Brasileiros em Portugal
Portugal é um dos principais destinos dos brasileiros que desejam morar em outro país. A proximidade com a cultura e a língua favorecem para que estrangeiros encontrem ótimas oportunidades de emprego e estudos.
Acordo entre Brasil e Portugal permite que jovens brasileiros entrem em universidades portuguesas por meio do exame
Portugal é um dos principais destinos dos brasileiros que desejam morar em outro país. A proximidade com a cultura e a língua favorecem para que estrangeiros encontrem ótimas oportunidades de emprego e estudos.
Desde 2014, em virtude de uma mudança na legislação portuguesa, a justiça regulamentou o estatuto do estudante internacional em Portugal. Por isso, foi travado um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), permitido aos brasileiros entrarem no ensino superior do país europeu com a nota do ENEM.
Mesmo com a entrada em universidades portuguesas facilitada com o acordo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o processo. Por isso, o blogueiro Higor Cerqueira, que possui um projeto somente sobre o assunto, oferece algumas dicas para os estudantes interessados.
“Não existe um manual, uma receita pronta para ingressar nas instituições de ensino portuguesas. De acordo com o Estatuto do Estudante Internacional, cada faculdade tem a autonomia para coordenar o próprio processo de ingresso dos estudantes internacionais", diz.
Segundo Higor, cada universidade possui a própria lista de documentos, um calendário e tipos de autenticações exigidas. Por isso, é preciso definir qual faculdade melhor se enquadra aos desejos do aluno e buscar sobre as normas de ingresso da instituição.
Se o estudante já realizou a prova em diferentes anos, pode escolher as notas em que obteve maior desempenho. As edições permitidas também variam de acordo com o edital escolhido. "Existem faculdades que aceitam somente as notas de exames realizados em até 5 anos retroativos, já outras apenas em até 3 anos", explica Higor.
No entanto, quem deseja se candidatar a uma universidade portuguesa, deve estar ciente que o sistema de ensino europeu é diferente do brasileiro. As aulas começam em setembro, então algumas inscrições se iniciam em janeiro.