Dicas de viagem: se quiser ser bem servido após o almoço, espere os comissários de bordo terminarem suas refeições
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Dicas de viagem: se quiser ser bem servido após o almoço, espere os comissários de bordo terminarem suas refeições

Sempre que vamos embarcar em uma viagem, somos recebidos com um ''olá" de um  comissário de bordo. A ação, embora à primeira vista seja apenas uma formalidade e um gesto de educação, possui um propósito muito maior para a viagem.

No TikTok, a comissária de bordo e influencer Miva compartilhou o porquê de sempre sermos cumprimentados assim que entramos no avião. "Você sabia que sua comissária de bordo cumprimenta você não apenas por educação, mas também... para verificar se você está bêbado ou doente demais para voar?".

A postagem do dia 23 de março conta com mais de 12 milhões de visualizações e explica o processo para identificar e prevenir possíveis problemas no voo. Segundo ela, com o gesto de receber os passageiros, é feito uma análise dos clientes para conseguir saber quem poderia ajudar em uma eventual urgência.

Ao jornal norte-americano NewsWeek, a ex-comissária de bordo da SAS (Scandinavian Airlines) Josephine Remo Finderup afirmou: "Sim, os comissários de bordo são treinados para identificar sinais de que os passageiros não estão aptos para voar. Atos como andar instável, fala arrastada e falta de vontade de fazer contato visual, são alguns pontos analisados."

Dessa maneira, caso um passageiro consiga chegar até o avião, mesmo estando embriagado, a equipe de bordo conseguirá identificá-lo. Assim que entendido que a pessoa não está apta a voar, ela é informada e retirada da aeronave. A informação é dada de maneira cautelosa e sem alarde, para evitar maior confusão com outros passageiros.

"Se a discussão com o passageiro aumentar, as autoridades serão avisadas. Os agentes do portão são treinados para evitar situações de escalada e quando [é necessário] chamar as autoridades”, afirmou.

Há casos em que o passageiro acaba passando despercebido, seja ele alcoolizado ou gravemente doente. No primeiro caso, os comissários trabalham para parar de oferecer bebidas ao passageiro e mantê-lo calmo, sem alarde. Já em casos de doenças, o piloto é avisado para entender se precisará desviar o caminho por conta de um caso de emergência. 

Sobre os passageiros aptos para ajudar em uma emergência, Josephine continua: "Isso se baseia em sentimentos pessoais sobre o caráter e a força corporal de uma pessoa. Você está procurando alguém em quem você confia, que manterá a calma em caso de emergência e que siga as instruções."

"Além disso, você está procurando alguém com um físico forte que possa bloquear o caminho de outros passageiros, se necessário”, acrescentou ela.

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