5 dicas para planejar seu intercâmbio em 2022

Trabalhar ou estudar em outro país é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, muitos não sabem por onde começar o planejamento.

Pandemia

A pandemia adiou muitos planos de intercâmbio, mas não afastou o desejo de jovens brasileiros de viajar para outro país. As opções são inúmeras: seja para quem pretende adquirir fluência em um novo idioma, trabalhar ou experienciar os hábitos de outra cultura.

Maksym Kaharlyt / Unsplash

Utilizar uma agência

Segundo Arleth Bandera, especialista e CEO da Eagle Intercâmbio, uma agência é responsável por auxiliar o aluno no momento de emitir o visto, na compra de passagens aéreas, hospedagem e eventuais dúvidas sobre o destino ou mesmo possíveis adversidades durante a viagem.

Christie Kim / Unsplash

“Algumas pessoas acreditam que, ao entrar em contato direto com a escola no país de destino, os preços serão diferentes, mas isso não é verdade", diz.

Nik Guiney / Unsplash

Se preparar com antecedência

São vários detalhes que devem ser analisados antes de embarcar. É preciso escolher o destino, o tipo de acomodação e a escola. Além disso, verificar o dinheiro disponível e se o passaporte está em dia.

Steven Lewis / Unsplash

Duração do intercâmbio

Com essa informação, o intercambista saberá qual o tipo de visto ideal e se existe possibilidade de trabalho. "E também o valor dos programas de curta e longa duração são diferentes”, explica a especialista.

Ralph Ravi Kayden / Unsplash

Planejamento financeiro

É uma das primeiras informações que o intercambista deve ter em mente. Com ela, poderá encontrar escolas, cursos, opções de alimentação e hospedagem que se adequem ao orçamento.

Brandon Kaida / Unsplash

Seguro saúde

De acordo com Arleth, todas as modalidades de intercâmbio têm algo em comum: a necessidade de um seguro saúde, mesmo que não seja um requisito do destino escolhido.

Yingchou Han / Unsplash