Tamanho do texto

Cidade a 180 km de São Paulo tem clima de montanha e atrações para quem busca calma ou até um passeio radical

Salve Salve viajantes! A minha dica de viagem dessa semana é para você que quer curtir esse friozinho do inverno em um lugar tranquilo, longe de agitos, badalações e ostentações que geralmente imperam nas cidades mais procuradas nesta estação do ano. Santo Antônio do Pinhal é uma bela estância climática que fica a 180 km de São Paulo, tem clima de montanha , temperatura  2ºC a 32ºC e oferece aos turistas boa infraestrutura de pousadas , roteiro gastronômico , hotéis confortáveis, turismo radicais e de aventura , muito lazer e passeios interessantes.

Santo Antônio do Pinhal é um destino perfeito para o inverno
Arquivo pessoal
Santo Antônio do Pinhal é um destino perfeito para o inverno


Santo Antonio do Pinhal é uma cidade pequena, com menos de 7 mil habitantes, mas muito agradável e hospitaleira. As atrações ficam espalhadas, mas a maioria você consegue visitar a pé. Entretanto, ter um carro também torna o passeio mais especial porque há lugares incríveis para os quais o acesso é por meio de estradas de terra. Pensando nisso, evite o destino em dias chuvosos. 

Dicas de passeios

O   Pico Agudo tem 1700 m de altitude e uma vista privilegiada de 360 graus do Vale do Paraíba. Se você for adepto de esportes radicais, é o espaço ideal para vôos livres e paraglider. See não for, não desanime. Vale a pena assistir aos voos, o que também é uma aventura emocionante. 

Essa dica é para quem é fã de móveis e objetos de decoração. Eduardo Miguel Pardo é uma personalidade na cidade, hábil artesão que produz móveis com madeiras reaproveitadas. Vale dar uma passada em seu atelier. 

A Bodega é uma das paradas obrigatórias em Santo Antônio do Pinhal
Arquivo pessoal
A Bodega é uma das paradas obrigatórias em Santo Antônio do Pinhal


Parada obrigatória na cidade é uma visita à " A Bodega ", onde você pode comprar cachaças artesanais, vinhos, geleias, doces, pimentas e artesanato e também fazer degustação de bebidas.

Mas se você aprecia  queijos artesanais , visite o Capralemão, onde são produzidos os queijos de cabra criadas no local. 

Um passeio pelos jardins do Ecco Parque é maravilhoso. Por uma taxa pequena, você fará uma visita monitorada em 8 jardins diferentes: jardim japonês, canadense, desértico, italiano, dos beija-flores, tropical e das bolhas. Ideal é ir pela manhã e almoçar no restaurante local, com vista para as montanhas. 

Jardins atraem turistas em Santo Antônio do Pinhal
Arquivo pessoal
Jardins atraem turistas em Santo Antônio do Pinhal


Um passeio de trem da cidade a  Campos do Jordão  é sensacional. A sugestão é ir no final da tarde e ver um lindo por-do-sol.

Santo Antonio do Pinhal consegue reunir a simplicidade com beleza e muito estilo. Sugiro aproveitarem esse friozinho que está fazendo para curtir as belezas locais, depois me contem como foi a experiência.

10 razões para curtir a praia no inverno

_______________________________________________________________________

Roberto Rodrigues
Arquivo pessoal
Roberto Rodrigues

* Roberto Rodrigues é jornalista, empresário, bon vivant, adora viajar, conhecer lugares pessoas, é fã de gastronomia e frequenta os melhores botecos, pubs, bistrôs do mundo. Completamente apaixonado por Las Vegas, Miami, New York e Europa, ele divide aqui no iG suas experiências e dá dicas de como tirar proveito em viagens, seja no Brasil ou exterior.