10 tipos de intercâmbio para quem quer melhorar o idioma

1. Intercâmbio de idiomas

Um dos mais procurados. São cursos de idiomas com duração mínima de duas semanas que estão disponíveis nos mais diversos países ao redor do mundo.

Dariusz Sankowski / Unsplash

2. Intercâmbio de Ensino Médio

O intercâmbio de High School é mais voltado para jovens entre 14 e 18 anos que queiram cursar um semestre ou um ano de seu ensino médio no exterior. Esse intercâmbio é muito imersivo, pois você estará frequentando a escola todos os dias.

andreea petruti / unsplash

3. Intercâmbio de idiomas + atividades extras

Esse é para quem pretende alinhar alguma atividade com os estudos de um idioma. Você pode escolher entre aulas de artes, fotografia, teatro, yoga, culinária, dança, esportes, entre muitas outras e aprender por meio dessas atividades.

echo grid / unsplash

4. Intercâmbio Au Pair

Bastante escolhido entre jovens de 18 a 26 anos, o Au Pair é um programa de trabalho remunerado como babá, regulamentado pelo governo e em geral oferecido para mulheres em casas de família (mas algumas agências já estão aceitando candidatos homens).

Layla Oliveira

5) Intercâmbio com trabalho voluntário

Nesse tipo de intercâmbio, você não estará estudando formalmente, mas poderá aprender o idioma com as atividades que estiver exercendo que pode envolver ajudar crianças, idosos, comunidades carentes entre outros.

Divulgação

6. Intercâmbio durante a graduação

Esse tipo de programa envolve estudantes universitários que queiram cursar o ensino superior no exterior. Para participar, é preciso comprovar seu domínio da língua por meio de um exame como TOEFL, IELTS, entre outros.

Steven Lewis / Unsplash

7. Intercâmbio em pós-graduação ou extensão universitária

Especialização, mestrado, doutorado ou MBA também são possíveis em intercâmbio. Além de obter conhecimentos em relação à sua área profissional e acadêmica, você adquire uma fluência no idioma.

Christie Kim / Unsplash

8. Intercâmbio para estágio ou trainee

Para esse tipo de módulo, você tem que ter conhecimento da sua área de atuação no país escolhido e quais empresas estão abertas para esse tipo de vaga. Em um intercâmbio como esse, você treina a fluência no idioma, melhora seu currículo e pode receber muitas oportunidades de trabalho.

Glenn Carstens-Peters/Unsplash

9. Intercâmbio de estudo e trabalho

Se você pretende trabalhar e estudar, o programa work and travel é uma boa opção. Mas é preciso se informar sobre quais países permitem isso.

shutterstock

10) Intercâmbio para terceira idade 50+

O intercâmbio para a terceira idade é um programa adaptado para pessoas acima de 50 anos, são geralmente feitos excursões e passeios em grupo para conhecer mais sobre a cultura do local. Assim o viajante tem a possibilidade de estudar em um novo idioma durante as férias, com atividades culturais e de entretenimento.

Reprodução/Pixabay