As apresentadoras Glória Maria e Angélica na Noruega
Divulgação/ TV Globo | Reprodução/ Instagram
As apresentadoras Glória Maria e Angélica na Noruega

A Noruega é um país pequeno, mas repleto de atividades para fazer, especialmente para quem procura destinos com muitas opções conectadas à natureza. A grande "cereja do bolo" são as famosas auroras boreais, além de fiordes, trilhas, estações de esqui, e observação de animais como baleias e ursos polares.

Embora a luz do dia possa ser limitada durante os meses de inverno, visitar o país em qualquer época do ano, com toda a certeza, irá trazer belas memórias. O visitante ainda terá a oportunidade de explorar um país que une diferentes destinos em um único local. 

A capital viking Trondheim reflete a história a Noruega, já Bergen encanta com suas casas de madeira coloridas. Oslo, a capital, respira juventudade, modernidade e é o melhor local para provar a gastronomia norueguesa. Vamos trabalhar as maravilhas da capital ao longo do texto.

A saudosa Glória Maria , em meio às suas inúmeras viagens, passou por Oslo, assim como a apresentadora Angélica, que foi com a família ao destino.


O que fazer em Oslo?

A capital Oslo , um dos principais e mais tradicionais destinos da Noruega para se visitar, mantém características tradicionais escandinavas, com toques de urbanismo moderno, trazendo frescor para a história da cidade. Passear a pé pelo centro da cidade já é garantia de um dia inesquecível. 

Localizada ao sudeste do país, a cidade costeira é repleta de vegetação natural e atividades ao ar livre, assim como muitos passeios culturais e uma gastronomia intensa especializada em frutos do mar.

Para os amantes da música clássica, a Ópera de Oslo é o local perfeito. Com design moderno, a casa de espetáculos se destaca pelo seu design que lembra iceberg. Ainda é possível visitar o topo do edifício e admirar a vista que dá para os fiordes de Oslo.

A Fortaleza de Akershus, do século 13, é o destino perfeito para quem quer respirar a história norueguesa. No local ainda há um castelo renascentista que foi o lar de muitos reis e rainhas no passado.

O local é mais um espaço de onde é possível admirar os característicos fiordes de Oslo. O melhor é que a entrada à Fortaleza é totalmente gratuita.

Mais uma atividade na capital norueguesa ideal para quem busca conhecer mais da história do país escandinavo é o Norsk Folkemuseum (Museu Norueguês da História Cultural).

Este museu ao ar livre, que conta com mais de 150 edifícios caracterizados com elementos do passado norueguês, é uma atividade que combina entretenimento, educação e história, e é uma ótima opção para quem busca um passeio que inclua crianças. 


O Museu Viking é mais um convite ao passado e cultura tradicional da Noruega. Este museu abriga os navios vikings mais bem preservados do mundo, e muitos deles são do século 9.

Nele também está abrigado o maior navio funerário viking do mundo. Também estão expostos uma série de barcos e carroças que são originalmente da Idade Média.

Outro destino relacionado às navegações norueguesas está localizado na enseada de Bygdøy. O Museu Kon-Tiki se dedica à memória do navegador Thor Heyerdahl.

O explorador norueguês se tornou famoso por suas expedições ousadas de jangada pelos maiores oceanos do mundo. Ele cruzou o Pacífico em 1947 de Kon-Tiki, uma jangada feita de madeira de balsa.

No local, os visitantes podem admirar jangadas artesanais e maquetes de embarcações que Heyerdahl construiu ao redor do mundo.


Já para quem busca um destino que une arte e natureza, o Parque Vigeland é a pedida. Considerado o maior parque de esculturas do mundo, o local abriga mais de 200 esculturas feitas pelo artista plástico Gustav Vigeland. 

As obras em tamanho natural, distribuídas no parque verde de mais de 300 mil m² são produzidas em bronze, ferro forjado e granito, o que torna o espaço um dos lugares mais icônicos de toda Oslo.

As peças retratam as fases da vida desde o nascimento, com esculturas de bebês, até a velhice, com representações de idosos, e também a morte. Além da ordem cronológica da vida, as esculturas também retratam os sentimentos e angústias fazendo com que todos que veem as peças se relacionem.

Crianças brincando ou chorando, casais apaixonados, pais angustiados, famílias reunidas, tristeza e felicidade são algumas das situações retratadas.

A escultura mais antiga do parque é uma fonte d'água que originou os trabalhos de Gustav Vigeland. Ao redor da fonte há peças que representam árvores e pessoas em diferentes estágios da vida.

Há ainda um monólito, de mais de 17 metros, com 121 figuras humanas entrelaçadas, esculpidas em um só bloco de pedra. A obra pesa mais de 180 toneladas e levou cinco anos para ser finalizada.

A fonte d'água no Vigeland Park, em Oslo
Reprodução/ Instagram 24.03.2023
A fonte d'água no Vigeland Park, em Oslo

O que fazer fora de Oslo?


Para além de Oslo, há outros passeios que são importantes estar no roteiro de viagem quando se visita a Noruega . Um deles é não perder o espetáculo da natureza: a Aurora Boreal.

Localizada no norte da Noruega, a maior cidade da região, Tromso, é o destino perfeito para capturar o fenômeno, além de outras manifestações da natureza, como a observação de baleias e a luz do sol da meia-noite.

A melhor época do ano para ter a chance de assistir o espetáculo natural é no inverno norueguês (entre dezembro e março) e, além de Tromso, é possível ver as auroras, especialmente, nas Ilhas Lofoten ou Svalbard.

Lembrando que mesmo na melhor época do ano e com as melhores condições, não necessariamente será possível assistir a Aurora Boreal. É uma experiência que demanda paciência, então o ideal é permanecer, ao menos, de três a quatro noites nos locais.

Aurora Boreal vista da cidade de Tromso
Visit Norway
Aurora Boreal vista da cidade de Tromso

Visitar o Fiorde de Geiranger (Geirangerfjord) é outra atividade que, com toda a certeza, deve estar na lista de atividades para se fazer fora de Oslo, uma vez que ele é considerado um dos mais belos fiordes do mundo e foi eleito Patrimônio Mundial da Unesco, juntamente com o vizinho Næroyfjord.

O Geirangerfjord oferece paisagens impactante, como a Seven Sisters, cachoeira com sete riachos separados, sendo o mais alto com 250 metros.

Muitos navios de cruzeiro e passeios turísticos passam pelo fiorde, devido à imponente beleza, especialmente durante os meses de verão.

Quando ir à Noruega? 

O verão norueguês, de junho a agosto, é o melhor período para aproveitar o sol da meia-noite, uma vez que na época do ano, os dias são mais longos e, devido à estação, consequentemente mais quentes.

Contudo, as temperaturas no norte permanecem baixas, em torno de 11°C, enquanto no sul, elas podem atingir 20ºC. Entre setembro e novembro, no outono, as noites são mais frescas e o céu de Oslo se transforma.

Os tons verdes são substituídos por amarelo, laranja e vermelho, e é nesta época que começam a cair os primeiros flocos de neve, deixando a paisagem linda. Já o inverno é um período considerado mágico nas terras escandinavas.

São meses muito frios e mais escuros, e visitantes do polo sul que não estão acostumados podem ter dificuldade de se adaptar, mas outros fenômenos compensam, como a neve farta e a possibilidade de assistir às Auroras Boreais.

As temperaturas caem para uma média de -3 ou -4°C, tanto na capital quanto no norte, então é um período para caprichar nas roupas de frio.

Já março, abril e maio, os meses da primavera, são perfeitos para admirar as belezas, tanto da capital Oslo como de todo o país. A neve vai se derretendo e com isso cachoeiras, lagos e rios começam a enchem, se tornando atrações imperdíveis do período.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!