5 erros para não cometer no intercâmbio

Um intercâmbio é uma ótima experiência para o crescimento pessoal, profissional ou acadêmico, mas existem certos erros que podem prejudicá-lo.

Falar seu idioma nativo

Segundo Arleth Bandera, CEO da Eagle Intercâmbio, ficar preso no idioma nativo pode atrasar novos aprendizados. "Se o foco é aprender e aperfeiçoar outro idioma, sair da zona de conforto é o primeiro passo. Converse com os nativos, tente entender as placas, os cardápios, o principal é praticar”, explica.

echo grid / unsplash

Ficar preso na cultura

“Sabemos que uma das partes mais legais, e particularmente a minha favorita, é a troca de culturas. Na prática podemos ficar presos à nossa e deixar de experimentar situações incríveis da cultura local. Não economize atenção na hora de observar os detalhes e se jogue nessa rica troca de conhecimento”, afirma a especialista.

andreea petruti / unsplash

Fazer amizades apenas com outros brasileiros

Arleth destaca que fazer amizades apenas com pessoas do seu país pode ser mais confortável, mas o intercâmbio é feito justamente para conhecer novas pessoas. "Busque fazer amizades de todos os cantos do mundo, o maior mix de nacionalidades que você conseguir", pontua.

mesut kaya / unsplash

Visitar apenas lugares turísticos

Conversar com a população local a fim de descobrir locais fora do comum é um ótimo passo para se aprofundar naquela cultura, afirma Arleth. "É claro que visitar os pontos turísticos faz parte de toda viagem, mas quando se trata de um intercâmbio, no qual você tem mais tempo para conhecer a cidade, não se apegue apenas a isso”, destaca.

Marco López/Unsplash

Deixar as coisas para depois

A especialista também orienta que os intercambistas não deixem de realizar nenhuma atividade no momento que desejarem. “Um erro que também é supercomum entre os intercambistas é muita das vezes deixar as coisas para depois, achando que retornará naquele local. Quer entrar naquele lugar? Entre. Quer comer aquela comida? Coma. Quer comprar aquele objeto? Compre", conclui Arleth.

Caroline Selfors / Unsplash