Aeroporto Internacional do Galeão (RJ)
Divulgação: Aeroporto Internacional do Galeão
Aeroporto Internacional do Galeão (RJ)

Após o primeiro mês de regras mais rígidas para passageiros indisciplinados, a Anac registrou 57 casos. A regra prevê punições para condutas inadequadas dentro dos aviões, ou nos terminais. A média de registros foi quase dois casos por dia, neste primeiro mês.

Desses primeiros registros, apenas um foi considerado gravíssimo: um passageiro atentou contra a dignidade sexual de um tripulante durante um voo entre Belém e Campinas (SP), no dia 18 de setembro. A regra está em vigor desde o dia 14 de setembro e pune de forma mais rigorosa passageiros que cometem atos de indisciplina.


Casos do primeiro mês de vigência da Resolução n°800

Segundo a agência, neste primeiro mês  foram registrados 15 casos de indisciplina grave e que estão sujeitos à pena de R$ 17,5 mil. Entre os casos foram reportados ações que põem em risco a vida dos passageiros e tripulantes.

Casos registrados como graves

7 episódios de violência física contra funcionários das empresas aéreas ou dos aeroportos.

5 episódios de passageiros que fumaram a bordo das aeronaves

3 casos graves de violência física envolvendo apenas passageiros, agressão verbal ou ameaça a tripulante, e uma falsa comunicação de presença de explosivo ou arma dentro do avião. Este último aconteceu no dia 30 de setembro, no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais.

Casos de indisciplina leve

Entre os 57 registros,  43 foram considerados indisciplina leve e também deverão ser analisados pela Anac.


Nesta categoria estão 16 episódios de descumprimento de orientações de segurança ou de normas de autoridades e mais 5 episódios de passageiros que se recusaram a seguir as instruções dadas pela tripulação de um voo.

As informações foram dadas pelo G1.

    Compartilhar
    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes