Conheça 9 roteiros turísticos de trem no Brasil

Por mais que os trens não sejam mais tão comuns no Brasil, é possível desbravar algumas regiões por meio dos trilhos

Trem Maria Fumaça da Serra Gaúcha - RS

Um passeio imperdível para os turistas que visitam Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos. O trem percorre 23 km e ainda oferece apresentações de teatro, música e dança.

Reprodução

Trem Maria Fumaça de Campinas - SP

O roteiro vai de Campinas a Jaguariúna, seguindo 45 km da ferrovia construída no século 19. Durante o passeio, monitores contam histórias sobre o Ciclo do Café e das antigas locomotivas.

Reprodução

Passeio de trem de Curitiba a Morretes - PR

A locomotiva passa por paredões de pedra, montanhas, pontes e túneis. Além disso, percorre a área mais bem preservada da Mata Atlântica. A viagem dura em torno de quatro horas.

Reprodução

Trem do Corcovado - RJ

Ligando o bairro Cosme Velho ao Cristo Redentor, o Trem do Corcovado leva os passageiros para apreciar uma vista maravilhosa do Rio de Janeiro. Quem inaugurou a linha foi D. Pedro II em 1884.

Reprodução

Linha de trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas - ES/MG

Seguindo um trajeto de Belo Horizonte a Vitória, é o único roteiro de trem diário ativo no Brasil. A viagem inteira dura aproximadamente 13 horas, passando pela Serra do Caraçá e por várias pequenas cidades do interior.

Reprodução

Passeio de trem de Tiradentes a São João del Rey - MG

Caminhar entre as cidadezinhas histórica de Minas é como voltar no tempo. A experiência ficará ainda mais completa se o turista embarcar no trajeto de 45 minutos, passando por fazendas, sítios e o paredão da Serra São José. Além disso, são cerca de 12 km trilhados na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, fundada em 1881.

Eduardo Rocha/RR

Expresso Turístico da CPTM - SP

O passeio turístico oferecido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), tem trajetos que vão até as cidades de Paranapiacaba, Santo André, Jundiaí e Mogi das Cruzes. As viagens podem sair da estação da Luz, em São Paulo, ou Celso Daniel, em Santo André.

Jair Pires/Divulgação

Trem da Vale de Ouro Preto - MG

O percurso de Mariana até a cidade de Ouro Preto. Por aproximadamente 1 hora, os passageiros percorrem vales, cachoeiras, túneis e paredões de pedra. O trem desloca-se por uma ferrovia histórica, inaugurada em 1883.

Arlindo Silva/Divulgação

Trem Republicano - SP

O Trem Republicano segue o trajeto entre as cidades Itu e Salto, realizando um percurso que conta detalhes a história do Brasil. Mantido pela Serra Verde Express, o passeio oferece diversas atrações, além de uma boutique e uma área petfriendly.

Divulgação