Aprovado pelo conselho de Camden Town, bairro norte londrino, em janeiro de 2023, a capital da Inglaterra ganhará um parque suspenso, o Camden Highline, que deve ser inaugurado em 2025, segundo a previsão da entidade sem fins lucrativos responsável pelo projeto.
No momento, o empreendimento está na fase de captação de recursos, e o valor inicial da obra gira em torno de 14 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 86,5 milhões).
A inspiração para o Camden Highline é o outro parque suspenso, o High Line, de Nova York . Inaugurado em 2009 e concluído em 2014, o parque ocupa uma linha de trem desativada no lado oeste da Ilha de Manhattan e virou sinônimo de renovação urbanística, se tornando modelo para iniciativas parecidas, como a que ocorrerá em Londres.
O Camden Highline terá 1,2 quilômetro de extensão (menos da metade do High Line de Nova York), e ligará o Camden Gardens - área verde a cinco minutos da estação de metrô de Camden Town - à região de King's Cross - uma das mais movimentadas da capital inglesa.
No parque, os visitantes encontrarão jardins, áreas para descanso, mirantes e brinquedos infantis. Na parte inferior, margeando o viaduto, será instalado um calçadão com paisagismo e, sob os arcos de pedra da linha desativada, terão salas para usos diversos.
A expectativa é que o espaço receba também obras de arte e que possa ser usado para eventos pontuais, que ocorrerão nestas salas. Assim como aconteceu com o High Line de Manhattan, o Camden será inaugurado em fases e a primeira está prevista para 2025.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.