Principais exposições em cartaz nos museus do RJ

O Rio de Janeiro é repleto de museus que contam não só sobre a capital fluminense, mas assim como sobre outras regiões do país e do mundo. Veja as principais exposições em cartaz no momento nos museus da Cidade Maravilhosa

Movimento Armorial – 50 Anos (CCBB)

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) está com a exposição 'Memorial Armorial - 50 Anos' em cartaz até o dia 27 de junho. A mostra celebra o cinquentenário do movimento liderado pelo dramaturgo, professor, pintor, músico e escritor Ariano Suassuna (1927-2014), que propunha a união das raízes nordestinas com a cultura erudita. Ótima opção para quem gosta de cultura regional brasileira.

ccbb/divulgação

Coleção MAR + Enciclopédia Negra (Museu de Arte do Rio)

A exposição Coleção MAR + Enciclopédia Negra, que fica em cartaz até 3 de julho no Museu de Arte do Rio (MAR), exibe obras realizadas por artistas contemporâneos para retratar personagens que tiveram suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas. Boa opção para quem tem interesse em entender melhor as questões sociais que vivemos no mundo contemporâneo.

Museu de Arte do Rio/Divulgação

Terra em tempos: Fotografias do Brasil (Museu de Arte Moderna do Rio)

'Terra em tempos: Fotografias do Brasil', exposição em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) até 24 de julho, conta a história de identidade e cultura nacional a partir do acervo fotográfico do museu. A mostra conta com cerca de 270 obras, de 120 artistas, produzidas de 1860 até os dias de hoje. Ótima opção para quem gosta de enxergar a história a partir de uma linha do tempo.

MAM/Divulgação

Batalhas Históricas na Pintura de Edoardo de Martino (Museu Histórico Nacional)

A exposição 'Batalhas Históricas na Pintura de Edoardo de Martino', em cartaz por tempo indeterminado no Museu Histórico Nacional, traz a coleção do pintor italiano que retrata as principais batalhas navais do Brasil, como a Guerra da Tríplice Aliança e conflitos pela Independência. Uma boa pedida para quem gosta de assuntos bélicos e quer entender melhor sobre construção de uma nação a partir das guerras.

Museu Histórico Nacional/Divulgação

'Avental de Histórias: Oswaldo Cruz e Seu Castelo' (Museu da Vida)

A apresentação 'Avental de Histórias: Oswaldo Cruz e Seu Castelo', em cartaz por tempo indeterminado no Museu da Vida, traz a museóloga Claudia Oliveira contando a história de Oswaldo Cruz para público infantil a partir de um avental colorido com bolsos de onde saem as principais personagens da história – o próprio Oswaldo Cruz e animais que ajudam a contar o enredo. Ótima pedida para levar os filhos no fim de semana!

Museu da Vida/ Divulgação