Ana Clara, Sharon Menezes e Gabi Martins já curtiram as paisagens do municipio amazonense
Reprodução/Instagram
Ana Clara, Sharon Menezes e Gabi Martins já curtiram as paisagens do municipio amazonense




Parintins, município do Amazonas , vem ganhando maior destaque em todo o Brasil com a participação de Isabelle Nogueira no BBB 24 (TV Globo). A "sister" é da cidade e tem feito questão de expressar sua identidade cultural durante a participação no programa.

Localizado a 369 quilômetros de Manaus , a sede do arquipélago das Ilhas Tupinambaranas é palco do popular Festival Folclórico de Parintins, que é marcado pelo duelo entre os bois bumbás Caprichoso e Garantido. Durante o Festival, Parintins, que conta com mais de 100 mil habitantes, quase dobra sua população com a presença de turistas.

Famosos como a apresentadora Ana Clara, a atriz Sharon Menezes e a ex-BBB Gabi Martins já tiveram Parintins como destino de viagem e curtiram de perto as paisagens do local.

Passeio Fluvial

Porto de Parintis, um dos principais pontos de chegada na cidade
Mário Oliveira/MTUR
Porto de Parintis, um dos principais pontos de chegada na cidade

Uma das dicas de atividade para se fazer na cidade é o passeio fluvial, que pode ser realizado ao redor da Ilha, em Uaicurapá, na região da Valéria ou na região do Lago do Zé Açu.

O Rio Uaicurapá se estende por mais de 1 km, e costuma ser bastante frequentado por turistas e moradores da região, que é conhecida como “Caribe Parintinense”, por apresentar uma profusão de ilhas com praias de areias brancas e águas límpidas, além de sua floresta.

Giordano Bruno, do Staff da Amazonia Viagens e Turismo, indica que para quem deseja uma visita mais tranquila e segura, o ideal é que se vá fora da alta temporada, que se dá durante o Festival de Parintins.

Assim como o rio Uaicurapá, o Lago do Zé Açu oferece uma ótima opção de passeio. Em ambos, é possível chegar ao atravessar as águas barrentas do Paraná do Ramos.

Serra da Valéria

Complexo da Serra da Valéria
Alex Pazuello/Secom
Complexo da Serra da Valéria

Um dos pontos mais altos de Parintins, com cerca de 152 metros de altura, a serra atrai turistas durante todo o ano — especialmente durante a temporada de cruzeiros, que ocorre entre novembro em março.


Complexo da Serra da Valéria
Alex Pazuello/Secom
Complexo da Serra da Valéria

A serra é indicada para quem deseja ter contato com a natureza e animais, conhecer comunidades locais, pescar e fazer trilhas. Por questões de segurança, os passeios devem ser feitos com guia licenciados.

Onde ir em Parintins

Bumbódromo

Bumbódromo em Parintins
Reprodução/Embratur Sebrae
Bumbódromo em Parintins

Um dos pontos mais conhecidos de Parintins, o Bumbódromo é o local onde acontecem as evoluções dos Bois Bumbás, Caprichoso e Garantido, durante três noites do Festival do Folclore de Parintins.

O espaço, que comporta 17 mil pessoas, foi criado em 1988 e já se tornou Patrimônio Cultural do Brasil. É um dos locais mais indicados para quem deseja conhecer mais sobre a cultura de Parintins e de todo o estado do Amazonas.

Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Com uma torre de 40 metros de altura, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, foi projetada na Itália . Sua construção se iniciou em 1961 e foi inaugurada somente em 1981.

O famoso Festival Folclórico de Parintins foi criado como uma forma de arrecadar fundos para a construção da obra da catedral. O templo hoje atrai multidões durante o mês de julho, quando são celebrados os festejos de Nossa Senhora.

Curral do Caprichoso e Garantido

Cada boi tem o seu próprio curral, local onde ocorrem os ensaios e são criados as fantasias e alegorias das apresentações do boi bumbá — semelhante a uma quadra de escola de samba.

Boi Garantido

Boi Garantido
Marcela Z/Tripadvisor
Boi Garantido

Endereço: Rodovia Odovaldo Novo, km 1, s/n – Baixa do São José.


Boi Caprichoso

Endereço:Endereço: Rua Gomes de Castro, 685.


Mercado Municipal de Parintins

Mercado Municipal de Parintins
Reprodução/Prefeitura de Parintins
Mercado Municipal de Parintins

Localizado às margens do Rio Amazonas, o Mercado Municipal de Parintins teve sua obra erguida ainda no século 19, sendo finalizado em 1937. Por lá é possível comprar diversos produtos, como carne, peixe, verduras, frutas, entre outros.

É especialmente indicado para quem deseja provar iguarias tradicionais, como o café regional e outros pratos locais, como a tapioquinha, que é produzida com goma refeita da fécula da mandioca, o fritinho de crueira e o pão recheado com tucumã e queijo coalho, popularmente conhecido como “X-Caboquinho”.

Pelo site da Prefeitura de Parintins é possível encontrar diversos restaurantes locais para experimentar os pratos típicos da região, como o Bodó no tucupi, o Tacacá — que ficou famosa na voz de Joelma — entre outros.


Hospedagens

Confira opções de hospedagens em Parintins para diferentes gostos, bolsos e necessidades.

Amazon Ríver Resort Hotel

Amazon Ríver Resort Hotel
Divulgação
Amazon Ríver Resort Hotel

Preço por noite: R$ 246 em plataformas como Hoteis.com e Decolar (valor verificado no dia 06/03/2024).

Endereço: Rua Joaquim Freitas Viêira, 697 - Santa Rita de Cassia, Parintins - AM, 69153-220

Hotel Brito

Hotel Brito
Reprodução/Facebook
Hotel Brito

Opção mais ecônomica, com boa localização no Centro de Parintins. Valores dos quartos devem ser consultados no momento da reserva.

Endereço: Av. Amazonas, N° 2538 - Centro, Parintins - AM, 69151-000 

Hotel Icamiabas

Hotel Icamiabas
Reprodução
Hotel Icamiabas

Valor promocional de R$ 204 em plataformas como Booking.com, Agoda e Vio.com

Endereço: Rua Pichita Cohen, nº 3 com, Av. Nações Unidas - Vitória Régia, Parintins - AM, 69151-702

Conheça o  iG Cruzeiros,  novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais:  Instagram, X (Twitter)Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!