WOW Porto difunde a cultura do vinho em museus, restaurantes e mais atrações em 55 mil metros quadrados; na foto, o Museu do Vinho
Divulgação/WOW
WOW Porto difunde a cultura do vinho em museus, restaurantes e mais atrações em 55 mil metros quadrados; na foto, o Museu do Vinho

O concurso Best Of Wine Tourism 2022, que concede prêmios aos melhores lugares para conhecer e desfrutar do enoturismo, ou turismo de vinho, concedeu um prêmio raro ao conglomerado World Of Wine (WOW) na cidade de Porto , em Portugal. A honraria foi concedida por definir que o WOW tem grande impacto para a região e para o setor do enoturismo.

O prêmio Special Achievement Award é concedido pela instituição Great Wine Capital, responsável pela premiação, apenas em ocasiões especiais para projetos considerados excepcionais sem enquadramento nas categorias do concurso Best Of Wine Tourism 2022. É a segunda vez que o prêmio é concedido na história da premiação: a primeira vez foi para a Cidade do Vinho, em Bordeaux, na França.

Localizado na região histórica de Vila Nova de Gaia, na região metropolitana do Porto, o local World Of Wine foi fundado em 2020 e tem uma área de 55 mil metros quadrados. O espaço conta com sete museus e 12 bares, além de restaurantes, galeria de arte, escola de vinho e vistas diferenciadas de diversos pontos do Porto. Entre os museus está o The Wine Experience, que aborda todo processo de produção de vinhos até a chegada à mesa.

O conglomerado foi criado a partir das antigas cavernas de Vinho do Porto, que foram restauradas e inseridas em um projeto rotulado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) pelo governo de Portugal. A criação do espaço nasceu do intuito de criar um espaço cultural que celebrasse a cultura, a história e a gastronomia portuguesa; além das indústrias localizadas ao Norte do país.

Leia Também

“O World of Wine faz jus à sua sigla. É uma genuína interseção de cultura e patrimônio que impressionou os membros do Comitê Executivo da Great Wine Capitals e os levou a conceder um raro prêmio dos Global Best Of Wine Tourism”, afirmou Catherine Leparmentier, diretora executiva da Great Wine Capitals Network,.

De acordo com o veredicto da instituição, o projeto é diferenciado em dimensão, qualidade, inovação, multidisciplinaridade e impacta fortemente o enoturismo da região. Segundo Leparmentier, a abordagem do conglomerado é “cuidadosa” e “revela a riqueza da tradição da produção de vinho e de outras indústrias significativas”.

“Ficamos maravilhados com a qualidade, inovação e impacto deste projeto e com a sua contribuição para a história e cultura local, passado, presente e futuro. Este prêmio só é concedido quando nos deparamos com uma candidatura excepcional, que não se enquadra nas sete categorias do concurso. O WOW foi unanimemente reconhecido como digno dessa honra”.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários