar, que estão sempre frescos e são retirados da própria região.


Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!