O ator e modelo Nyle DiMarco, vencedor dos reality shows Dancing With the Stars e America's Next Top Model , em 2015, protagonizou, nesta semana, uma polêmica no Twitter envolvendo a companhia aérea Delta Airlines, nos Estados Unidos.
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Nyle, que é surdo, gravou e postou no seu Twitter um vídeo de um funcionário esperando-o no desembarque com uma cadeira de rodas, providenciada pela companhia aérea .
Na legenda, ele escreveu: "Aparentemente ser surdo em um aeroporto quer dizer que eu preciso de uma cadeira de rodas". Depois, complementou com outro tweet que dizia: "Mas vocês deviam ter visto a expressão do cara. Ele sabia que a Delta tinha cometido um grave erro".
A resposta da companhia aérea
O ator também marcou a Delta Airlines em um de seus tweets e, algum tempo depois, a companhia se manifestou, respondendo-o diretamente. Ela declarou que estava vendo o vídeo e que lamentava quaisquer confusões que tivessem ocorrido com relação ao itinerário de DiMarco.
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A mensagem ainda pedia que ele enviasse seu número de confirmação para que pudessem "rever e repassar sua experiência para o time de liderança".
Depois, à Fox News , a empresa declarou o seguinte: "A Delta pede desculpas por uma falha de comunicação que resultou no passageiro receber uma cadeira de rodas na hora do desembarque".
Repercussão nas redes
Apesar disso, as declarações da companhia aérea não impediram que o post do modelo viralizasse e a polêmica se espalhasse. O vídeo original postado por ele já passou de 170 mil visualizações e tem quase mil retweets, com 285 respostas.
E, pelo que parece, ele não está sozinho nesse problema. A Youtuber e ativista Annie Segarra respondeu o ator, dizendo que gostaria que "alguém, pelo menos uma vez, explicasse por que fazem isso? Acontece tão frequentemente".
Outros usuários com deficiência auditiva relataram suas próprias histórias. Um deles contou de uma vez em que deram a ele um teste em Braille antes da decolagem, e brincou, "a maioria de nós da comunidade surda lemos em Braille, é claro".
Alguns usuários sugeriram saídas criativas para DiMarco, desde sentar na cadeira e aproveitar o passeio a colocar as malas nela e pedir que o funcionário o acompanhasse até a saída.
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Mas o consenso entre a maioria dos seguidores, principalmente os surdos, era de que o problema é frequente demais - e que a companhia aérea precisa fazer algo para mudar isso o quanto antes.