O turista Ivan Danailov, de 31 anos, pediu desculpas por vandalizar o Coliseu mais cedo neste ano em uma carta enviada à promotoria pública de Roma, segundo o jornal italiano Il Messaggero.
"Admito, com profunda vergonha, que só soube da antiguidade do monumento depois do que aconteceu", escreveu o homem que é de origem búlgara, mas mora hoje na Inglaterra.
O Coliseu de Roma é um dos monumentos mais famosos do mundo, foi construído no século 1, por volta de 70 d.C. O anfiteatro era usado para encenações e combates entre gladiadores.
Mesmo com a carta de desculpas, o turista pode enfrentar de 2 a 5 anos de prisão e multa de até 15 mil euros (cerca de R$ 79,2 mil). Na carta enviada à promotoria, o homem pede ao promotor uma sentença "baixa e justa".
"Agora estou ciente da seriedade do ato cometido, e quero me desculpar honestamente, de todo o coração, aos italianos e a todo o mundo a um patrimônio que é, de fato, uma herança de toda a humanidade", escreveu Danailov no documento.
À época, ele havia grafado "Ivan+Haley 23" com uma chave nas paredes milenares e publicou vídeo nas redes sociais. O ato foi condenado pelo governo italiano, que classificou o vandalismo como "gravíssimo, indigno e sinal de grande incivilidade".
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais.