Islândia: 9 curiosidades impresionantes sobre o país

História

A Islândia é a segunda maior ilha da Europa, com aproximadamente 360 mil habitantes. O país, do mesmo modo que as ilhas vizinhas, formaram-se devido à forte atividade vulcânica da região.

Unsplash

Parlamento

O parlamento islândes, localizado na capital do país, Reykjavik, foi fundado no ano de 930 e permanece em atividade até hoje. Por isso, é considerado o mais antigo da humanidade.

Unsplash

Quando visitar

No verão, o país apresenta temperaturas amenas e pode chegar a ter 20 horas de sol por dia. O inverno possui temperaturas bem baixas e céu mais escuro, ideal para quem procura pela Aurora Boreal.

Unsplash

Tudo em família

Como a população da ilha é pequena, não é incomum que as pessoas possuam algum grau de parentesco umas com as outras.

Unsplash

Islendinabok

Relacionado ao item anterior, existe um site no país, o Islendinabok, que organiza a genealogia dos islandeses. Recomenda-se a consulta dele para evitar que meio irmãos, por exemplo, se casem.

Unsplash

Não possuem sobrenome

Os homens utilizam o nome do pai ou da mãe e adicionam a palavra "son". Já as mulheres, a palavra "dóttir".

Unsplash

Um dos povos mais felizes do mundo

A Islândia é um país com uma das maiores taxas de alfabetização do mundo, além da grande igualdade social. Lá, todos frequentam as mesmas escolas e hospitais, não importando a ocupação profissional.

Unsplash

Gêiser

São fontes termais que lançam jatos de água ou vapor no ar. Bastante comuns na ilha, possuem intensa atividade. Strokkur é o mais famoso e explode em intervalos menores que cinco minutos.

Unsplash

País de escritores

Na Islândia, um em cada dez habitantes já publicou um livro. Desde pequenas, as crianças são incentivadas a cultivar o hábido da leitura e escrita.

Unsplash