As obras para recriar o Titanic começam em 2025
Divulgação/Blue Star Line
As obras para recriar o Titanic começam em 2025

O bilionário australiano Clive Palmer, de 69 anos, anunciou que investirá uma parte da sua fortuna para a construção de uma réplica do famoso  navio transatlântico naufragado Titanic. Essa é a terceira vez que o ricaço tenta a fase licitatória do projeto.

O navio transatlântico Titanic foi considera um dos mais luxuosos na época. Ele foi fretado para uma viagem, mas naufragou em sua navegação inaugural no Atlântico Norte, após uma colisão com um iceberg. Ele havia saído da cidade inglesa de Southampton para a americana Nova York , em abril de 1912. O navio comportava cerca de 2.224 passageiros e tripulantes. Mais de 1.500 pessoas morreram no acidente.

Clive é um amante da história do transatlântico. Ele já havia tentando fazer uma réplica do navio em 2012, o que acabou não se concretizando. Novamente, ele tentou em 2018, ainda sem sucesso. Após seis anos desde a última tentativa, o empresário se relançou à mídia a frente do Ópera de  Sydney e do famoso porto da cidade — sua nova empreitada.

Segundo a CNN Internacional, o bilionário disse: "É muito mais divertido fazer o Titanic do que ficar sentado em casa e contar meu dinheiro". O empresário conta com uma fortuna estimada em US$ 4,2 bilhões (quase R$ 21 bilhões), sendo a maior parte vinda do pagamento de royalties de negócios de mineração.

Os planos de Clive foram freados por inúmeros motivos, mas o mais notável foi a pandemia da Covid-19. O empresário e o presidente da Blue Star Line — companhia naval que está na empreitada — engajaram em processos judiciais contra as autoridades locais e campanhas políticas que pregavam as medidas de isolamento social e vacinação.

Com a reabertura das fronteiras e a retomada das rotas dos navios, o empresário considerou que era a hora de retornar ao seu projeto. "Temos o prazer de anunciar que, após atrasos globais imprevistos, reencontramos parceiros para dar vida ao sonho do Titanic II. Que comece a jornada", disse o empresário.

No momento, o projeto está na fase de licitação. O empresário espera que um construtor responsável seja anunciado até o fim de 2024, com as obras iniciando logo no primeiro trimestre de 2025. Ele disse estar esperançoso para que os europeus vençam a disputa na licitação.

Passageiros com trajes de época

No anúncio, a equipe exibiu um vídeo que detalhava como seria o navio, bem como cada uma das salas. Ainda foi informado que os passageiros serão incentivados a vestirem roupas como as dos anos 1900. A embarcação terá cerca de 269 metros de comprimento e pouco mais de 32 de largura — levemente maior que o original, comportando 2.345 passageiros em 835 cabines. 

Cerca de metade das acomodações deverá ser reservada aos clientes da primeira classe. Haverá os passageiros da terceira classe, que terão acesso a uma sala de jantar comunitária. Os viajantes terão uma experiência como as de Rose e Jack no filme de Hollywood, protagonizado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

O navio contará com as icônicas chaminés a vapor, mas com um papel apenas estético, sem que as caldeiras realmente funcionem. O sistema de navegação e alguns pontos da decoração serão atualizados para a segurança de todos, bem como botes salva-vidas para todos os passageiros.

Segundo Clive, "Titanic II é algo que pode proporcionar paz. Pode ser um navio de paz entre todos os países do mundo. Milhões sonharam em navegar nele, vê-lo no porto e vivenciar sua majestade única. O Titanic II será o navio onde esses sonhos se tornarão realidade".

Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: InstagramX (Twitter) e Facebook .


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!