Marcela Sheiene mostra as placas de gelo em Pedra do Altar, em Itatiaia
Arquivo pessoal
Marcela Sheiene mostra as placas de gelo em Pedra do Altar, em Itatiaia

Quem está acostumado a ver o Rio de Janeiro batendo recordes de calor, se surpreendeu esta semana. O estado registrou a temperatura mais baixa do ano no país na última terça-feira. O responsável por trazer essa marca para terras fluminenses é o Parque Nacional de Itatiaia, que fica na Serra da Mantiqueira, e tem um dos pontos mais altos do Brasil, o Pico das Agulhas Negras. A temperatura de 11,4 graus negativos foi registrada na estação meteorológica Campo Belo, que fica situada a cerca de 2.440 metros de altitude. Depois desse registro, que foi feito às 2h da madrugada, a antena da estação meteorológica foi danificada pelo frio extremo e parou de transmitir a temperatura.

A pedagoga de Santo André, Marcela Sheiene, realizou o sonho de conhecer o Parque de Itatiaia no último fim de semana. Ela encontrou bastante gelo nas alturas da Pedra do Altar.

— A gente fica encantado. Chegamos de madrugada. Às 7h, começamos a trilha e encontramos o que a natureza fez ao longo da noite. Fiquei sabendo que dois dias depois, de segunda pra terça fez -11°, queria ter ficado um pouco mais para ter essa experiência — conta Marcela, que pretende voltar em julho para subir o Pico das Agulhas Negras e escalar o Maciço das Prateleiras.

Os amantes do frio estão vibrando com as baixas temperaturas que chegaram antes do tempo no Rio de Janeiro e destinos como Itatiaia estão sendo muito procurados por cariocas e turistas para curtir o feriadão de Corpus Christi. Dados da Associação Brasileira de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ) indicam que a ocupação dos hotéis em Itatiaia já está em 91,59%. Além do turismo de aventura, que inclui trilhas, escaladas, cachoeiras e vistas incríveis, a região também conta com o aconchego de Penedo, que oferece uma enorme gama de hotéis e restaurantes para quem prefere aproveitar o frio no conforto de um chalé com lareira ou a gastronomia local que inclui fondues, chocolates artesanais e trutas.

Visconde de Mauá também é um destino muito procurado nessa época do ano para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Uma das opções para os turistas são os passeios guiados floresta adentro. No sábado (18), o guarda-parque e guia turístico Wesley Cleveland vai levar os visitantes para amanhecer no Pico da Pedra Selada. Na trilha, os turistas conseguem ver até a identificação de plantas comestíveis, como o broto de araucária, símbolo da região. A psicóloga Ana Carolina Siqueira vai com os amigos de Paracambi.

— Eu estou me preparando porque essa semana o frio está complicado. Mas só se vive uma vez, tem que aproveitar mesmo, conhecer os lugares. É uma aventura, né? — comenta Ana Carolina, que viaja na quinta-feira de manhã e pretende curtir o festival de cerveja artesanal que acontece na cidade, o Mauá Beer Festival, antes de madrugar para ver o sol nascer no parque.

A ocupação de hotéis e pousadas em Visconde de Mauá está em 95%. A previsão do tempo para a região de Itatiaia e Resende durante os dias do feriado de Corpus Christi é de elevação da temperatura, com a mínima ficando em torno de 7 graus e a máxima podendo chegar a 28 graus. De acordo com o diretor do Parque Nacional de Itatiaia, Luiz Aragão, o frio deve continuar intenso nas partes mais altas da serra, sem previsão de nevasca, mas com uma alta probabilidade de geada. Ainda segundo Aragão, há a previsão de uma nova massa polar chegar de domingo para segunda, baixando ainda mais a temperatura.

Pedras e placas de gelo no alto das montanhas do Rio de Janeiro
Camila Oliveira
Pedras e placas de gelo no alto das montanhas do Rio de Janeiro

Outros destinos muito procurados por cariocas e turistas nesta época, são as cidades da Região Serrana. Nos próximos dias, quem optar por ir para Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo para aproveitar o frio não vai se arrepender. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas na região durante o feriado devem chegar aos 7 graus, temperatura perfeita para aproveitar a gastronomia e o aconchego que a Serra proporciona. A boa notícia é que durante o dia, as temperaturas não serão tão baixas, ficando em torno dos 25 graus, e o sol vai permitir caminhar pelas cidades, fazer compras e aproveitar a natureza.

Na Região Serrana, quase não há vagas na rede hoteleira para o feriado. Os destinos que esgotaram as reservas mais rapidamente, segundo a ABIH-RJ, foram Miguel Pereira, com 100% de lotação, e Teresópolis, com 93%. Já Petrópolis está com 73% dos hotéis ocupados, segundo a ABIH-RJ, mas a expectativa é de que a lotação ultrapasse 80% nos próximos dias. Celebrando as raízes germânicas, uma das atrações neste feriado na cidade é a Oktoberfest, que acontece entre quinta e domingo (16 a 19) e continua entre os dias 24 e 26. Serão 90 horas de programação com música ao vivo, cervejas artesanais, comidas típicas, manifestações culturais e até ‘batalhas vikings’, jogos que fizeram sucesso em edições anteriores, além de brinquedos radicais.

Em Nova Friburgo, a ocupação dos hotéis está em 89,60% de ocupação hoteleira. Na cidade, às 6h do dia de Corpus Christi, os fiéis começam a preparar cerca de 70 tapetes de sal, como é de tradição no catolicismo. Os tapetes são montados pelas ruas centrais de Friburgo seguindo o percurso entre a Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypú, e a Catedral Diocesana, no Centro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!