Saiba onde fazer intercâmbio com base no que quer estudar

Ter em mente o que se quer aprender pode facilitar na hora de escolher o país para fazer o intercâmbio; veja algumas dicas

Foto: shutterstock
Já sabe o que vai estudar? Veja qual cidade no mundo combina com o curso desejado

A decisão de fazer intercâmbio requer escolhas certeiras e muito planejamento. Saber para qual destino ir é uma das etapas mais importantes e mais desafiadoras, já que há uma forte pressão para escolher o melhor local para ir. Às vezes, o melhor critério para escolher a  melhor cidade para fazer o intercâmbio é usar como base o que se quer estudar.

Ao ter em mente a graduação desejada, pode ser muito mais simples escolher o país e a cidade onde fazer o intercâmbio. Isso por si só já é capaz de afunilar bem as opções. Também pode ser levado em conta as universidades presentes no local, oportunidades de trabalho, a cultura local e as oportunidades de emprego que podem surgir em determinada localidade.

Com base em informações da empresa britânica Quacquarelli Symonds, importante órgão internacional responsável por avaliação de universidades e destinos para estudantes, o iG Turismo montou uma lista com os melhores lugares para fazer intercâmbio com base em áreas de atuação e aprendizado diferentes.

Artes e Design - Londres, Inglaterra

Foto: Unsplash
Londres, Inglaterra

A Royal College of Art e a Universidade de Londres são, respectivamente, a primeira e a segunda melhores universidades para se cursar arte e design no mundo, segundo a avaliação da Quacquarelli Symonds. De comunicação e moda até teatro, design gráfico e design de interiores, Londres é uma grande possibilidade para quem quer se especializar no ramo.

A atmosfera da cidade é apaixonante para qualquer entusiasta de arte, já que Londres é considerada um museu a céu aberto por sua diversidade estética, pela quantidade de museus e pela multiculturalidade da cidade. Outro ponto importante é a proximidade com outros países da Europa, o que dá ao estudante a chance de explorar os acervos artísticos e a cultura de países vizinhos. Por fim, a cidade foi eleita como a melhor para se fazer intercâmbio em 2022.

Cinema - Los Angeles, Estados Unidos

Foto: Unsplash
Los Angeles, Estados Unidos

Tem cidade melhor para aprender a fazer filmes do que a própria Hollywood? Desde os eventos cinematográficos até os centros de aprendizado especializados, Los Angeles tem tudo o que um estudante de cinema pode precisar para se especializar em todas as etapas de realização de um filme. Isso sem contar os diversos museus sobre o tema e lugares icônicos que foram marcante dentro das telas.

Entre as universidades disponíveis para cursar cinema em Los Angeles estão a American Film Institute (AFI), que cobre desde cinematografia até direção de arte e edição; a UCLA School of Theater, Film and Television, que também foca nas linguagens de teatro e televisão; e a University of Southern California, considerada a mais importante escola de cinema do mundo (e onde George Lucas se formou).

Arquitetura - Milão, Itália

Foto: shutterstock
Milão, Itália

A universidade pública de Milão, também conhecida como Politécnico de Milão, é uma das melhores instituições do mundo para aprender arquitetura. A faculdade foi fundada no século 17 e conta com mais de 45 mil alunos, sendo bastante disputada também para as áreas de engenharia e design. A universidade também fica perto de cidades como Cremona, Piacenza, Mantova e Lecco.

Milão também é um colírio para os olhos por mesclar diversos estilos arquitetônicos, construções históricas e ser uma cidade com muita cultura e alta gastronomia. Aliás, a cidade recebe anualmente um dos mais importantes eventos do calendário de design e arquitetura: a Semana de Design de Milão.

Política - Paris, França

Foto: Unsplash
França, Paris

A cidade francesa foi palco de diversos embates sociais, históricos e políticos que ajudaram a moldar o pensamento sobre o que é a política contemporânea, principalmente durante a Revolução Francesa, no século 18. Por conta disso, Paris é muito buscada por pessoas que querem se especializar na área ou em nichos correlatos (como filosofia, sociologia e história, por exemplo).

Uma das melhores universidades para estudar política em Paris e no mundo é o Institut d'Études Politiques de Paris, ou simplesmente Sciences Po, que é considerado como um dos maiores centros de estudo sobre política e sociologia. Além da grande bagagem de ensino que a universidade propõe, o belo edifício da Science Po está situado próximo às margens do Rio Sena, um dos cartões postais mais belos e conhecidos de Paris.

Economia - Boston, Estados Unidos

Foto: Unsplash
Boston, Estados Unidos

Boston é conhecida como uma cidade com um forte centro acadêmico por ter em seu território diversas universidades prestigiadas e muito concorridas no mundo todo. Além de multicultural e com variado leque de opções de eventos, desde esporte a artes, a cidade é destino certo para quem quer cursar economia e finanças por conta da Harvard Business School.

A universidade é conhecida como a segunda melhor do mundo todo para aprender economia – inclusive, lá se formaram diversos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia. Além do forte nome no currículo, a universidade também oferece a possibilidade de financiamento de pesquisas e diversos cargos acadêmicos para os estudantes.

Medicina - Buenos Aires, Argentina

Foto: Unsplash
Buenos Aires, Argentina

A Argentina é um dos países mais cotados por quem quer estudar medicina. Isso porque o processo para estudar no país é menos burocrático e o ensino de alto padrão, em comparação ao Brasil, é muito mais barato. Estima-se que, ao ano, um estudante de medicina gaste R$5 mil na graduação. Apesar da prioridade ser dos cidadãos argentinos, é possível que estrangeiros entre nas universidades particulares ou públicas sem necessidade de vestibular.

Apesar da grande carga horária de estudos a qual o estudante de medicina é imposto, ir para Buenos Aires também o coloca em contato com uma deliciosa gastronomia local, monumentos históricos e belos cenários urbanos.