O hostel “Ô de Casa Hostel Bar”, na cidade de São Paulo , foi um dos destaques do “Hoscars 2024”. O chamado “Oscar dos Albergues” é realizado pela empresa Hostelworld, especializada em acomodações do gênero. A acomodação ganhou o primeiro lugar em três categorias diferentes da premiação.
A premiação é considerada tradicional do segmento, e premia hostels com base nas avaliações dos usuários, que precisam ter se hospedado nos estabelecimentos para avaliá-los.
O prêmio é dividido em 12 categorias:
- Viagem Responsável
- Melhor Hostel Pequeno
- Melhor Hostel Médio
- Melhor Hostel Grande
- Melhor Hostel Extra Grande
- Melhor Hostel por País
- Hostel Mais Popular
- Melhor Hostel por Continente
- Melhor Hostel Novo
- Melhor Hostel Social
- Melhor Hostel Para Viajantes Solo
- Melhor Cadeia de Hostels
Cada uma das categorias é dividida por continente, exceto Viagem Responsável. Em algumas delas, são apresentados os três mais votados, enquanto em outras a Hostelworld prefere mostrar apenas o vencedor.
Localizado na Vila Madalena, o “Ô de Casa” se destacou como o melhor hostel brasileiro, o melhor hostel sul-americano de médio porte e o melhor hostel americano na categoria “Social” — esta que destaca o lado social dos albergues, como a oportunidade de interagir e conhecer pessoas novas no local.
O hostel brasileiro já ganhou como o melhor do Brasil no “Hoscars” de 2019, e alcançou o 2º lugar entre os melhores da América do Sul na premiação realizada em 2020.
O hostel, fundado pelos irmãos Marina e Pedro Moretti em 2017, passou por uma ampliação no fim do ano passado, e aumentou em 40% sua capacidade de hospedagem: são 140 camas entre quartos individuais e compartilhados.
A decoração do albergue é marcada por cores fortes, e plantas também fazem parte do cenário do estabelecimento, além de redes espalhadas por todos os corredores. O texto de apresentação do Hostelworld o define como "um oásis no meio da cidade".
A casa também possui uma piscina, que funciona como grande ponto de encontro entre os hóspedes em dias de calor. O albergue também tem bar próprio, o que favorece a realização de festas que são muito bem-vindas para aqueles que procuram diversão, além de um lugar para descanso.
Outro representante brasileiro na lista do “Oscar dos albergues” é o Selina Lapa Rio de Janeiro , localizado na Lapa. O hostel traz grandes diferenças em relação ao “Ô de Casa”, e a primeira dá conta da acomodação ser apenas uma franquia entre 102 unidades espalhadas por 21 países.
O Selina Lapa Rio de Janeiro é enorme, e por isso ganhou destaque na categoria Melhor Hostel Extra Grande. O hostel de mais de 100 quartos ficou em segundo lugar entre os hostels da América do Sul, perdendo apenas para o Hostal Providencia, em Santiago , no Chile.
A rede de albergues, que foi fundada no Panamá , ganhou notoriedade por ter diferentes estilos de quartos, desde os privativos com banheiro a quartos compartilhados tamanho “família” com mais de oito camas e um banheiro compartilhado.
Localizado no antigo estabelecimento do Grande Hotel Bragança, construído nos primeiros anos do século 20, o hostel tem um espaço de coworking dedicado e que permite encontros entre hóspedes e não-hóspedes, além de um bar e um espaço criado para festas e shows musicais na cobertura.