Cidade mais alta do país, com 1.628 metros de altitude, a cerca de 2h30 da capital paulista , Campos do Jordão é conhecida por sua beleza e, principalmente, como um dos destinos favoritos para o inverno. Porém, a cidade busca se consolidar também como um destino para todas as outras estações, especialmente durante o verão, com a campanha “Verão em Campos do Jordão”.
A Prefeitura, junto à Associação Comercial e Empresarial (ACE), tem trabalhado para ressaltar todos os atrativos da cidade que, graças ao seu clima ameno — que costuma variar de 24ºC durante o dia e 15ºC à noite —, se torna uma ótima opção para escapar do calor intenso.
O objetivo da campanha de verão é reforçar os inúmeros atrativos entre as montanhas da Serra da Mantiqueira . Segundo Guilherme Centofante, presidente da ACE, a cidade oferece atrativos para toda a família ao longo de todo o ano, reunindo lindos parques junto à natureza, esportes de aventura, gastronomia nacional e internacional, rotas de cervejas e vinhos, “sem esquecer do famoso chocolate, apreciado em qualquer estação”.
O setor hoteleiro, afirma Guilherme, conta com opções desde pousadas mais simples aos grandes resorts. Ele ressalta que, no verão, os preços são mais acessiveis, em comparação aos oferecidos na alta estação de inverno. “Mas, sem dúvidas, sempre com o nosso compromisso de acolher o turista para que possa desfrutar do melhor da cidade em qualquer ocasião”, acrescenta.
O verão se encerra no próximo dia 20 de março, e para não perder a oportunidade de visitar Campos do Jordão ainda na estação, confira cinco motivos para conhecer a cidade neste mês:
Clima ameno
Enquanto nas grandes cidades a temperatura passa facilmente dos 30ºC no verão, em Campos do Jordão, as máximas ficam em torno dos 23ºC. Isso significa conforto e tranquilidade para aproveitar as diversas opções de parques e atividades ao ar livre que a cidade oferece.
Atividades ao ar livre
Com as temperaturas mais amenas, as atividades ao ar livre ficam mais prazerosas, incluindo as aquáticas, como as quedas d’água do parque Ducha de Prata, uma das principais atrações de Campos do Jordão. Além disso, a cidade possui diversos outros pontos turísticos ao ar livre como Parque Capivari, Parque Tarundu, passeios de quadriciclos, off roads, trilhas e bosques.
Economia
Por ser considerada baixa temporada, toda a rede hoteleira, além de restaurantes e demais serviços, costumam estar com os preços mais baixos, uma oportunidade e tanto de economizar. Além disso, promoções e upgrades dificilmente são oferecidos na alta temporada.
Nada de superlotação
Menos filas nos bares, restaurantes e atrações mais concorridas, além de mais vagas de estacionamento. Campos também é um ótimo lugar para fazer compras, há diversas opções de lojas, que costumam estar bem mais tranquilas nesse período.
Fotos mais bonitas
Ambientes limpos, sem muita gente, confusão, filas e correria, só é possível fora da alta temporada. Para quem gosta de compartilhar os bons momentos e prefere mais a paisagem no enquadramento, o mais indicado é aproveitar o período de verão.
O que visitar em Campos do Jordão durante o verão?
Entre os principais atrativos, estão os passeios em meio à natureza, com parques, cachoeiras, trilhas, entre outros. Conheça abaixo alguns dos parques para visitar e aproveitar o verão em Campos do Jordão.
Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal)
Com lindos bosques e lagos, o Horto oferece opções de trilhas guiadas, áreas para caminhadas, espaços para piquenique e várias atividades – como arvorismo, tirolesa, aluguel de bicicletas e muito mais.
O Parque Estadual ainda conta com restaurante, chocolateria, café e opções de hospedagem (Aventoriba Lodge).
Museu Felícia Leirner
Em uma área de mata com 35 mil metros quadrados, o museu reúne um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito da artista Felícia Leirner, distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, que é sede do tradicional Festival Internacional de Inverno.
Parque da Lagoinha
Com lago e muita natureza, o parque possui pista de caminhada, quadras de beach tennis, passeios de pônei, mesas para piquenique, entre outras atrações. Destaque para o “Caffé & Vino” operado pelo Hotel Boutique Quebra-Noz. A entrada é gratuita , com estacionamento pago.
Parque do Capivari
Indicado para toda a família, o Parque do Capivri possui vários atrativos , como pedalinhos, roda gigante, teleférico, patinação no gelo e um “parkids” com inúmeras atividades.
Tarundu
Repleto de atrações que desafiam a emoção, o parque Tarundu conta com tirolesas, patinação no gelo, passeios a cavalo, arco e flecha, tiro esportivo, bola cross e outras.
Parque Amantikir
Possui mais de 700 espécies de plantas ao longo de 60 mil metros quadrados. Um dos destaques é o labirinto feito de arbustos – entre os maiores no mundo deste tipo.
Bosque do Silêncio
Cercado por muita natureza, o Bosque conta com atrativos como arvorismo, paintball, tirolesa e outros. Possui ainda uma deliciosa cafeteria e a famosa choperia Baden Baden.
Parque da Cerejeira
Possui um lindo jardim oriental com centenas de cerejeiras, que na época da florada – entre julho e setembro – proporcionam um verdadeiro espetáculo da natureza. O parque é ainda repleto de decorações típicas da cultura japonesa, com pontes, esculturas, lanternas de pedra e outros lindos atrativos.
Parque BambuÍ
Novo complexo de lazer do Grupo Toriba, o parque reúne lindos lagos , árvores centenárias e rica variedade de fauna e flora típicas da região. Um dos grandes atrativos é o passeio de Maria Fumaça, locomotiva a vapor de 1920.
O local conta com o Restaurante Casa BambuÍ mediante reserva, focado na “comida afetiva” sob o comando da renomada chef Anouk Migotto.
Prana Park
Um parque com restaurante, tirolesa, bike aérea, balanço infinito (o mais alto do Brasil), parquinho de diversão rústico, trilhas para caminhada, plantação de frutas vermelhas e de oliveiras e muito mais .
Zoom Bike Park
Localizado dentro da Fazenda Rancho Santo Antônio , o local reúne trilhas de bike e a pé, tirolesa, passeios a cavalo, paintball e outros. Possui restaurante e chalés.
Parque da Cerveja
Num cenário deslumbrante cercado por araucárias, o complexo oferece diversas experiências cervejeiras. O local conta com os restaurantes Alto da Brasa e Biergarten, o "Beernic" - piquenique cervejeiro ao ar livre, mirante com quiosque e bar com vista para Serra da Mantiqueira, museu, loja e tour guiado para conhecer a fábrica da Cerveja Campos do Jordão.
Onde se hospedar
Pousada Alto da Boa Vista, em meio à Mata Atlântica, é uma ótima opção para quem busca uma experiência intimista e personalizada porque recebe poucos hóspedes de uma só vez.
A pousada ainda é anexa ao premiado restaurante italiano Pontremoli e tem comodidades como piscina com borda infinita, banheira, ofurô e academia. Endereço: Rua das Hortências, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão – SP, 12460-000
Conheça o iG Cruzeiros, novo serviço para compra de pacotes de viagens.
Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter) e Facebook.