A profissão piloto de avião apareceu em 47º lugar no último ranking do US News & World Report que lista os 100 melhores profissões.
Pexels
A profissão piloto de avião apareceu em 47º lugar no último ranking do US News & World Report que lista os 100 melhores profissões.

O avião é um meio de transporte que causa fascínio e ao mesmo tempo temor em muitos passageiros. Parte desse medo vem da incompreensão de como uma aeronave funciona e muitos detalhes parecem simplesmente misteriosos aos olhos de quem é leigo quando o assunto é avião.

Buscando responder a algumas perguntas como, onde os pilotos dormem nos aviões, e o que acontece quando um passageiro morre durante um voo, o site Newsweek conversou com pilotos que desvendaram algumas dessas incógnitas.

"As viagens aéreas comerciais há muito são um terreno fértil para mitos, teorias da conspiração, lendas urbanas e velhos mal-entendidos. Muito do que as pessoas pensam que sabem sobre voar é errado. Passei a maior parte de duas décadas tentando esclarecer as coisas", disse Patrick Smith, piloto de avião e autor do livro "Cockpit Confidential: Everything You Need to Know About Air Travel" (Confidência da Cabine do Piloto: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Viagens Aéreas, em tradução livre).

Existe uma sala secreta em algum lugar da aeronave?


O historiador e ex-piloto de avião Dan Bubb, professor da Universidade de Nevada, em Las Vegas , nos Estados Unidos, disse à Newsweek que pilotos e comissários de bordo têm "um compartimento secreto no topo da aeronave que é inacessível e invisível para os passageiros".

Já o autor Patrick Smith esclareceu que os pilotos tiram seu tempo de descanso durante voos longos em um beliche que é "escondido" em algum lugar, acima ou abaixo do convés principal de passageiros.

Em aeronaves que não possuem esses beliches, é usado um assento designado na primeira classe, ou na classe executiva, geralmente isolado por uma cortina.

O co-piloto pode realmente decolar e pousar o avião?

Smith afirma que sempre há, pelo menos, dois pilotos na cabine de um avião - um capitão e um primeiro oficial - quando o voo está em operação, e ambos estão totalmente qualificados para operar a aeronave.

O primeiro oficial - conhecido como copiloto - "não é um aprendiz", segundo o especialista. Este profissional realiza tantas decolagens e aterrissagens quanto o capitão "em praticamente todas as condições climáticas", e ambos fazem parte do processo de tomada de decisão durante um voo.

O capitão, no entanto, está "oficialmente no comando" e "recebe um salário maior, de acordo com sua responsabilidade, mas ambos os indivíduos pilotam a aeronave", diz Smith.

O que acontece se um piloto ficar doente durante um voo?

Tony Shen, ex-piloto e presidente da Wayman Aviation Academy, uma escola de voo em Pembroke Pines, na Flórida , disse à Newsweek que se ambos os pilotos adoecerem durante um voo, e não houver um terceiro piloto a bordo, o comissário procurará passageiros com experiência de voo, uma vez que "nenhum membro da tripulação de cabine foi treinado para controlar o avião ou se comunicar com o controle de tráfego aéreo".

Contudo, o especialista afirma que é "extremamente raro que ambos os pilotos adoeçam durante um voo" e que eles pedem refeições diferentes por esse motivo.

"Alguns pilotos trazem sua própria comida, por questões de segurança. Se a doença for grave e ocorrer durante o voo, deve ser declarada emergência e um pouso no aeroporto mais próximo deve ser feito para que o atendimento médico ocorra", afirma Shen.

O que acontece se um passageiro morrer durante o voo?

De acordo com o historiador e ex-piloto Dan Bubb: "Se um passageiro morrer, ele será removido discretamente do avião e, para evitar perturbar os outros passageiros, a tripulação não informará aos viajantes do ocorrido".

Pilotos e comissários de bordo são treinados em primeiros socorros e a maioria das aeronaves de passageiros tem desfibriladores a bordo, de acordo com o empresário. 

Existem códigos secretos que apenas pilotos e tripulantes durante os voos?

Especialista afirma que existem possíveis códigos secretos entre a equipe que trabalha em um avião, mas a questão depende da companhia aérea.
Shutterstock
Especialista afirma que existem possíveis códigos secretos entre a equipe que trabalha em um avião, mas a questão depende da companhia aérea.

O ex-piloto Tony Shen afirma que possíveis códigos secretos entre os pilotos e a tripulação variam de acordo com a companhia aérea, mas todas as empresas têm palavras ou códigos padrões para comunicação entre comissários de bordo e pilotos, usando sistemas de sonorização (public address system).

No caso de emergências, como um sequestro, por exemplo, os comissários de bordo notificarão os pilotos usando palavras secretas ou opções especiais de chamada.

Caso as asas do avião batam durante uma turbulência, isso representa perigo?

Sobre a questão, Bubb afirma que na verdade a condição representa um quadro positivo de segurança: "Se as asas se flexionam (batem como um pássaro) durante a turbulência , isso é bom. Não é bom ver as asas permanecerem rigidamente estabilizadas".

O chefe da escola de aviação da Flórida, Tony Shen, afirma que muitas pessoas ficam muito nervosas e temem que o avião seja danificado ou quebrado quando encontra turbulência. Contudo, ele informa que os aviões modernos são estruturalmente fortes o suficiente para lidar com a condição natural.

"O perigo real durante a turbulência é que os passageiros podem 'voar' para fora do assento e se machucar se o cinto de segurança não estiver colocado. Portanto, é sempre recomendável manter o cinto de segurança apertado durante o voo", orientou Shen.

O que os ruídos significam em um avião?

Sobre os ruídos que as aeronaves fazem, Bubb explica que quando o avião está no solo, o som de "um ding" significa que a máquina está "autorizada para decolagem".

Quando o avião está no ar, o especialista informa que o barulho significa que um passageiro está chamando um comissário de bordo. "Dois dings" significam que o avião está subindo 10.000 pés e/ou os pilotos estão pedindo aos comissários de bordo que preparem a cabine para o pouso.

O som semelhante ao barulho "whoosh" significa que "o trem de pouso está se estendendo em preparação para o pouso", disse Bubb.

Por que as persianas das janelas de avião precisam ficar abertas durante a decolagem e a aterrissagem?

Segundo Bubb, as persianas devem permanecer abertas por motivos de segurança. Por exemplo, durante uma evacuação de emergência, os passageiros sentados na fila da saída de emergência podem "decidir melhor quando abrir a porta".

Os aviões modernos funcionam com piloto automático ou manualmente?

O escritor Patrick Smith sinaliza que voar envolve uma grande quantidade de informações da tripulação e que, mesmo automatizada, os pilotos têm papel decisivo na operação do voo.

"Nossas mãos podem não estar dirigindo o avião diretamente, como seria o caso na década de 1930, mas quase tudo o que o avião faz é comandado, de uma forma ou de outra, pelos pilotos. A automação só faz o que mandamos", afirmou Smith.


Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!