Por que visitar?
Cusco, cidade no Peru, é o berço do Império Inca. A cidade guarda até hoje riquezas da antiga civilização, aliadas às suntuosas construções feitas pelos espanhóis, que colonizariam aquelas terras a partir do século 16.
Cusco, cidade no Peru, é o berço do Império Inca. A cidade guarda até hoje riquezas da antiga civilização, aliadas às suntuosas construções feitas pelos espanhóis, que colonizariam aquelas terras a partir do século 16.
A praça foi um centro político e cultural da cidade na época da colonização espanhola. No entanto, antes dos espanhóis chegarem, o local já era o epicentro de atividades culturais de civilizações antigas.
A igreja foi construída sobre o palácio de Huayna Cápac, último governador inca a comandar o império. Em 1571, foi erguida pelos jesuítas, com uma estrutura toda em estilo Barroco. Além disso, é tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
A Basílica Catedral de Cusco possui três naves e 12 capelas. O interior do edifício é repleto de imagens, quadros e riquezas como ouro e prata. Com arquitetura rica em detalhes, é considerada uma das maiores catedrais do mundo.
Próximo ao centro histórico de Cusco, no bairro o visitante esbarra com um verdadeiro polo de artesãos. Entre as ruas de pedra e casas rústicas, encontram-se diversos artistas que se dedicam ao artesanato, técnicas que foram passadas de geração em geração.
Se trata de um dos sítios arqueológicos mais importantes do Império Inca. Também chamado de Templo do Sol, foi erguido pelo imperador inca Pachacuti, no século 15.
Sacsayhuaman é uma antiga fortaleza inca que hoje está em ruínas. A construção, feita inteiramente por enormes blocos de pedra, impressiona. As paredes do prédio podem chegar a 18 m de altura.
O pequeno distrito, situado a 3770 m acima do nível do mar, é muito buscado pela população, que preserva a cultura do ancestrais de tecelagem e tingimento da lã de alpaca.
Em Moray, os turistas encontram outra construção impressionante levantada pelos incas. Os povos antigos se aproveitaram do próprio relevo da região, formando círculos que desviavam o curso da água para irrigar os canteiros.
A Salinas de Maras foram construídas pelos Incas, constituindo aproximadamente 4 mil poças. O sal é extraído do local e vendido até hoje, usado na gastronomia e em tratamentos medicinais.
Devido à quantidade de minerais presentes no solo, a montanha, que possui 5,2 mil m de altitude, exibe uma coloração assombrosa. Para chegar à montanha é necessário percorrer um trilha de 6 km.
Machu Picchu, principal objetivo de quem visita o Peru, foi descoberta em 1911. O local ainda é envolto em mistérios e lendas acerca da construção. No entanto, é impossível não se impressionar com o valor histórico do patrimônio.