
LATAM Airlines anunciou 42 novas rotas que serão operadas com as novas aeronaves da frota Embraer E195-E2. Segundo a companhia, entre novembro de 2026 e março de 2027, até 14 aeronaves serão incorporadas à operação. As rotas vão i ncluir 4 novas bases inéditas em Cabo Frio e Macaé, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, Ji-Paraná em Roraima e Rondonópolis, no Mato Grosso.
Segundo a companhia, as novas operações vão integrar um total de 67 destinos na rede doméstica. Além disso, esta será a primeira fase de operações com as aeronaves E195-E2, mas a companhia analisa uma segunda fase de expansão em 2027 com até 18 destinos em potencial. Segundo a Latam, a mudança acontecerá à medida em que novas aeronaves forem entregues pela Embraer.
Como será a primeira fase
Entre novembro de 2026 e março de 2027 os passageiros vão começar a usar as novas aeronaves Embraer E195-E2 em seus trajetos. Segundo a companhia, quem desejar programar os voos, poderá fazer pelo site.
Novos destinos
- Guarulhos–Rondonópolis - 7 voos semanais a partir de dezembro de 2026
- Guarulhos–Ji-Paraná - 4 voos semanais a partir de dezembro de 2026
- Guarulhos–Cabo Frio - 4 voos semanais a partir de dezembro de 2026
- Guarulhos–Macaé - 3 voos semanais a partir de fevereiro de 2027
- Brasília–Ribeirão Preto - 7 voos semanais a partir de fevereiro de 2027
- Curitiba–Londrina - 14 voos semanais a partir de março de 2027
- Curitiba–Cuiabá - 7 voos semanais a partir de março de 2027
- Porto Alegre–Viracopos - 14 voos semanais a partir de fevereiro de 2027
Segundo a companhia, o novo modelo de aeronave também será usada para aumentar a oferta de voos em outras rotas já operadas pela Latam e cuja demanda é grande. Ao todo, 10 destinos que serão ampliados já estão confirmados como:
- Guarulhos–Palmas, serão mais 4 voos semanais a partir de dezembro de 2026, chegando ao total de 21 voos por semana.
- Guarulhos–Uberlândia os passageiros terão mais 2 voos semanais a partir de dezembro de 2026, chegando ao total de 28 voos.
- Guarulhos-Cascavel com mais 7 voos semanais a partir de dezembro de 2026 com total de 21 voos.
- Guarulhos–Uberaba será 1 voo semanal a partir de dezembro de 2026, e um total de 4 voos por semana.
- Galeão-Curitiba a companhia anunciou mais 7 voos semanais em dezembro de 2026. Os passageiros terão 21 voos semanais.
- Porto Alegre-Curitiba: a rota terá mais 7 voos semanais em fevereiro de 2027 e deve oferecer 21 voos semanais.
A Embraer do E195-E2 vai assumir a operação de algumas frequências em mercados específicos, aumentando a eficiência de malha aérea da companhia. É o caso de rotas como Guarulhos (SP) para Belo Horizonte/Confins, Brasília, Caldas Novas, Cascavel, Curitiba, Juiz de Fora, Maceió, Manaus, Palmas, Pelotas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, no Galeão; Teresina, Uberaba, Uberlândia, Vitória; e de Fortaleza para Recife.
Novas cabines
A companhia divulgou detalhes da cabine da nova frota de aeronaves Embraer E195-E2, que começará a ser operada no último trimestre de 2026. Ao todo, foram adquiridas 24 aeronaves, além de 50 opções de compra, em uma estratégia de ampliar a conectividade dentro do Brasil.
Segundo revelou, os passageiros contarão com 136 assentos em posição 2-2, ou seja, dois assentos de cada lado do corredor e oferecerão as cabines Premium Economy e Economy. Para atender diferentes públicos em todos os voos.
De acordo com a companhia, as aeronaves terão até 20 assentos na Premium Economy conforme a configuração. Outro detalhes da Premium Economy é que os assentos não serão bloqueados. O novo formato dará mais espaço para as pernas, maior reclinação das poltornas e serviço de bordo diferenciado. Entre as amenities, as aeronaves terão Wi-Fi gratuito para clientes cadastrados no LATAM Pass, portas USB-C em todos os assentos e acesso a plataforma de filmes, séries, músicas e conteúdos de entretenimento.
Dados do setor internacional
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o grupo LATAM lidera, desde 2021, o market share dos mercados doméstico e internacional no Brasil. No exterior, as afiliadas do grupo LATAM lideram a conectividade do Brasil com outros países, com voos próprios para mais de 90 destinos internacionais. Segundo a Latam, 31 voos são operados diretamente a partir do país.




