10 dicas para economizar nas viagens de férias de verão

Alta temporada

No calendário do turismo nacional, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro representam o período de maior movimentação de embarques e desembarques de turistas, em aeroportos, portos e rodovias. Com mais de 20 anos de experiência no setor de viagens de férias e lazer, Viviane Pio, Diretora de Vendas da CVC, enumera 10 dicas essenciais para quem quer aproveitar o recesso viajando e, acima de tudo, economizando neste que é considerado período de “alta temporada”.

Pexels

Defina o destino de acordo com o orçamento disponível

Em uma viagem em família, normalmente os gastos se multiplicam por dois ou até quatro, dependendo do número de familiares que viajarão juntos. Então, é importante definir o destino da viagem de acordo com o orçamento disponível, ou seja, optando pelo “destino que cabe no bolso” no lugar do “destino dos sonhos”.

Shutterstock

Otimize a viagem

Não basta considerar apenas os custos de transporte, hospedagem e alimentação no orçamento da viagem. Quem viaja também quer fazer passeios. Então, vale a pena considerar, por exemplo, a opção de se fazer um cruzeiro marítimo, cujas paradas em cidades diferentes já estão inclusas no custo total.

Leticia Moreira / Portal iG - 02.09.2022

Procure por promoções

Se a escolha ou a decisão da viagem ficou para última hora, opte por garimpar promoções tipo “saldão de viagens” promovidos por empresas de renome ou opções em voos fretados, que costumam oferecer preços atrativos e vantagens especiais como isenção de multa em caso de cancelamento e franquia de bagagem gratuita.

Gerhard G./Pixabay

Parcelamento desaperta o orçamento

Se não conseguir quitar os custos da viagem à vista, opte pelo parcelamento do pacote. A CVC, recentemente, lançou possibilidade de parcelamento em até 24x iguais, o que dá um alívio ao bolso do consumidor.

shutterstock

Utilize cartão pré-pago

Para gastos durante a viagem ao exterior, opte pelo cartão pré-pago ou moeda em espécie para limitar os gastos com antecedência. O pagamento em cartão de crédito deve ser a última opção, já que ele inclui a cobrança do IOF.

shutterstock

Controle os gastos ao invés de encurtar a viagem

Um dos maiores equívocos é pensar que encurtar uma viagem necessariamente vai reduzir as despesas, o que não é uma verdade. O melhor a se fazer é sempre controlar as compras e os gastos.

shutterstock

Se atente ao tipo de acomodação

Para baratear a viagem, as operadoras oferecem opções de hospedagem em apartamentos duplos, triplos, e, em alguns casos, quádruplos - opções mais em conta que ajudam a acomodar melhor a família, além de serem mais baratas.

Resort Nickelodeon Punta Cana/Divulgação

Adapte o pacote de viagem de acordo com a sua realidade

Opte por pacotes que ofereçam passeios inclusos, seguro viagem, assistência de guia e até, inclusive, meia-pensão ou pensão completa de alimentação, o que evita gastos extras no local. É possível, também, “formatar” o pacote e adicionar serviços, diluindo o valor nas parcelas sem juros.

Pexels

Saiba negociar

Consulte se a operadora oferece acordos exclusivos com hotéis, que garantem tarifas mais competitivas do mercado. É importante também negociar; clientes de longa data, por exemplo, têm mais chances de barganhar descontos e abater valores.

Pexels

Repense o meio de transporte

Antecipe a viagem em um dia se houver promoções de pacotes e fique atento às diferenças tarifárias dependendo da data que se deseja viajar, se for de avião. Estude ainda outros meios de transporte para chegar até o destino, que possam ser mais vantajosos. As viagens rodoviárias costumam ser bem acolhedoras e divertidas.

shutterstock

Quer descobrir mais destinos incríveis?

Acesso o link abaixo e siga o Instagram do iG Turismo com dicas de onde ir e o que fazer pelo Brasil, e pelo mundo.

Pexels