O MSC World Europa tem 21 andares, sendo 16 somente para hóspedes
Divulgação/MSC
O MSC World Europa tem 21 andares, sendo 16 somente para hóspedes

Um navio que viaja pelos mares e oceanos libera mais poluentes na atmosfera do que um avião que cruzaria o mesmo percurso, tornando o meio de transporte marítimo muito mais perigoso para o meio ambiente, porém esta realidade está prestes a mudar. A empresa de cruzeiros MSC lançou o MSC World Europa , o maior navio movido a gás natural liquefeito (GNL) . A cerimônia aconteceu na cidade de Doha, no Catar , em novembro desse ano, mas a primeira viagem dele é nesta terça-feira (20) rumo a Dubai e, a partir de maio de 2023, vai em direção à Itália onde começa a fazer passeios pela Europa.

O iG Turismo recebeu um convite da MSC** para conhecer este navio de perto e por todos os ângulos. Para começar, o tamanho do World Europa impressiona até os passageiros mais habituados com cruzeiros: são 333,3 m de comprimento, 47 m de largura e 68 m de altura, o que dá a impressão que o turista vai entrar em um grande condomínio de luxo flutuando sobre as águas. Ao entrar na recepção, o 6º andar te leva às principais lojas, bares e restaurantes que também estão espalhados pelo 7º e 8º andares (veja a galeria de fotos logo abaixo).

Ao todo, o navio tem 2626 cabines (quartos), sendo 66 delas feitas para hóspedes com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, tudo distribuído em 21 andares, sendo 16 somente para os hóspedes. Existem vários tipos de cabines, com tamanhos variados e que fazem uma grande diferença na hora de fechar uma viagem. O iG Turismo se hospedou na “Varanda Deluxe” com vista para o mar, que tem 17 m², com um banheiro de 4 m² e uma varanda com tamanho médio de 3 m², equipada com duas cadeiras. Ele é equipado com uma cama de casal king size, uma mesa para trabalho, um sofá-cama grande e uma cama de solteiro dobrável, tornando o quarto apto para até quatro pessoas. No quarto também há um pequeno frigobar com bebidas não alcoólicas disponíveis.

Quem viaja pela primeira vez em um navio pode ficar com medo de passar mal, mas o World Europa tem dois estabilizadores e o casco e a sala de máquinas foram desenvolvidos para minimizar o impacto acústico do ruído subaquático, reduzindo os efeitos potenciais em mamíferos marinhos nas águas. Por este motivo, o turista vai sentir uma diferença, uma sensação de estar um pouco zonzo, mas nada que em pouco tempo já esteja habituado.

O que tem para fazer dentro do navio?

Passeando por dentro do navio, é possível circular por quase todas as áreas em seus 23 elevadores espalhados principalmente na parte da frente e de trás da embarcação, sendo quatro deles panorâmicos. A maior parte da vista é o Promenade , uma área externa que é uma espécie de “avenida principal”, para onde apontam as janelas de vários quartos e onde se localizam alguns restaurantes e cafeterias. Tudo lembra uma cidade porque alguns estabelecimentos colocam mesas para o lado de fora, como se fossem calçadas.

Ali também está a saída do Venom Drop , que é uma atração à parte: ele é o escorregador em formato de espiral, em que o passageiro entra na cabeça de uma cobra naja gigante – localizado no 19º andar – e desce por 11 andares até o Promenade, sempre sentado em uma espécie de tapete. A aventura se torna ainda mais divertida durante o dia porque parte do escorregador tem paredes de acrílico transparente, então é possível ver o céu e o mar ao longe. Não é nada amedrontador e é recomendável para pessoas de qualquer idade.

Para os adultos que amam tomar uma boa cerveja, no 7º andar é possível encontrar o Masters of The Sea , um bar com cara de pub inglês e decoração totalmente voltada aos piratas e marinheiros que serve uma cerveja artesanal feito a bordo. Aliás, este é o primeiro navio do mundo a produzir a própria cerveja em três tonéis gigantes instalados ali mesmo, com água retirada do oceano e dessalinizada. A cerveja feita com laranja é uma das mais deliciosas possíveis, mas o preço é bem salgado: uma caneca de 500 ml custa, em média, R$ 85.

Bem acima dele, subindo por uma escada de madeira em espiral, é possível alcançar o The Gin Project (8º andar), um bar especializado em drinks feitos com gin e que é amplamente abastecido em uma destilaria real. O barman de lá têm os ingredientes para fazer qualquer mistura que o cliente quiser. Enquanto bebe, o passageiro pode jogar dardos sozinho ou mesmo uma partida de bilhar com amigos.

O Dolce Vita , que fica em frente à recepção, é um local tranquilo para tomar um drink e funciona 24 horas por dia. Lá tem um pequeno palco e sempre uma atração de música ao vivo. Se tiver sorte, o passageiro pode encontrar uma brasileira soltando uma sequência de MPB e samba. O Elixir – Mixology Bar oferece coquetéis inimagináveis e tem opções de mesas ao ar livre. O Fizz – Campagne Bar também tem mesas para o lado de fora e oferece drinks feitos com a bebida francesa, espumantes e petiscos mais refinados.

Tem restaurante no navio?

Entre os 6º, 7º e 8º andares também ficam a maioria dos restaurantes que o iG Turismo teve o prazer de experimentar vários deles. O Chef’s Gardfen Kitchen é um restaurante que usa o pouco espaço com muita inteligência, pois tem vários temperos e minivegerais plantados em todo espaço possível, até nas colunas do salão, para trazer ao cliente vegetais bem fresquinhos e isso faz uma grande diferença no resultado final. Já o Hola! Tacos & Cantina tem inspiração latino-americana e mexicana para pratos e bebidas. Lá eles servem um drink não alcoólico típico da Espanha chamado horchata, que é feito com água, açúcar e os tubérculos da junça. Ele tem uma cor branca e gosto da sobremesa arroz doce. É interessante!

Caminhando um pouco mais pelos corredores é possível encontrar o Kaito Sushi Bar , com gastronomia voltada totalmente para a culinária japonesa; o La Foglia Restaurant , que tem pratos a la carte; La Pescaderia , um local especializado em pratos com frutos do mar frescos; e Les Dunes Restaurante , também a la carte. Um dos destaques é o Pizza & Burguer , uma espécie de fast food em que você pode se deliciar com pizzas e hambúrgueres deliciosos, com carnes bovinas e de frango, além de opções vegetarianas e veganas. Este fica muito tempo aberto e tem máquina de refrigerante com sabores bem diferente do Brasil como Coca-Cola Vanilla Cherry (baunilha e cereja). Vale a pena experimentar.

Outro ponto alto da culinária do navio é o Jean-Philippe Chocolat & Café , com uma seleção de sorvetes inesquecíveis feitos pelo chef de cozinha que dá o nome ao estabelecimento. Por ali também é possível encontrar uma seleção de bombons de chocolate, caixinhas para levar para o quarto ou até souvenirs para presentear alguém. As esculturas de chocolate também enfeitam o ambiente.

No 18º andar tem o La Brasserie Buffet , um restaurante self-service que fica aberto 24 horas por dia e que serve comidas completamente diferentes em cada uma das refeições, tudo muito gostoso e suculento. Se o passageiro quiser uma carne feita na hora, é possível encontrar ali. Há uma área para pratos quentes, frios, culinária japonesa e árabe.       

Para passar o tempo

Quando um passageiro de primeira viagem pensa que ficará dias navegando sem ter para onde ir, é possível criar um sentimento de “nossa, é muito tempo em um só lugar”, mas o MSC World Europa tem tantas atrações que é quase impossível desfrutar de tudo em tão pouco tempo. Ao todo, são 21 atrações de entretenimento espalhadas pela embarcação e que atendem públicos de todas as idades.

Para começar, os pais que viajam com seus filhos podem ficar despreocupados, pois há uma área para os pequenos com uma tripulação especializada em entreter crianças como o Baby Club Chicco , dedicado a bebês de zero a dois anos; Junior Club , uma brinquedoteca para crianças de sete a 11 anos; Lego Room , equipada com peças Lego para crianças acima de três anos; Young Club , para adolescentes de 12 a 14 anos; Teens Club , para adolescentes de 15 a 17 anos; e o Sportplex , uma quadra poliesportiva coberta para basquete, tênis, futebol, vôlei, carros bate-bate e patins.

Os adultos também têm vez e áreas de diversão próprias: o Games Arcade e Hall of Games são duas áreas dedicadas aos jogos de videogames e outros brinquedos mais voltados para adultos como uma mesa de air hockey, simuladores de corrida de motos e jogos de realidade virtual. Entre todos, o que mais chama a atenção é o simulador de corrida de carros, o Formula Racer , em que o passageiro se sente em uma corrida de verdade, pois o equipamento se movimenta enquanto você dirige.

O Luna Park Arena é um espaço multiuso que pode ser um grande anfiteatro para palestras ou apresentações, como também se transforma em uma enorme boate durante a noite. Uma turma de tripulantes do navio diverte os passageiros durante parte da noite e muitos deles são brasileiros, o que garante ainda mais diversão à festa.

Para fechar a parte de entretenimento há dois grandes teatros no World Europa: o Panorama Lounge , com um palco enorme e uma janela com vista para o mar, e o World Theatre , que tem espaço para 1153 pessoas sentadas e espetáculos de música e teatrais. Junto a ele também está o Signature Casino com um salão com caça-níqueis, mesas e jogos digitais. É importante salientar que se o navio estiver ancorado em um país que tenha leis que proíbam esse tipo de jogo, nada estará em funcionamento.

E as piscinas?

O MSC World Europa possui sete piscinas, sendo a maior e principal delas a área La Plage , que tem um terraço e também funciona como um espaço de eventos ao ar livre. O espaço tem 3,4 mil m², com uma piscina de 1,80 m de profundidade, chafariz, uma área com colchão dentro da água e cadeiras de sol para bronzear o corpo. Ali, bem perto, é possível encontrar uma sorveteria e dois bares que servem drinks e bebidas não alcoólicas.

Ao lado fica a Botanic Garden Pool , uma piscina com teto retrátil com uma área de 1,9 mil m², com cadeiras de descanso, sofás, ofurôs e uma enorme banheira de hidromassagem que cabem tranquilamente 10 pessoas.

Dois andares acima, no 20º piso, funciona o Aurora Borealis Aquapark , um parque aquático futurista com três toboáguas com dificuldades diferentes. Em um deles, duas pessoas podem descer ao mesmo tempo, em tubos diferentes, em outro o aventureiro desce em pé por um curto período e o terceiro é para os amantes da tecnologia: a pessoa desce sentada em uma boia e usando óculos de realidade virtual.

Quanto custa uma viagem?

Para fazer uma viagem de sete dias entre Dubai, Abu Dhabi e o Catar no MSC World Europa em março de 2023, por exemplo, o primeiro hóspede paga a partir de R$ 11.439* em uma cabine interna, sem vista para o mar. Neste preço estão inclusas todas as refeições, shows ao estilo Broadway, entretenimento e atividades, além das piscinas, áreas ao ar livre para banho de sol, lounges e bares com música ao vivo e taxas portuárias e operacionais.

Se o passageiro optar por um quarto com vista para o mar, será adicionado um valor de R$ 800* a mais ao valor final. Consequentemente, quanto mais regalias um passageiro escolher, mais caro vai ficando a viagem em seu valor final. A hospedagem mais alta entre todas as cabines é a Yacht Club, cujo preço final sobe para R$ 23.139* por pessoa.

*Valores calculados em dezembro de 2022
**O jornalista viajou a convite da MSC Cruzeiros

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