Turistas deslizam sobre a neve em Cerro Catedral, montanha em Bariloche que tem a maior estação de esqui da Argentina
Divulgação
Turistas deslizam sobre a neve em Cerro Catedral, montanha em Bariloche que tem a maior estação de esqui da Argentina

Destino preferencial dos brasileiros na região, a Argentina quer recuperar o tempo perdido durante a pandemia, quando permaneceu com as fronteiras fechadas por mais de um ano e meio. Para promover a circulação de turistas pelo interior do país, a Aerolíneas Argentinas reforçará sua malha aérea, com novos voos diretos ligando o Brasil às cidades de Bariloche , na Patagônia, e Salta, no norte.

Além disso, a companhia tem reforçado suas rotas para Buenos Aires, em operações baseadas no simpático Aeroparque Jorge Newbery, o aeroporto que fica na região de Palermo, numa localização bem mais central que o de Ezeiza. São sete voos diretos do Rio de Janeiro para a capital argentina e 24 partindo de São Paulo. A empresa também volto a voar em abril para Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

Tradicional destino de neve dos turistas brasileiros, a cidade de Bariloche está ansiosa por ter de volta seu público internacional mais frequente, depois de dois invernos marcados pela ausência total ou parcial de visitantes - em 2020, as pistas de esqui não abriram, e, em 2021, apenas argentinos puderam viajar pelo interior do país.

Para facilitar a chegada de brasileiros, foi estabelecida uma rota temporária entre São Paulo e a cidade, na província de Río Negro, na Patagônia. Entre julho e setembro, a companhia aérea argentina terá quatro voos semanais e sem escalas. No sentido São Paulo-Bariloche, a decolagem será às 8h30m, com aterrissagem às 13h15m, horário local. Já o voo da volta partirá às 16h40m de lá e pousará às 20h50m em Guarulhos.

Paralelamente, a CVC também anunciou que terá uma rota aérea especial entre São Paulo e Bariloche, de 2 de julho a 13 de agosto. Os voos fretados, em aviões da Latam, acontecerão sempre aos sábados.

Quem visitar a cidade encontrará seu principal atrativo modernizado para o inverno. O Cerro Catedral, que tem a maior estação de esqui do país, ganhará novas pistas , além de mais um teleférico quádruplo no topo e um novo sistema de fabricação de neve. Tudo isso deve aumentar a área esquiável da montanha em até 25%.

Em sua participação durante a feira de turismo WTM Latin America, que aconteceu ao longo da semana em São Paulo, o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlón, disse que espera recuperar a marca do inverno de 2019. A cidade recebeu a visita de 40 mil brasileiros ao longo daquela temporada de neve, a última antes da pandemia.

Já no Norte do país, outra cidade espera um aumento significativo no número de viajantes brasileiros. Também a partir de julho, a Aerolíneas Argentinas começa a operar três voos semanais entre São Paulo e Salta, com escala para San Miguel de Tucumán, outra importante cidade histórica do norte argentino.

A cidade é a principal porta de entrada na árida e bela região norte do país. Vale a pena percorrer seu centro histórico, onde estão a Plaza 9 de Julio, a Catedral Basílica de Salta, o Museo de Arqueología de Alta Montaña (com três múmias incas) e o Museo Güemes. Para se ter uma vista ampla da cidade, embarque no Teleférico San Bernardo, que leva ao topo da colina de mesmo nome.

Salta também é base para explorar as belezas naturais da região, através da Rota Nacional Nº 68, uma das estradas mais cênicas do mundo. Por ela se chega à reserva natural Quebrada de las Conchas, um grande vale em tons avermelhados e alaranjados com as mais diversas formas rochosas. E também aos grandes paredões da Garganta del Diablo, ao Anfiteatro, uma enorme concha acústica natural, e ao mirante Tres Cruces, com visual panorâmico para os Valles Calchaquíes.

Um roteiro pela região deve incluir também as pitorescas cidades de Cachí; onde se encontra lindas peças do artesanato local; Cafayate, uma renomada produtora de vinho; Campo Quijano, também conhecida como "Portal dos Andes"; e San Antonio de los Cobres, onde se pega o famoso Tren a las Nubes, a 4.200 metros acima do nível do mar.

De Salta, costuma-se também partir para a província vizinha de Jujuy, ainda mais ao norte, na fronteira com a Bolívia e com o Chile. Além de visitar as Salinas Grandes, um dos maiores desertos de sal do mundo, onde se pode dormir em glampings, a região tem Purmamarca, o vilarejo que dá acesso ao famoso Cerro de los Siete Colores. O sítio arqueológico de Pucará de Tilcara fica no mesmo caminho ao norte que levará a Humahuaca, cidade listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco na categoria Paisagem Cultural desde 2003. Sem falar, claro, em San Salvador de Jujuy, capital da província, uma cidade cheia de história.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!