10 cidades históricas de Minas Gerais

Uma das principais atrações turísticas do estado de Minas são as cidades históricas, que têm uma grande variedade de edifícios e monumentos bem preservados.

Ouro Preto

Antiga capital de Minas Gerais, a cidade, considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, foi fundada em 1711. Além do valor imensurável das obras arquitetônicas, Ouro Preto foi também a principal sede da Inconfidência Mineira.

Claiton Conto / Unsplash

São João Del Rei

Cidade natal de personalidades como Tancredo Neves e Tiradentes, a cidade foi instituída como vila em 1713. A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo se destacam entre as principais atrações de São João Del Rei.

Roberto Huczek / Unsplash

Mariana

Mariana foi a primeira vila, cidade e capital de Minas e no século 17 foi uma das maiores produtoras de ouro. Entre as principais atrações, estão a Igreja de Catedral Basílica da Sé, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a Igreja São Francisco de Assis.

Nathalia Segato / Unsplash

Sabará

A origem de Sabará data do ano de 1707, quando foi criada uma freguesia na região. Em alguns locais da cidade, como Rua Pedro II, pode-se encontrar casarões e edifícios preservados do século 18 e 19.

Claiton Conto / Unsplash

Tiradentes

Com uma população aproximada de 8 mil pessoas, Tiradendes é um destino agradável e charmoso. Quem visitar a cidade pode realizar um passeio pelos edifícios coloniais, restaurantes, lojas de artesanato e roteiros de ecoturismo.

Douglas Mendes / Unsplash

Caeté

Na região metropolitana de Belo Horizonte, Caeté abriga alguns monumentos de inegável relevância histórica, como a primeira igreja do estado construída em alvenaria de pedra: a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Luiz Felipe / Unsplash

Catas Altas

Catas Altas é uma cidade integrante do Circuito do Ouro, região que ficou marcada pelo intenso desbravamento na procura de ouro e pedras preciosas no século 17. A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Conceição é uma das principais atrações, erguida em 1712.

fpcamp / Unsplash

Diamantina

Diamantina surgiu em 1713, nomeada como Arraial do Tejuco. Após a descoberta de diamantes na região, em 1729, o local cresceu até se tornar a terceira maior povoação do estado. O turismo na cidade volta-se principalmente para o Centro Histórico, repleto de igrejas e casarões.

Reprodução / Instagram

Serro

A pequena cidade de Serro é cercada por serras, morros, rios e cachoeiras. Dessa forma, a paisagem natural, unida às casas e igrejas do período colonial, transforma a cidade em um aconchegante destino turístico.

Reprodução

Bichinho

Popularmente chamado de Bichinho, Vitoriano Veloso é um povoado localizado no município de Prado. As principaís atrações são a Igreja Nossa Senhora da Penha, do século 17, e a Casa Torta, espaço cultural com uma fachada incomum.

Reprodução / Instagram