Manaus (Amazonas)
Conhecida como a antiga "Paris Brasileira", Manaus possui diversos pontos turísticos pela cidade; confira 7 lugares que podem ser apreciados em um passeio pelo centro histórico da capital amazonense.
Conhecida como a antiga "Paris Brasileira", Manaus possui diversos pontos turísticos pela cidade; confira 7 lugares que podem ser apreciados em um passeio pelo centro histórico da capital amazonense.
Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é símbolo da época áurea de Manaus, e hoje é palco para diversos eventos culturais. Sua arquitetura influenciada pelas obras renascentistas e o grande acervo histórico fazem desta localização um dos mais belos pontos da capital.
O prédio, que antes abrigava a sede do governo amazonense, transformou-se em um centro cultural com diversas atrações e atividades abertas ao público. Exposições fixas e temporárias, lançamentos de livros e o acervo de antigos governos do estado fazem com que o edifício seja um dos mais essenciais pontos turísticos de Manaus.
Construída em 1859, a Igreja São Sebastião de Manaus leva diversas influências em sua arquitetura. Inspirada pelas artes góticas, neoclássicas e renascentistas, o edifício é um ponto essencial para turistas religiosos.
O Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, inaugurado em 1867, foi erguido em comemoração à liberação dos portos e rios da Amazônia a estrangeiros. No quarto centenário do Brasil, o monumento recebeu reformas, e passou a representar os "quatro cantos do mundo": Ásia, América, África e Europa.
Localizado no Centro Histórico de Manaus, o Palacete Provincial é um prédio centenário que marcou a política local na cidade. Inaugurado em 1875, o prédio já funcionou como sede do governo, residência dos presidentes da Província do Amazonas, Quartel da Polícia Militar do estado e, atualmente, é a Secretaria de Estado de Cultura do AM. Desde 2009, a visitação ao público é gratuita, e os visitantes podem conferir os acervos e eventos culturais.
Inaugurado em 1900, o Centro Cultural Palácio da Justiça abriga, hoje, uma série de eventos culturais e exposições abertas para o público. Com imóveis antigos e interiores inspirados em obras estrangeiras, o prédio leva o estilo renascentista. Anteriormente, o edifício abrigou o Poder Judiciário do estado, e possui símbolos da política local.
O prédio, inspirado no antigo mercado parisiense Les Halles, tem em sua fachada decoração em art nouveau, e sua estrutura de ferro foi desenhada pelo francês Gustave Eiffel, engenheiro que deu nome à Torre Eiffel. Lá, é possível encontrar diversos produtos regionais como peixes, frutos, especiarias e artesanatos locais.
Acompanhe o iG Turismo também no Instagram!
Entre também no perfil geral do Portal iG no Telegram!