A Itália, país europeu, visa tornar as viagens de trem não apenas a opção sustentável, mas também a mais divertida.
A Ferrovie dello Stato Italiane (FS), operadora ferroviária estatal da Itália, anunciou um novo programa de trens com foco no turismo , usando locomotivas antigas em rotas populares de férias.
Com lançamento previsto para 2024, o FS Treni Turistici Italiani (Trem Turístico Italiano) oferecerá serviços voltados para o turismo de “alta qualidade, sustentável e focado em redescobrir as riquezas da Itália”, informou a empresa em comunicado divulgado à CNN.
Eles acrescentaram que visam “um tipo de turismo em que a viagem de trem é um momento integral das férias e um elemento de alta qualidade de toda a experiência”, além de incluir destinos “fora dos roteiros mais conhecidos”.
Existem três alas para o novo projeto. Os trens “Lusso” (de luxo) serão encabeçados pelo trem de longa distância e superluxuoso Orient Express Dolce Vita, que agora será lançado em 2024, em vez deste ano, como previsto anteriormente.
O Venice Simplon-Orient-Express também se enquadrará nesta categoria, uma vez que a FS já fornece frotas de trem e pessoal, como faz para outros fretamentos de luxo, incluindo os trens Golden Eagle.
Em seguida, estão “Espressi” (Expresso) e “treni storici” (trens antigos) operando novas rotas médias e longas das principais cidades para áreas turísticas, como Milão para as costas da Ligúria e da Toscana, e um trem noturno circulando pelo sul, saindo de Roma e parando em Otranto na Puglia e Metaponto na Basilicata, antes de contornar a costa jônica (a ponta da bota da Itália) até Reggio Calabria. Essas novas rotas incluirão trens noturnos.
Os trens Espresso usarão trens das décadas de 1980 e 1990, reformados para oferecer detalhes do século 21, como vagões-restaurante, camarotes, salas de reuniões e áreas de armazenamento para bicicletas e esquis. Os serviços seguirão as tendências do turismo sazonal, apoiando as rotas existentes da Trenitalia.
Haverá até “trens de cruzeiro, que serão rotas concebidas com a ideia de transportar turistas de um lado para o outro em pequenas pausas.
Por exemplo, um saindo de Roma em uma noite de sexta-feira permitirá que os hóspedes jantem e durmam enquanto o trem segue para o norte em direção às Dolomitas, chegando à estação de Calalzo-Pieve (para o famoso destino de esqui Cortina d’Ampezzo) pela manhã.
De lá, os ônibus de transfer podem levar os passageiros até Cortina, a 45 minutos de distância, e o trem os espera para retornar a Roma no domingo à noite. Outra rota discutida será uma viagem de cinco ou seis dias do centro ao sul da Itália, passando por cinco regiões, da Úmbria à Puglia.
Enquanto isso, a FS Treni Turistici Italiani assumirá a operação dos trens antigos que a Fondazione FS opera hoje em todo o país. Ela atualmente possui uma frota de 400 trens.
A categoria “omnibus-regionali” será mais lenta, serviços de fim de semana em trens regionais a preços mais baixos. Estas rotas serão escolhidas para incluir paisagens de interesse e locais com fortes tradições gastronômicas e de bebidas. As paradas e horários serão escolhidos para maximizar a experiência do visitante, segundo a CNN.
Antonio Tajani, vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, disse em mensagem entregue no lançamento que o novo projeto faz parte de uma “estratégia de turismo moderno” para o país, que está sofrendo os efeitos do excesso de turismo.
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