A três dias do réveillon, a Prefeitura do Rio de Janeiro detalha nesta segunda-feira (28) as medidas restritivas para a chegada de 2021 em Copacabana, na zona sul da cidade. Depois de anunciar o fechamento para turistas , permitindo apenas a circulação dos moradores, o prefeito interino, Jorge Felippe (DEM), decidiu aumentar as regras de segurança na área contra a Covid-19, para evitar aglomerações na virada do ano .
Entre as determinações, está a proibição do uso de equipamentos de som e de queima de fogos em toda orla de Copacabana e durante todo o dia 31 de dezembro, até as 7h do dia 1º de janeiro de 2021. De acordo com TV Globo, a circulação de entregadores de delivery também será proibida na orla. Apenas moradores, hóspedes e funcionários de hotéis poderão acessar a área, mas vão precisar apresentar documentos nos pontos de bloqueio.
As regras ainda não foram publicadas no Diário Oficial. O plano operacional para as medidas será apresentado pela prefeitura ainda nesta segunda (28), em coletiva de imprensa.
Confira as regras anunciadas:
- Bloqueio de estacionamento na orla e ruas no entorno a partir do dia 31/12;
- Bloqueio da circulação de transporte público para acesso a Copacabana e Barra da Tijuca a partir das 20 horas do dia 31/12;
- Barreira de fiscalização nos limites do município para não permitir acesso de ônibus, micro-ônibus e vans de fretamento à cidade do Rio de Janeiro a partir do primeiro minuto do dia 31/12 até às 6h do dia 1º/01/2021.
- Quiosques poderão funcionar desde que sem venda de ingressos, shows, instrumentos sonoros e sem cercados.
- O uso de equipamentos de som será proibido em toda a extensão da orla a partir da 0h do dia 31/12 até às 6h do dia 1º/01/2021.
- A permanência de barraqueiro em ponto fixo, tanto na areia da praia quanto no calçadão, ficará proibida das 0h do dia 31/12 às 6h do dia 1º/01/2021.
- Proibida queima de fogos em toda a orla da cidade, incluindo rede hoteleira, desde às 0h do dia 31/12 até às 7h do dia 1º/01/2021.