Como evitar transtornos em viagens de ônibus? Veja dicas

Alguns fatores podem passar despercebidos e precisam de atenção ao planejar uma viagem de ônibus para não passar perrengues na rodoviária. Veja as dicas da Quero Passagem.

Viagens com menor de idade

É necessário alguns cuidados para não haver problemas no embarque. Para embarcar com menores, é necessária apresentar um do documento do responsável e da criança. Em casos de viagens com terceiros, é indispensável a autorização dos responsáveis legais.

Pexels/Ketut Subiyanto

Viagens com menor de idade

Até os 5 anos, a criança é isenta de tarifas, porém algumas empresas exigem a emissão do comprovante de gratuidade. Esse procedimento deve ser feito no guichê da empresa do ônibus até uma hora antes do embarque.

shutterstock

Bagagem e objetos pessoais

Assim como em viagens aéreas, o peso da bagagem precisa ser respeitado. Para seguir no bagageiro as malas devem pesar até 30 kg. Já os pertences que seguiram junto ao passageiro durante o trajeto não podem pesar mais que 5 kg.

Pixabay/Reprodução

Bagagem e objetos pessoais

Os volumes acomodados no bagageiro são de responsabilidade da empresa até o momento que forem retirados no destino final. Já os que estão com os passageiros são de inteira responsabilidade do próprio passageiro, tornando a empresa isenta de qualquer obrigação em caso de perda ou dano.

shutterstock

Animais de estimação

Existem regras que regulamentam esse tipo de transporte em ônibus. Ao contrário do avião, onde o pet é despachado, no ônibus ele segue junto ao passageiro. Nesse caso é obrigatório o uso de caixa de transporte apropriada.

shutterstock

Animais de estimação

Além disso, o animal deve pesar até 10 kg, ter uma poltrona só para ele, atestado de saúde firmado por médico veterinário (emitido no período de 15 dias antes da viagem), Carteira de Vacinação atualizada (em que estejam presentes as vacinas antirrábica e polivalente) e placa de identificação com o nome e o telefone do tutor. Vale ressaltar que são permitidos apenas cães e gatos em viagens rodoviárias.

Reprodução Shutterstock/Pinterest

Organize-se!

Esses e outros cuidados ao viajar são essenciais para evitar transtornos ao embarcar. Atentar-se às dicas, checar documentação e chegar pelo menos com uma hora de antecedência pode diminuir muito o risco de algum problema de embarque.

Pinterest