Já imaginou poder viver um fim de semana acampando como um rei ou rainha na Serra Gaúcha
? Essa é a proposta das acomodações em formato de casulos do Hotel Parador do Cambará do Sul, no município do Rio Grande do Sul. Cercado apenas pela natureza dos Campos de Cima da Serra, o acampamento de luxo proporciona aos hóspedes um jeito diferente e exclusivo de curtir momentos de relaxamento.
Essas acomodações seguem a linha de hospedagem glamping, presente na essência do hotel. O glamping tem como objetivo unir todo clima rupestre e natural dos acampamentos ao conforto e glamour das acomodações de luxo. O Hotel Parador, aliás, é considerado como o primeiro a apresentar esse estilo aos brasileiros.
Os casulos de 24 m², inaugurados em março de 2021, intensificam ainda mais o contato dos visitantes com a natureza e conferem ainda mais imersão ao clima de acampamento.
São sete compartimentos construídos com madeira de reflorestamento. A arquitetura mescla design de linhas rústicas e contemporâneas e a decoração é repleta de elementos e texturas naturais, como macramês, chão de madeira e luminárias penduradas, intensificando ainda mais a conexão com a paisagem ao redor.
O nome de cada um dos casulos remete a espécies de abelhas nativas, já que a estrutura de madeira remete às colmeias. Para arrematar a experiência, todos os casulos possuem ar condicionado, lareira e um deck com banheiro de hidromassagem integrado à vista dos campos.
Além dos casulos, o hotel possui outros seis tipos de acomodações, incluindo o Bangalô, com vista panorâmica para o Rio Camarinhas; a Barraca Suíte, com salas integradas e vista mais alta dos Campos de Cima; e o Chalé Camarinhas, que acomoda grupos maiores com privacidade e conforto.
As diárias custam a partir de R$ 1,4 mil, incluindo cafés da manhã e tarde e itens do frigobar. Os preços das acomodações podem apresentar variações de acordo com fatores como antecedência de reserva, fim de semana, datas comemorativas e tipos de acomodação e pode chegar a R$ 3,1 mil.
(continua logo abaixo)
Você viu?
O que mais o Hotel Parador Cambará do Sul oferece?
Além das belas e curiosas acomodações, o Hotel Parador oferece uma estrutura completa para o lazer, como lareiras de pedra ao ar livre, mesas de bilhar, bar e sala de estar. Os serviços também são voltados para intensificar a sensação de bem estar dos hóspedes, como tratamentos de beleza e massagens, todos assinados pela marca L’Occitane.
Também é possível incrementar a experiência optando por cenários diferenciados para as acomodações, deixando-os mais românticos e intimistas ou em clima de festa.
Para os turistas mais aventureiros, o hotel oferece diversas atividades ligadas ao ecoturismo, como passeios a cavalo, trilhas para conhecer as cachoeiras e canyons da região, passeios de quadriciclo e bicicleta e até mesmo passeios de balão.
A gastronomia do hotel é uma atração à parte. Inspirados em elementos da terra, água e ar, os pratos são assinados pelo chef Rodrigo Bellora e buscam resgatar a culinária gaúcha tradicional. Churrascos, queijos, massas e risottos fazem parte do cardápio.
O menu é arrematado por opções diferenciadas, como bolos caseiros, pães e geleias artesanais e frutas da época. O Hotel Parador conta ainda com uma adega repleta de opções de vinho, atendendo a todos os gostos.
O que fazer em Cambará do Sul?
Além de aproveitar o melhor que o Hotel Parador pode oferecer, aproveite para conhecer a cidade. Situada a 192 km de Porto Alegre, Cambará do Sul reserva o melhor da natureza gaúcha, reunindo uma grande diversidade de cânions, desfiladeiros, cachoeiras e parte da Mata Atlântica. É uma opção de passeio principalmente para pessoas que buscam um respiro em meio à rotina cansativa. Os ares românticos também atraem muitos casais.
O Parque Nacional de Aparados da Serra abriga o Cânion Itaimbezinho, um dos mais populares e belos da cidade. Além disso, o parque é considerado como um dos mais antigos a preservar e proteger os recursos naturais da região.
Outros cânions muito buscados pelos visitantes são o Cânion Fortaleza, com mais de 1.240 metros do nível do mar e uma trilha que leva ao mirante do local, que proporciona uma vista impressionante do local; e o Cânion Malacara, que dispõe de piscinas naturais que convidam os turistas que adoram passar tempo na água. Há ainda o Parque Nacional da Serra Geral, uma “vitrine” da biodiversidade do ecossistema da área.
Caso seja a primeira vez na cidade, a praça central também merece uma visita. Afinal, é lá que fica a árvore responsável pelo nome da cidade. Por lá também está situada a Igreja Matriz São José, construída em 1945. Próximo a ela, está uma charmosa placa com o nome da cidade.
Para amantes de história e geografia, o Centro Cultural de Cambará é parada obrigatória, já que o local preserva diversos objetos importantes para a história de Cambará do Sul. A visita fica ainda mais interessante devido à localização do Centro: uma charmosa casinha de madeira amarela construída nos anos 1960.