Preta Gil, Rafa Brites e Felipe Andreoli na Dinamarca
Reprodução/Instagram 04.04.2023
Preta Gil, Rafa Brites e Felipe Andreoli na Dinamarca

A Dinamarca, o menor dos países nórdicos - grupo que inclui ainda Finlândia , Islândia , Noruega  e Suécia  -, é formada por uma península, a Jutlândia, e uma infinidade de pequenas ilhas.

Foi desse território pequeno, com aproximadamente 42 km², que os vikings saíram, a partir do século 11, para aterrorizar toda a Europa. Em seus tempos de glória, a Dinamarca chegou a dominar todo o norte da Alemanha, a Suécia e a Noruega.

Hoje o país guarda memórias e paisagens lindas que atraem turistas de todo o mundo, incluindo os brasileiros, como a cantora Preta Gil e o casal Rafa Brites e Felipe Andreoli, que já estiveram no território.

Copenhagen, é a principal porta de entrada do país e é o local onde abriga as principais atrações turísticas da Dinamarca.


O que fazer em Copenhagen?


Na Zelândia, a maior das ilhas do país, fica a porta de entrada para o território, a  capital Copenhagen, que foi fundada na Idade Média à beira do mar Báltico e que concentra hoje a maior parte da população dinamarquesa.

Um dos pontos turísticos mais tradicionais é a rua Nyhavn com suas casas antigas e coloridas.

Há no local ainda um famoso canal que traz mais encantamento para a região. É uma ótima pedida para admirar a linda paisagem ao pôr do sol, que pode ser aproveitado em diversos cafés e restaurantes que margeiam as águas e a rua.

As casas coloridas e o rio que margeia a rua Nyhavn, em Copenhagen, na Dinamarca
Reprodução/Instagram 04.04.2023
As casas coloridas e o rio que margeia a rua Nyhavn, em Copenhagen, na Dinamarca


Outro passeio imperdível na capital é visitar os Jardins Tivoli. O complexo de parque de diversões atrai todas as idades e é uma atividade muito especial para se fazer em família.

O local foi inaugurado em 1843 é o segundo parque de diversões mais antigo em funcionamento no mundo. O primeiro, o Dyrehavsbakken, também é dinamarquês e está localizado em Klampenborg, um subúrbio de Copenhagen.

Este foi inaugurado há 440 anos, em 1583, e é a segunda atração mais visitada da capital, perdendo apenas para o Tivoli.


Além dos brinquedos radicais, como o Golden Tower - uma queda livre a 60 metros de altura; o The Mine - a montanha-russa mais antiga do parque, feita inteiramente de madeira; e o Demon - outra montanha-russa, caracterizada com elementos do Império Chinês, o Tivoli também é conhecido por ter réplicas de edifícios e construções típicas de culturas ao redor do mundo, como um palácio árabe e até mesmo uma fragata.

Quem quiser estender um pouco a viagem é possível conhecer outras regiões encantadoras da Dinamarca, para além da capital, como cidades históricas. Odense, o terceiro maior município dinamarquês, é um exemplo. O local é a origem do famoso poeta e escritor Hans Christian Andersen.

Há, inclusive, um museu dedicado a contar a história do criador de fábulas mundialmente conhecidas como "O Patinho Feio" e "A Pequena Sereira" - personagem esta que ganhou uma estátua em bronze esculpida em 1913, que se tornou um dos principais pontos turísticos em Copenhagen.

Odense ainda é conhecida por suas ruas de pedra, construções medievais, museus e por abrigar castelos, como o de Egeskov.

O Castelo de Egeskov da Dinamarca
Reprodução/Instagram 04.04.2023
O Castelo de Egeskov da Dinamarca

Por falar em castelos, a Dinamarca abriga inúmeros deles. O mais conhecidos são os Palácios de Christiansborg - prédio sede do Parlamento Dinamarquês (Folketinget), além de escritório do Primeiro Ministro e da Suprema Corte da Dinamarca, o que o transforma na única construção do mundo que abriga os três poderes simultaneamente -, e Amalienborg - residência oficial de inverno da família real dinamarquesa - em Copenhague; o Palácio de Frederiksborg, em Hillerod - o maior palácio da Escandinávia; e o famoso castelo Kronborg, que foi usado como cenário de "Hamlet", localizado na cidade de Helsingor.

Quando ir à Dinamarca?

O clima no país é temperado e não tão frio como se presume, contudo, na maior parte do ano o céu estará nublado e pode ocorrer chuvas repentinas no final da tarde.

A primavera e o verão são as estações que há mais chances de dias ensolarados e menos chuvas, então para o turista que gosta de calor, são boas épocas do ano para visitar o país escandinavo.

Quem procura por economia, o inverno e o outono vão ofertar boas condições de hospedagens e serviços, especialmente em Copenhagen. 






Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!