Saiba quais cuidados tomar para viajar na pandemia
Marco López/Unsplash
Saiba quais cuidados tomar para viajar na pandemia

Assim como roupas de banho para quem vai à praia, ou tênis confortáveis para caminhadas em montanhas, a precaução contra a Covid-19 é um item que não pode ficar de fora da mala de quem pretende viajar durante a pandemia.

"A pandemia ainda não acabou, como mostram os números de casos e reinfecções, mesmo entre vacinados. Por isso, não é o momento de relaxar", afirma Flávia Bravo, coordenadora médica do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Para ela, os cuidados básicos de sempre (máscara no rosto, álcool gel nas mãos e olho nos protocolos sanitários) continuam valendo. Mas há outros passos importantes a serem seguidos para uma viagem mais tranquila na pandemia. A seguir, confira 15 deles.

1 - Escolha destinos com atividades ao ar livre

Prefira lugares onde você possa relaxar ou se divertir em ambientes abertos , em contato com a natureza, seja no campo, na montanha ou no litoral. Mas mesmo em ambientes assim, é necessário tomar cuidado com pontos que reúnam uma quantidade muito grande de gente.

2 - Escolha datas menos concorridas

Mesmo praias ou trilhas nas montanhas costumam ficar cheias em fins de semana, feriados ou períodos de férias escolares. É o que acontece, por exemplo, em muitos destinos na Região dos Lagos, no Rio. Portanto, se puder, considere buscar locais também fora da alta temporada ou no meio da semana.

3 - Experimente lugares "alternativos"

Também para fugir de aglomerações, dê chance a destinos menos badalados, mas com atrativos parecidos. São Miguel dos Milagres e Porto de Pedra, no litoral de Alagoas, costumam estar mais vazios que a vizinha Maragogi, e as piscinas naturais são igualmente belas.

4 - Viagens mais curtas para destinos mais próximos

As viagens mais próximas de casa, num raio de até 400km, permitem o retorno mais rápido, em caso de necessidade. Neste caso, veículos particulares ou alugados podem ser uma opção, por oferecerem mais segurança para os viajantes de um mesmo grupo e reduzirem o contato com desconhecidos.

5 - Compre seus bilhetes on-line

Para não entrar em filas desnecessárias em guichês de rodoviárias ou bilheterias de atrações turísticas, como parques e museus, tente sempre comprar seus tíquetes pela internet, com antecedência. E não se esqueça de imprimir o documento ou baixá-lo em seu celular antes de sair de casa.

6 - E adiante o check-in pela internet

Da mesma maneira, para evitar aglomerações e ganhar tempo nos aeroportos, faça o check-in dos voos com antecedência. O mesmo vale para a chegada ao hotel: cada vez mais estabelecimentos vêm adotando o check-in antecipado. É o caso, por exemplo, do Le Canton, em Teresópolis, do Iberostar Bahia, na Praia do Forte, e do grupo Accor.

7 - Use sempre máscara, da forma correta

A proteção facial ainda é a principal barreira para o SARS-Cov-2. Por isso, não descuide do uso correto e frequente da máscara. Dê preferência às dos tipos PFF2 ou N95. Se for viajar de avião ou ônibus, leve na bagagem de mão máscaras suficientes para realizar uma troca a cada duas ou três horas. Use sempre a máscara quando estiver circulando em locais públicos, como parques, centros comerciais e atrações turísticas. E quando precisar tirá-la para comer ou beber algo, ou mergulhar na água, tente fazê-lo mantendo uma distância segura de outros.

8 - Redobre os cuidados dentro do avião

Além de manter a máscara no rosto o tempo todo, evite circular muito dentro do avião durante o voo. Não se levante para conversar com pessoas em outras poltronas, nem fique muito tempo parado na porta do banheiro. Seja em viagens nacionais ou internacionais, vale se precaver e levar também seu próprio entretenimento de bordo, como livros, filmes e séries já baixados em tablets e celulares.

9 - Atenção às medidas de segurança de hotéis

Prefira hotéis, pousadas e hostels que tenham algum certificado de segurança sanitária, como o selo Turista Responsável, do Ministério do Turismo, Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, ou similares de outros órgãos estaduais ou municipais. É importante que eles sigam protocolos como limpeza reforçada, uso de máscaras por parte dos funcionários, distribuição de álcool gel e adaptações nos serviços de alimentação, entre outros.

10 - Atenção também na hora do passeio

Agências de viagem, operadoras de turismo receptivo e prestadores de serviço também podem ter certificados de segurança sanitária. Durante o passeio, não descuide de sua própria proteção, usando máscara, higienizando constantemente as mãos e evitando muito contato em geral.

11 - Precaução na hora de comer fora

Nos casos de viagem em grupo e em família, por exemplo, pode ser interessante se precaver e, antes de sair de casa ou do hotel, preparar um lanche para comer durante o dia, evitando parar em postos de alimentação na rua. Isso vale para um passeio ou uma viagem de ônibus ou barco. Ou mesmo para uma boquinha no aeroporto, antes ou depois do voo, já que não é permitido comer dentro do avião.

12 - Prefira reservas que permitam remarcações

A onda de cancelamentos de voos provocada pela variante Ômicron comprovou o quão imprevisíveis as coisas podem ser numa pandemia. Por isso, dê preferência a categorias de passagens aéreas ou de reservas de hotéis que permitam cancelamento ou remarcação sem custo. Principalmente agora, quando a lei especial que protegia os consumidores de cancelamentos provocados pela pandemia não está mais em vigor.

13 - Fique atento às condições locais

Pesquise bem como está a taxa de transmissão do vírus ou o número de casos no destino escolhido. Se a situação estiver descontrolada, considere mudar de planos. Vale também se informar sobre o índice de vacinação da população local e as taxas de ocupação de leitos, o que pode indicar futuros problemas caso precise recorrer a hospitais ou postos de saúde durante a viagem.

14 - Esteja com a vacinação sempre em dia

Em muitos lugares, o comprovante de vacinação é exigido na entrada de lojas, bares, restaurantes, cinemas, teatros, academia e outros locais públicos, assim como em eventos que reúnam grande quantidade de gente. No entanto, mesmo que o destino escolhido não faça qualquer exigência, a proteção conferida pelos imunizantes é fundamental, e uma garantia a mais de segurança para o seu passeio.

15 - Não viaje se estiver com sintomas

É óbvio, mas precisa ser reforçado. Se apresentar algum sintoma gripal, como coriza, garganta arranhando, tosse, espirro, febre, dor de cabeça e cansaço, fique em casa. Deixe para viajar quando estiver se sentindo melhor e sem risco de contaminar outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!