O parque suspenso, inspirado no High Line de Nova York, será instalado em uma linha de trem desativada da capital inglesa
Divulgação
O parque suspenso, inspirado no High Line de Nova York, será instalado em uma linha de trem desativada da capital inglesa

Aprovado pelo conselho de Camden Town, bairro norte londrino, em janeiro de 2023, a capital da Inglaterra ganhará um parque suspenso, o Camden Highline, que deve ser inaugurado em 2025, segundo a previsão da entidade sem fins lucrativos responsável pelo projeto.

No momento, o empreendimento está na fase de captação de recursos, e o valor inicial da obra gira em torno de 14 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 86,5 milhões).

A inspiração para o Camden Highline é o outro parque suspenso, o High Line, de Nova York . Inaugurado em 2009 e concluído em 2014, o parque ocupa uma linha de trem desativada no lado oeste da Ilha de Manhattan  e virou sinônimo de renovação urbanística, se tornando modelo para iniciativas parecidas, como a que ocorrerá em Londres.


O Camden Highline terá 1,2 quilômetro de extensão (menos da metade do High Line de Nova York), e ligará o Camden Gardens - área verde a cinco minutos da estação de metrô de Camden Town - à região de King's Cross - uma das mais movimentadas da capital inglesa.

Ilustração de como o Camden Highline será montado
Divulgação
Ilustração de como o Camden Highline será montado


No parque, os visitantes encontrarão jardins, áreas para descanso, mirantes e brinquedos infantis. Na parte inferior, margeando o viaduto, será instalado um calçadão com paisagismo e, sob os arcos de pedra da linha desativada, terão salas para usos diversos.

A expectativa é que o espaço receba também obras de arte e que possa ser usado para eventos pontuais, que ocorrerão nestas salas. Assim como aconteceu com o High Line de Manhattan, o Camden será inaugurado em fases e a primeira está prevista para 2025.


Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!