
Para os viajantes que gostam de ecoturismo, se aventuram em trilhas ou mesmo buscam um destino para conhecer pela primeira vez, Goiás está entre os estados brasileiros que abrigam trilhas de longo curso reconhecidas pelo Ministério do Turismo. O estado pode ser uma boa escolha para diferentes perfis de caminhantes.
Um levantamento nacional catalogou 205 trilhas longas que conectam municípios, áreas protegidas e comunidades tradicionais. Duas dessas rotas percorrem diferentes regiões do Cerrado e reúnem atrativos naturais, culturais e históricos. São elas: o Caminho de Cora Coralina e o Caminho dos Veadeiros.
Conheça as rotas
O Caminho de Cora Coralina tem 300 km. É uma trilha que liga a Corumbá de Goiás à cidade de Goiás passando por 8 municípios e segue as antigas rotas do interior do estado. O trajeto foi criado em homenagem a escritora Cora Coralina e reúne elementos do patrimônio histórico, cultural e natural do interior do estado.
Esta trilha não é para ser feita com velocidade. Ela foi criada para que os visitantes aproveitem o caminho e conheçam em detalhes a história do interior do estado de Goiás. Segundo informações da Associação Caminho de Cora, o percurso recebe visitantes de diferentes estados e estrangeiros vindos de Portugal, Estados Unidos, Canadá e países da Europa.
A melhor época para conhecer a trilha é durante a estação seca que vai de maio a setembro na região. O caminho pode ser feito durante o ano todo, mas fora dos meses indicados, o visitante poderá caminhar durante períodos chuvosos e o terreno estará cheio de lama.
Conheça Corumbá de Goiás
Entre elas o destaque vai para o começo da trilha que pode ser feito a partir de Corumbá de Goiás, cidade histórica formada em 1731 a partir de um polo de mineração nos rios Corumbá e Ribeirão Bagagem. Conforme a população aumentava, os pontos públicos iam aparecendo. Em 1734, a Nossa Senhora da Penha de França passou a ser o centro da região do Rio Corumbá. Somente em 1902 a região ganhou o status de cidade ficou autônoma.

Durante a caminhada pela cidade, o visitante poderá conhecer a Cachoeira do Salto, o principal cartão postal da cidade com uma queda d'água de 50 metros. A cachoeira da Gruta que também é muito famosa na região por ficar escondida em uma fenda de rocha e a Cachoeira do Ouro para quem gosta de banhos relaxantes.
Caminho dos Veadeiros
O Caminho dos Veadeiros percorre 6 municípios da região da Chapada dos Veadeiros, são eles: Formosa, passando por Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d´Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante. O percurso passa por áreas de Cerrado, cachoeiras, cânions e outras formações naturais presentes na região. O caminho pode ser feito andando em uma rota de 483 km ou de bicicleta em uma rota de 400 km.
As rotas têm como guia a Serra Geral do Paranã que, segundo informações da organização da trilha, a Serra reflete uma formação geológica de milhões de anos atrás geradas por movimentações tectônicas. A trilha pode ser percorrida o ano todo, mas a melhor época é de maio a setembro. Entre outubro e abril, a região fica chuvosa e há riscos de cabeça d'água nos rios e cachoeiras, além da incidência de raios. Entre os meses de agosto a setembro, a temperatura é alta e o clima mais seco, fatores que aumentam os riscos de incêndio. Então, o recomendado é contratar um guia para percorrer essa trilha.

O levantamento do Ministério do Turismo reúne informações sobre trilhas de longo curso existentes em diferentes regiões do país, com o objetivo de ampliar o acesso às informações sobre esses percursos e incentivar sua utilização para atividades de turismo de natureza e caminhada.
Tanto o Caminho de Cora Coralina quanto o Caminho dos Veadeiros são mantidos por associações que podem indicar hospedagens e guias credenciados no estado para conduzir os visitantes. No Caminho de Cora Coralina há um ponto de retirada de passaporte que pode ser carimbado em todas as cidades que compõem o trajeto.