O selo é uma forma de identificar hotéis e locais que se adequam às normas sanitárias
Reprodução/Governo Federal
O selo é uma forma de identificar hotéis e locais que se adequam às normas sanitárias











Durante a pandemia, muitos que viajaram viram que hotéis, restaurantes e outras áreas apresentam o selo 'Turismo Responsável', do Ministério do Turismo, mas você sabia o que significa este selo? Ele garante que as normas sanitárias contra o Covid-19 estão sendo cumpridas pelo estabelecimento.

Para os que querem viajar ou precisam se deslocar, esta iniciativa do governo estabelece protocolos de distanciamento social, higiene e comportamento em 15 segmentos do turismo. Segundo o Ministério, o selo é uma forma de retomar o turismo nacional.



Além de regras para as áreas do turismo, há normas para viajantes. Para as empresas terem acesso ao selo, é preciso estar cadastrado no Cadastur e cumprir protocolos gerais e particulares de cada setor do turismo, tudo no site do  Turismo Responsável.

De modo geral, o selo assegura ao viajante que o local que ele se hospeda ou visita assegura a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam, promove a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento, realiza a limpeza de objetos de utilização comum, promove a renovação de ar e mantém portas e janelas abertas para passagem de ar;

Além disso, também disponibiliza álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos, bem como: entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores, balcões de atendimento, para uso de clientes e trabalhadores, controle de acesso, marcação de lugares reservados aos clientes, controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 1,5 m entre as pessoas.

Para os turistas, o protocolo é simples: você deve se informar sobre as medidas do local visitado, evitar contato físico, cobrir nariz e boca com máscara, lavar mãos sempre e evitar tocar olhos, nariz e boca com mãos não lavadas. Objetos pessoais devem ser desinfetados com frequência e não compartilhados. O turista também deve avisar o serviço de quarto caso apresente sintomas de Covid-19. 

Você viu?

O selo Turismo Responsável garante que o local é um pouco mais seguro que outros para se visitar, mesmo em uma pandemia. Veja as diretrizes que hotéis, restaurantes e locadoras de veículos que têm o selo seguem para evitar contaminações pela coronavírus:

Hotéis e hospedagens diversas:

Além dos itens citados acima, os funcionários também devem usar máscaras e face shield [um escudo facial trasnparente], evitando contato físico ao receberem os clientes. Os hotéis se adaptaram ao serviço autônomo de hóspedes. Todos os pontos em que se tem contato, como surperfícies e objetos são higienizados. 

Os ambientes são ventilados e limpos, com dispensers de álcool gel na entrada e em áreas sociais. Os quartos devem ser desinfectados completamente.

Os serviços de café da manhã e almoço respeitam o distanciamento e buffets são servidos pelos funcionários. A mesa deve ser montada na chegada do cliente e para evitar contaminação cruzada, elas são limpas a cada uso.

Restaurantes, bares e cafeterias

O protocolo leva em conta o horário que o estado e cidade permite, caso haja toque de recolher ou fases mais restritivas. 

Além de manter o distanciamento e oferecer álcool, os talheres são desinfetados a cada uso, além de ter incentivo a pagamento por meios eletrônicos, para não haver contaminação por dinheiro de papel. 

Locadoras de veículos

Para quem viaja a trabalho ou quer alugar um carro para passear, as locadoras com selo Turismo Responsável organizam o horário de clientes para evitar aglomerações e realizam o distanciamento social. 

As locadoras desinfetam os carros e também disponibilizam álcool para os motoristas. Os motoristas de vans, além de seguir os protocolos de higienização com álcool, orientam os clientes a se distanciarem entre si. 

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