10 Patrimônios Mundiais da Unesco ao redor do mundo

O que é um Patrimônio Mundial?

O Patrimônio Mundial pode ser uma região, um sítio arqueológico, cidade, parque ou qualquer local que possua alto valor cultural, histórico, ambiental, estético, etnológico ou antropológico para a humanidade. Ao todo, mais de mil patrimônios foram listados pela UNESCO.

Unsplash

Centro Histórico de Ouro Preto - Minas Gerais

Outro Preto foi uma das cidades mais importantes no período colonial brasileiro. Antiga Vila Rica, a cidade reúne um conjunto de obras arquitetônicas ricamente construídas no estilo barroco e rococó, muitas delas construídas pelos artistas Aleijadinho e mestre Ataíde.

Claiton Conto / Unsplash

Fernando de Noronha - Pernambuco

Fernando de Noronha é um destino extremamente requisitado pelos turistas, seja pela beleza, seja pela abundante biodiversidade presente no local. A região é o lar de espécies raras de animais marinhos, entre tartarugas e golfinhos.

Reprodução

Paisagens cariocas entre a montanha e o mar - Rio de Janeiro

A capital carioca recebe milhares de visitantes todos os anos, atraídos pela beleza dos cenários montanhosos e das praias. Afinal, o Rio de Janeiro não foi apelidado de "Cidade Maravilhosa" à toa.

Unsplash

Machu Picchu - Peru

Machu Picchu é uma das obras mais grandiosas e misteriosas deixadas pelo Império Inca. Foi construída no século 15, no topo de uma montanha, a aproximadamente 2400 m de altitude.

Unsplash

Chichén Itzá - México

O sítio arqueológico traz resquícios da civilização maia, uma das maiores da época pré-hispânica. Os monumentos que ali estão foram o centro da Península Yucatán por cinco séculos, sendo a Pirâmide de Kukulcán a principal construção.

Reprodução

Grand Canyon - Estados Unidos

O cânion mais famoso dos Estados Unidos carrega grande importância para a história geológica do país, já que tem registros pré-históricos de ocupação humana.

Gert Boers / Unsplash

Parques das Montanhas Rochosas - Canadá

São mais de 5 mil km de montanhas que se dividem entre os parques nacionais de Jasper, Banff, Kootenay e Yoho. A paisagem é encantadora: além das montanhas, existe a possibilidade de apreciar os lagos fluorescentes e os animais silvestres.

Jonh Lee / Unsplash

Sintra - Portugal

Repleta de castelos, serras e jardins, a vila histórica de Sintra está situada a poucos quilômetros de Lisboa, a capital de Portugal. O Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra e a Quinta de Regaleira recebem destaque na cidade.

Katia de Juan / Unsplash

Petra - Jordânia

Petra é um destino deslumbrante: se trata de uma cidade esculpida em pedra em 300 a.C. O local, porém, foi encontrado apenas no século 19, e logo se tornou um símbolo cultural e histórico da Jordânia.

Reiseuhu / Unsplash

Versalhes - França

O palácio e os jardins de Versalhes foram erguidos com o objetivo de representar a riqueza e o poder do rei Luís XIV. É considerado um dos maiores castelos do mundo e por quase um século foi referência para os prédios reais europeus.

Mathias / Unsplash