A música está entre os motivos que levam uma pessoa a viajar. É o que indica uma pesquisa realizada pela Booking.com em 2016. Dados mostram que um em cada cinco (21%) turistas costuma fazer uma viagem para poder acompanhar um show ou festival.
Leia também: Viajar traz mais felicidade que o casamento; diz pesquisa
Se você quer fazer parte de grupo de viajantes movidos à música , saiba quais são os principais destinos para curtir um bom som ao vivo tanto no Brasil quanto no exterior.
1. Rio de Janeiro, Brasil
A cidade maravilhosa é muito lembrada em meados de fevereiro, por conta do carnaval, mas não é só de samba que é formado o Rio. O destino mescla muito bem diversos ritmos como samba, funk, pop e rock, e uma boa prova disso é o festival de som nacional e internacional que acontece em setembro, o Rock in Rio, que atrai milhares de turistas para duas semanas de diversas atrações que vão de Lady Gaga e Aerosmith.
Vale ressaltar que entre os cartões postais da cidade estão as estátuas de Tom Jobim e Michael Jackson. Fora que no bairro da Lapa, há muitas opções de restaurantes e botequins com grande diversidade rítmica.
O Circo Voador é o local mais indicado para os amantes do rock, já os sambistas podem dar um pulo na Rua do Ouvidor em qualquer sábado. Também tem o Theatro Municipal que geralmente possui uma programação cheia de atrações.
E claro, quem não conhece o funk carioca?
2. Cidade do México, México
Uma indicação para aproveitar o dia de Finados, em 2 de novembro, é ir para a capital do México e conhecer o renomado centro de música ao vivo. Com muitas batidas, os coloridos carros alegóricos passam com marionetes, dançarinos e artistas animam o povo. No roteiro turístico, inclua passeios como o Museu Nacional de Antropologia, o Palácio de Belas Artes e o Castelo Chapultepec. Outra indicação para uma boa música ao vivo é passar no Auditório Nacional, no Bulldog Café e no Zinco Jazz Club.
Leia também: 74% dos brasileiros afirmam que viajar para lugares novos aumenta a confiança
3. Nova Orleans, Estados Unidos
Conhecida pela agitada vida noturna, a cidade conta com vários polos de som ao vivo que mesclam as culturas francesa, africana e americana. O evento mais popular da região é o festival de Mardi Gras (o próximo acontecerá em 13 de fevereiro de 2018), uma festa de carnaval no final do inverno com festas de rua, fantasias e desfiles. Para tomar bons drinques enquanto assiste a ótimos shows, não deixe de visitar o Spotted Cat Music Club, o Snug Harbour Jazz Bistro e o Preservation Hall.
4. Londres, Reino Unido
O destino já está entre os queridinhos dos viajantes, e por lá, além de conhecer uma nova cultura e mergulhar no clima europeu, você pode celebrar em festividades musicais como o Carnaval de Notting Hill. Esse é um evento realizado anualmente desde 1966 nas ruas de Notting Hill que mistura reggae e pop e as pessoas vestem fantasias ousadas; você pode acompanhar tudo isso e ainda dançar muito nas ruas da cidade.
5. Nashville, Estados Unidos
Esse lugar respira música e muitas lendas do country saíram de lá. O destino abriga o Grand Ole Opry House, o hall da fama e museu da música country e também o museu Johnny Cash. Também é possível encontrar rock na cidade, basta visitar o Mercy Lounge, um local que recebeu a presença de Lenny Kravitz e Iggy Pop.
6. Mindelo, Cabo Verde
Com um carnaval inspirado no brasileiro e uma badalada vida noturna, essa cidade portuária tem um cenário que encanta os turistas, com praias de areias macias e águas azuis, coloridas casas ao estilo colonial, montanhas acidentadas e paisagens vulcânicas. Durante o dia, você pode curtir a praia e à noite, se divertir em locais musicais como o Jazzy Bird Bar, ou La Pergola e a Caravela Mindelo.
Leia também: Histórias de um viajante: da Bielorrússia ao evento de música latina na Lituânia
7. Assago, Itália
Caso desfiles de rua não sejam sua praia, a indicação do Booking.com é visitar essa pitoresca cidade italiana que guarda muitas surpresas musicais. Um exemplo é a arena Mediolanum Forum que possui capacidade para 12.700 pessoas e é palco de vários shows. Já o Teatro della Luna foi o primeiro do país a ser projetado para receber musicais. Para fechar a noite, dê uma passadinha no Bar Story e Mangos 3.0 e dance ao som de muita música boa.